Computer Systems

INTRODUÇÃO

O computador é a ferramenta mais usada nos dias de hoje. Ele é um dispositivo electrónico que contem 4 principais operações: Entrada, Processamento, Saída e Armazenamento. O desenvolvimento do computador é descrito em várias fases.

Tudo começou com a primeira geração de computadores que varia entre os anos de 1942 e 1959, onde eram construídos com válvulas electrónicas deixando completamente vago a questão de confiabilidade, a quantidade de energia consumida e o calor produzido por 20.0 válvulas. Essas válvulas normalmente quebravam em poucas horas de uso e continham algumas entradas e saídas primitivas, calculavam com uma velocidade de milésimos de segundos e eram programados em linguagem de máquina.

Como as dificuldades na produção dos computadores eram grandes, somente em 1951 surgiram os primeiros computadores em escala comercial, após o ENIAC, pode-se iniciar a primeira geração com o UNIVAC 1, destacando o EDVAC, o Whirlwind e o IBM 650 como computadores típicos dessa geração. Já nas máquinas de segunda geração, a válvula foi substituída por transistor, tecnologia usada entre 1959 e 1965.

O transístor fora desenvolvido por William Shockley, J. Bardeen e W. Brattain no Bell Laboratories. Sua tecnologia o permitia ser 100 vezes melhor que a válvula e não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido, confiável e já calculavam em microssegundos. Seu representante clássico foi o IBM 1401 e seu sucessor o IBM 7094, já totalmente usando a tecnologia dos transístores. Seu rendimento foi tão grande que entre os modelos 1401 e 7094, a IBM vendeu mais de 10.0 computadores.


OBJECTIVOS DA DISCIPLINA

Após a conclusão do curso, os Estudantes devem ser capazes de:

1. Identificar os principais elementos de um sistema de computação e descrever sua função;

2. Diferenciar os diferentes tipos de sistema de computação;

3. Ser capaz de demonstrar compreensão da importância de padrões de comunicação, incluindo uma apreciação de modelos camadas de protocolo e aprimoramentos à essas normas;

4. Ser capaz de demonstrar uma apreciação da teoria e prática de redes locais comuns, incluindo LANs (Redes Locais), virtuais e sem fio;

5. Fundamentos da transmissão de dados: com fio(Wired) / sem fio (Wireless);

6. Descrever a estrutura geral de um sistema de computador;

7. Tecnologia LAN e Protocolo de enlace de dados (Data Link Protocol);

8. Sistema de Computador - principais elementos - CPU, entrada / saída, memória principal;


AUTO - AVALIAÇÃO

Os recentes desenvolvimentos nas tecnologias da informação têm provocado um grande impacto na sociedade em que vivemos. A informação passou a representar o conceito central da grande maioria das actividades modernas e as redes de comunicação interferem constantemente no modo como as pessoas e organizações conduzem seus negócios, o que originou, inclusive, o termo "Era da Informação" para o momento actual.