APLICAÇÕES DE MICROCOMPUTADORES
  1. INTRODUÇÃO

Conhecimento de conceitos de trabalho e produtividade; funcionalidades avançadas de software para apoiar a produtividade pessoal e de grupo, como modelos, macros e funções; conceitos avançados em organização e gestão de dados (classificação, filtragem, análise de dados) através de planilhas e ferramentas de bases de dados; acesso externo aos dados organizacionais; estratégias de busca de informações, optimização do uso de ferramentas e personalização, design de documentos profissionais; processamento de imagem, desenho e publicação de páginas web; desenho e entrega eficaz de uma apresentação. Quem deverá estudar este módulo Este módulo foi concebido para todos aqueles que frequentam o curso de Licenciatura em ciências de computação.


OBJECTIVOS:

  • Promover a busca do conhecimento, desenvolvendo o hábito de investigação, do espírito crítico e da busca de soluções, dando condições para estabelecer relações com outras vivências, interpretando a realidade e sendo capaz de aplicar em situações novas.
  • Desenvolver o aluno o interesse pela informática
  • Desenvolver habilidade de criatividade.
  • Desenvolver autonomia na utilização das ferramentas da informática compreendendo a sua abrangência para pesquisa e apresentação dos trabalhos *Interpretar fatos relacionados à realidade atual.
  • Refletir sobre necessidades atuais e propor soluções futuras.


AUTO-AVALIAÇÃO

Uma das primordiais condições para o uso correcto do computador e o domínio dos tipos de processadores.

Esta cadeira abriu em mim os melhores itinerários na escolha de melhores computadores para flexibilidade dos trabalhos.

Como veremos no decorrer dessa apostila de microprocessador Intel 8086/8088, uma das grandes vantagens desse tipo de hardware reside no fato que a estrutura da família dos Intel e Pentium são bastante similares, inclusive aos computadores pessoais atuais. Isso sem contarmos os clones, micro-processadores de outras empresas que tem funcionamento parecido ou igual aos da Intel, como os da IBM.

Embora o 8088 tenha sido lançado há mais de 30 anos, a estrutura da memória continua a mesma. Obviamente, os processadores atuais suportam memórias de tamanho infinitamente maior, além do aumento da velocidade de leitura e escrita (dentre outros detalhes).

por isso foi uma cadeira muito importante para os interessados na aprendizagem da novas tecnologias.