Assistência Social
SOUSA, Osvaldete Santos; BENEVIDES, Marinina Gruska. O serviço de vigilância socioassistencial no município de Itapipoca - Ceará. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/992/850. Acesso em: 29/04/2025.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar o serviço de vigilância socioassistencial no município de Itapipoca, Ceará a partir dos resultados obtidos na pesquisa de campo, que reuniu dados coletados através de técnicas de observação participante e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os trabalhadores da Política Municipal de Assistência Social. Um dos resultados deste estudo foi a constatação de que, formalmente implantado em 2013 no município de Itapipoca-Ceará, o serviço de vigilância socioassistencial alcançou notório reconhecimento por parte dos profissionais que compõem a rede socioassistencial, especialmente em virtude da implementação de ações fundamentais para sistematização de indicadores municipais, apesar do reconhecimento dos inúmeros desafios ainda pendentes para sua efetivação, dentre os quais se destacam: a superação das precárias condições de funcionamento deste serviço e do pragmatismo profissional que persiste na rotina dos serviços.
Educação
contemporâneas: um estudo a partir do campus de Itapipoca-CE. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/33534/19543. Acesso em 29/04/2025.
RESUMO
No início do século XXI, o Governo Federal do Brasil ensejou esforços para culminar em um maior acesso ao ensino técnico e superior no país. No contexto dos países de capitalismo avançado, em meados do século XX, tal modalidade de ensino já era bem formulada, porém, no Brasil, só iniciou tal processo, de modo tímido e tardio, no presente século. O objetivo deste artigo é contribuir com os estudos atinentes à expansão da rede tecnológica de ensino e da urbanização contemporânea, tendo como delimitação empírica o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Itapipoca. Conclui-se que a oferta de um Campus do IFCE intermedia o ensino para além dos limites intraurbanos, captando alunos de menores municípios em seu entorno e até mesmo da capital.
PALAVRAS-CHAVE: Expansão da rede de ensino, Ceará, Redes tecnológicas, Urbanização contemporânea.
Turismo
CASTRO, Tiago da Silva. Nuanças do planejamento turístico no litoral oeste do Ceará, Brasil: a praia da Baleia, em Itapipoca. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856410017.pdf. Acesso em 06/05/2025.
Este estudo analisa os entraves ao desenvolvimento do turismo no distrito de Baleia, litoral de Itapipoca, do Estado do Ceará. A utilização de entrevistas com poder público e comunidade permitiu a constatação de dinâmicas do local, recursos tecnológicos como documentação fotográfica e mapeamento ilustram a realidade pesquisada, associado ainda às constatações in loco que permitiram a apreensão dos resultados do planejamento nesta localidade. Dentre os principais entraves ao desenvolvimento da atividade turística em Baleia estão obras inacabadas ou alocadas em espaços sem qualquer demanda turística, ausência de serviços turísticos complementares na praia, baixa qualidade em serviços gastronômicos e de hospedagem, todos ressaltados pelo poder público municipal. Constatável também é a tardia criação da Secretaria de Turismo de Itapipoca, que veio acontecer após quase duas décadas do PRODETUR I. Incidindo verticalmente, as políticas de turismo fomentaram o crescimento da atividade, pautada numa demanda inexistente, expandindo a especulação imobiliária e os conflitos socioambientais no litoral.
Palavras-chaves: Planejamento, turismo, políticas públicas, conflitos socioambientais
Saúde
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde, institucionalizado em 1991, foi a primeira estratégia para a atenção primária no Brasil, sendo a segunda o Programa Saúde da Família. No Ceará, o trabalho com agentes de saúde existe desde 1986. O estudo objetivou identificar as práticas das agentes em Uruburetama (CE). As técnicas utilizadas foram a observação e entrevistas. Os principais informantes do estudo foram 15 agentes de saúde que acompanhavam 19 crianças de 0 a 12 meses de idade, no período de agosto de 2004 até agosto de 2005. A partir da categoria analítica agente educador, foram identificadas as categorias empíricas: agente de saúde com conhecimentos insuficientes; agente de saúde impotente diante dos determinantes socioeconômicos; agente porta de entrada do PSF; agente pau pra toda obra; e os temas: práticas de saúde descontextualizadas das condições sociais e uma relação de conflitos. Considera-se que as agentes de saúde precisam ser mais capacitadas para desenvolver suas atividades; não têm a compreensão mais ampla dos problemas vivenciados pela comunidade e lhes falta maior apoio no PSF. Aponta-se a necessidade de reforçar a capacitação da agente de saúde, mas prioritariamente fortalecer sua ação como educadora popular em saúde.
Palavras-chave: Agentes de saúde, Práticas de saúde na atenção primária, Educação popular em saúde
SOUZA, Caio Araújo de Holanda. Micro intervenções orientadas para o aperfeiçoamento e qualificação da atenção em saúde na Unidade Básica de Saúde do Cruzeiro em Itapipoca-CE. Disponível em:
https://repositorio.lais.huol.ufrn.br/media/documents/T2_G2_CAIO_ARAUJO_DE_HOLANDA_SOUZA.pdf. Acesso em: 06/05/2025
A medicina de saúde da família e comunidade reflete intrinsecamente em uma assistência mais acolhedora ao paciente, portanto, necessita de análise constante sob a demanda do território adscrito e de seus pacientes, bem como, o aperfeiçoamento contínuo da atenção à saúde ali promovidos. Acolhimento à demanda espontânea e à demanda programada, e Atenção à Saúde da criança, crescimento e desenvolvimento, tais micro intervenções foram as selecionadas com objetivo de organizar e ampliar o acesso de consultas aos profissionais de saúde, visando um atendimento mais equitativo e eficiente, além de orientar e rememorar cuidados ao lactente, bem como, aumentar a adesão das genitoras nas consultas de Puericultura. Com reuniões prévias, seleção dos principais problemas e demandas, discussões de casos, conferências, organização da recepção e acolhimento, protocolos de atendimento e educação em saúde promovida estrategicamente pelos agentes comunitários de saúde, além da sala de situação, logrou-se êxito em ambas intervenções, contudo não podemos desconsiderar as adversidades e necessidade de constante monitoramento e autoavaliação com reuniões mensais da equipe.
FURTADO, Nicolas Nuvens. Ações de promoção de saúde em sala de espera: contribuições do médico, na UBS Fazendinha, Itapipoca/CE.Disponível em: https://repositorio.lais.huol.ufrn.br/media/documents/T2_G5_NICOLAS_NUVENS_FURTADO.pdf. acesso em: 06/05/2025
A chegada do médico por meio do programa Mais Médicos para o Brasil na UBS Fazendinha no município de Itapipoca/CE, trouxe uma nova perspectiva em saúde para a população local. No mesmo ano, houve a construção da estrutura física inserida no território, após anos de deslocamento excessivo por parte da população para ter acesso à porta de entrada do Sistema Único de Saúde, a atenção primária. Nesse contexto, o desafio de iniciar um novo modelo de assistência, mais próximo da população local, foi adotado pela ESF da UBS Fazendinha. Como medida de intervenção inicial, foi proposta pela equipe uma organização de Sala de Espera educativas, no intuito de promover saúde e estreitar laços com a comunidade. Por meio destas, foi atingido o objetivo inicial de inserir a nova equipe na comunidade, por meio de melhorias da assistência e da compreensão dos problemas locais, sejam geográficos, sociais, sanitários ou de saúde. Após um ano de trabalho e intervenções realizadas, podemos afirmar com base no feedback da própria equipe e da população que houve melhoria importante no diálogo, no conhecimento dos programas disponíveis, na cobertura de vacinação, acompanhamento de pré natal e rastreios disponíveis na unidade. O estudo trata-se de um relato de experiência do tipo micro intervenção. De forma geral, as intervenções propostas foram custo efetivas, resultando numa maior interação entre membros da equipe, equipe com a população, numa melhoria subjetiva da assistência prestada e das ações de educação em saúde.
Meio ambiente
A sustentabilidade da piscicultura em tanque rede em açudes do semiárido está diretamente relacionada com aspectos limnológicos e meteorológicos, podendo estes aspectos serem determinantes no sucesso e longevidade dessa atividade produtiva. O desenvolvimento de piscicultura em tanques de rede é capaz de proporcionar melhorias na economia local. O presente estudo objetiva caracterizar a influência atmosférica na mortalidade de peixes ocorrida em 2011 nos cultivos do açude Sítios Novos, Ceará. Os dados hidrológicos e meteorológicos foram coletados respectivamente no Portal Hidrológico do Ceará e no sistema SINDA/INPE. O volume hídrico registrado foi 96,87% da sua capacidade total, não foi verificada relação direta do volume com a ocorrência de mortalidade na piscicultura. No dia 1° de maio, data da mortalidade, a variação de temperatura variou entre 30,7°C e 22,0°C com amplitude de 8,7°C ocorrendo em curto período de tempo, influenciando diretamente no evento de circulação vertical turbulenta. O vento apresentou grandes variações durante o período estudado, em especial durante o acontecimento do fenômeno, onde a duração de 6 horas consecutivas com vento na mesma direção, com variação observada em período de três horas entre de 3,4 m/s e 1,0 m/s, contribuindo para a formação do evento de mortalidade. As variações térmicas da atmosfera e variações da velocidade do vento desencadearam um processo de circulação vertical turbulenta, o qual culminou na mortalidade dos peixes cultivados. Esse fenômeno não ocorreu em toda extensão do açude, das cinco pisciculturas do açude, ocorreu mortalidade apenas em três pisciculturas localizadas na porção oeste (município de Pentecostes-Ceará).
Palavras-chave: Limnologia; Meteorologia; semiárido; Circulação Vertical Turbulenta.
TEIXEIRA, Nagila Fernanda Furtado; MOURA, Pedro Edson Face; SILVA, Edson Vicente da. Caracterização ambiental do município de Pentecoste-CE como aporte ao planejamento ambiental e ordenamento territorial. Disponível em:https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/1203/882. Acesso em:06/05/2025
O presente artigo objetiva realizar uma caracterização ambiental por meio de levantamentos, mapeamentos e análise dos elementos naturais componentes do meio físico, tais como: geologia, geomorfologia, aspectos hidroclimáticos, solos e vegetação, tendo como lócus investigativo o município de Pentecoste, localizado no setor centro-norte do estado do Ceará. A pesquisa se dividiu em três etapas: organização e inventário (levantamento bibliográfico e cartográfico), trabalhos de campo e pesquisa de gabinete (análise dos dados e confecção dos mapas temáticos). Os resultados demonstram que Pentecoste, possui predominância de uma litologia de embasamento cristalino com presença de zonas cisalhamentos acompanhados por lineamentos estruturais no sentido NE-SW. Apresenta ainda predomínio de relevos com altimetrias abaixo de 250 metros, com destaque para as unidades geomorfológicas: depressão sertaneja, pequenos maciços residuais, cristas e planícies fluviais. Quanto aos aspectos hidroclimáticos, o município apresenta clima quente e semiárido, com concentração das chuvas nos 5 meses iniciais do ano e precipitação média total (período 1991-2022) de 748,3 mm. Foram identificadas 5 classes de solos: Argissolos Vermelho-Amarelos, Planossolos Háplicos, Neossolos Litólicos, Luvissolos Crômicos e Neossolos Flúvicos recobertos por Vegetação de Caatinga Arbustiva, densa e aberta e Vegetação de Várzea. Conclui-se que, a caracterização dos elementos componentes do meio físico podem subsidiar propostas de planejamento ambiental e ordenamento territorial do município.
SOUSA, Hugo Vicente Cordeiro Martins de; MOURA, Francisco José Maciel de; SOUZA, Ana Caroline Damasceno. Proposições de gestão ambiental na zona costeira de Icaraí de Amontada (CE), Nordeste, Brasil. Disponível em:https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/189549/191374. Acesso em: 06/05/2025
Nos últimos séculos a zona costeira tem sido intensamente ocupada, causando diversas pressões e impactos negativos nos ecossistemas. Como forma de gerenciar essa problemática, a gestão ambiental surge como alternativa viável ao planejamento das ações humanas e monitoramento ambiental. Esta pesquisa teve como objetivo propor medidas de gestão ambiental a partir da análise de impactos socioambientais no distrito de Icaraí de Amontada, município de Amontada (CE), Nordeste, Brasil. A metodologia empregada Consistiu de pesquisa exploratória voltada à identificação e compreensão dos impactos ambientais, utilizando-se de matriz de Leopold para avaliação e mensuração dos danos para indicação das medidas de gestão aplicáveis a cada caso. As principais problemáticas ambientais identificadas foram: gerenciamento de resíduos sólidos, falta de implementação do saneamento ambiental e tratamento de água da região, ocupação irregular em Áreas de Preservação Permanente (APP) e indícios de erosão costeira. A partir disto, constatou-se a necessidade de aplicação das medidas propostas para um gerenciamento eficaz da zona costeira. As Principais ações propostas foram: construção da rede coletora de esgoto; disponibilização de água canalizada; coleta, tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos; desenvolver projetos de educação ambiental nas escolas do distrito; fiscalização e monitoramento ambiental, com concomitante implementação do Projeto Orla como ferramenta de gestão costeira; e programa de gestão ambiental para monitoramento e contenção da erosão costeira.
Palavras-chave: Impactos socioambientais; Legislação ambiental; Gerenciamento costeiro; Litoral oeste do Ceará; Praia de Icaraizinho
VASCONCELOS, JJT; SILVA, AC da; ARAÚJO, LDEFP; CABRAL, NRAJ. Análise de impactos ambientais no entorno do açude Gameleira, município de Itapipoca (CE). Disponível em:https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1393/1495. Acesso em:06/05/2025
Os açudes são obras hídricas que garantem o abastecimento humano e promoção de atividades econômicas. No Ceará estes são muito importantes, pois as características geomorfológicas e climáticas locais dificultam as disponibilidades hídricas superficiais e subterrâneas. As construções destes reservatórios impactam o meio socioambiental, desta maneira devem estar fundamentadas em significativos retornos sociais. Similarmente, após suas construções é necessário implementar políticas de gestão ambiental visando a preservação do ecossistema local. O açude Gameleira localiza-se na Bacia Hidrográfica do Litoral, no Ceará, represando as águas do rio Mundaú, sendo o segundo maior reservatório da região Norte do Estado, suprindo atualmente grande parcela do abastecimento público da cidade de Itapipoca. O presente trabalho traz uma análise de impactos ambientais no entorno do citado reservatório, utilizando para este fim as metodologias ad hoc e Matrizes de Interações (Leopold et al). Os resultados mostram impactos ambientais não significativos atualmente, porém com possibilidades de expansão ao longo do tempo. A matriz forneceu 108 impactos ambientais, sendo 28 classificados como positivos, 37 negativos e 43 neutros. Percebeu-se em 4 aspectos, relacionados à geração de renda local, surgimento de atividades de lazer no entorno do açude, bem como em sua Área de Preservação Permanente (APP) e melhoria das condições de vida das populações, a potencialidade e necessidade de tais práticas desenvolverem-se de formas sustentáveis. A análise ad hoc comprovou o início das ocupações antrópicas na região. Os resultados obtidos serão imprescindíveis para subsidiar políticas públicas visando a preservação e conservação ambiental do local.
Finanças públicas
Este estudo abordou a importância do orçamento público enquanto instrumento que define as prioridades da ação governamental, relacionando-o com as demandas dos governos municipais. Diante disso, o objetivo geral consistiu em analisar o orçamento público do município de Itapipoca com base na execução orçamentária no período de 2019 a 2022. Especificamente, buscou realizar uma exposição da composição das receitas e despesas públicas e verificar o desempenho das receitas e despesas orçamentárias do município. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, de abordagem quali-quantitativa e documental, que utilizou informações contidas no Balanço Orçamentário Consolidado, publicado no portal da transparência da Prefeitura de Itapipoca, a partir do qual os dados foram coletados, tratados e analisados em conformidade com os objetivos propostos. Em seus resultados, foi verificado o seguinte: excesso de arrecadação de receitas, economia de despesa e resultado orçamentário superavitário durante todo o período analisado. O maior excesso de arrecadação ocorreu em 2022, enquanto a economia de despesa foi mais significativa em 2019, ano em que também se registrou o maior resultado orçamentário. De modo geral, pode-se concluir que o município atendeu ao princípio do equilíbrio orçamentário e conduziu o orçamento público de modo satisfatório.
Palavras-chave: Orçamento público. Municípios.
Execução orçamentária.