Palestrantes e mediadores/as confirmado/as

Augusto César Leite de Carvalho

Palestrante

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT. Coordenador do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Proteção ao Trabalho do Migrante da Justiça do Trabalho. Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo, Unicamp (SP)/Escola Judicial 8 (PA/AP) - 2006. Possui mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2000). Doutor e Master em Direito das Relações Sociais (Universidad de Castilla-La Mancha). Pós-Doutor em Direitos Humanos pela Universidad de Salamanca, na Espanha. Autor dos livros Direito Individual do Trabalho (Editora Forense), Garantia de Indenidade no Brasil (LTr) e Direito do Trabalho: curso e discurso (LTr). 

Charles Lopes Kuhn

Mediador

Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Gestor Regional do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Anhanguera-Uniderp. 

Claudirene Andrade Ribeiro

Debatedora

Doutoranda em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Faculdade de Direito da USP - São Paulo, é Mestra em Direito (2016), Mestra em Educação (2000) e Graduada em Direito (2001) e Geografia (1995), todos pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. Juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região. Gestora Nacional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Proteção ao Trabalho Migrante. 

Daniela Valle da Rocha Muller

Palestrante

Juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Gestora Nacional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo. Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020).

Fabiano Holz Beserra

Mediador

Desembargador Diretor da Escola Judicial do TRT4. Graduado em Direito pela UFRGS e mestre em Processo Civil pela PUCRS. É autor do livro 'Ação Civil Pública e Relações de Trabalho: tutela da moralidade e da probidade administrativa' e publicou diversos artigos jurídicos. 

Karen Luise Vilanova Batista de Souza

Mediadora

Juíza de Direito da 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre, Juíza Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica, pós graduada em Direito Civil e Processo Civil, pela Universidade de Passo Fundo, Mestre em DERECHOS HUMANOS, INTERCULTURALIDAD Y DESARROLLO, pela Universidade de Pablo de Olavide, Sevilha - Espanha, Extensão de Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas pela Universidade de São Paulo. É membra do Instituto de Acesso à Justiça, Comitê de Igualdade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, formadora da ENFAM- Escola Nacional de Formação de Magistrados e integrante dos Grupos de Trabalho de políticas judiciárias de igualdade racial e de Segurança Privada do Conselho Nacional de Justiça. Também é membra da Comissão de Juristas para promover aperfeiçoamento da legislação antirracista no Brasil na Câmara dos Deputados e vice coordenadora do Comitê Executivo do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário. 

Lelio Bentes Corrêa

Palestrante

Ministro Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília em 1986. Mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex, Inglaterra, em 2000. Autor de estudos diversos, com destaque para a área dos direitos humanos, em especial trabalho infantil e trabalho escravo. Nomeado para o Conselho Nacional de Justiça em junho de 2015, presidiu comitê Nacional Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas.

Leonardo Sakamoto

Palestrante

Jornalista e doutor em Ciência Política pela USP. Professor de Jornalismo na PUC-SP, presidente da ONG Repórter Brasil, comentarista do Jornal da Cultura e colunista de política do UOL. Foi membro do conselho do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão (2014-2020), em Genebra, e Comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro sobre Escravidão Moderna e Tráfico de Seres Humanos (2018-2019). Também foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York. É autor, entre outros, do livros "Escravidão Contemporânea" (2020). 

Lívia Mendes Moreira Miraglia

Palestrante

Professora Associada da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do corpo permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG. Coordenadora da Clínica de Trabalho escravo e tráfico de pessoas da Faculdade de Direito da UFMG. Pós-Doutora pela UnB. Doutora em Direito do Trabalho pela UFMG. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/MG. Presidente da Comissão de enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo d OAB/MG. Advogada. Autora de livros e artigos. 

Luana Pereira da Costa

Palestrante

Advogada líder da área de direito antidiscriminatório. Professora na UniRitter (RS). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais e Mestre em Sociologia pela UFRGS. Pesquisadora nas áreas de relações raciais e de gênero, direito e sociologia. Autora do livro "Vivências e percursos de mulheres em situação de violência: um olhar interseccional". Coautora do livro "Compliance Antidiscriminatório: Lições práticas para um novo mundo corporativo". Sócia da ONG Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos. 

Luciana Paula Conforti

Debatedora

Juíza do TRT6. Presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Gestora Nacional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Proteção ao Trabalho Migrante. Doutora em Direito (UnB). Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da ANAMATRA (2017-2019) e da AMATRA6 (2018-2020). Vice-Presidente da ANAMATRA e Vice Diretora-Geral da ENAMATRA (2021-2023). Membra da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho.

Luciano Aragão

Palestrante

Procurador do Trabalho do Estado do Maranhão e Coordenador da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONAETE). Especialista em Direito do MPU, pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Coordenador de Combate ao Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do MPT. Esteve na chefia do MPT-MA no biênio 2017-2019. Foi diretor-geral da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília (DF), de 2019 a 2021.

Lys Sobral Cardoso

alestrante

Procuradora do Trabalho. Mestre em Direito pela UCB (Universidade Católica de Brasília). Doutoranda em Direitos Humanos pela UnB (Universidade de Brasília).

Manuel Cid Jardon

Mediador

Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Gestor Regional do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo. É graduado em Direito pela Faculdade Católica de Santos, graduado em Filosofia pela Faculdade IDC de Porto Alegre e licenciado em Letras pelo Centro Universitário Metodista de Porto Alegre. Possui pós-graduação em Direito pela Universidade Católica de Santos, especialização em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis de Porto Alegre.

Maria Cláudia Falcão

Palestrante

Coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho do Escritório da OIT para o Brasil, que integra as Áreas de Políticas Públicas, Cadeias de Valor, Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil, Áreas de Prevenção e Eliminação do Trabalho Forçado, Promoção do Emprego Juvenil, Operação de Campo.

Maria Odete Freire de Araújo

Palestrante

Juíza do Trabalho do TRT6, primeira Gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem nesse Tribunal. Com um estudo de caso, sua dissertação de mestrado abordou o trabalho escravo contemporâneo no brasil.

Maria Silvana Rotta Tedesco

Mediadora

Desembargadora Vice-Diretora da Escola Judicial do TRT4. Graduada em Direito pela PUC-RS  e Especialista em Relações de Trabalho pela UFRGS.

Rafael Farinatti Aymone

Palestrante

Juiz Federal Substituto desde 2004, atuando na 5ª Vara Federal de Caxias do Sul(RS,) com competência regionalizada e especializada em matéria criminal. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. 

Rafael Zan

Palestrante

Auditor Fiscal do Trabalho. Subcoordenador da fiscalização do trabalho escravo no RS.

Renato Fortes Barbieri

Debatedor

Cineasta, produtor e roteirista, diretor de criação da GAYA Filmes. Realizou mais de 60 obras audiovisuais de relevância social, ambiental e cultural, com títulos reconhecidos e premiados. Atualmente, está lançando os longas Pureza (ficção, 2022) e Servidão (documentário, 2022), ambos sobre o trabalho escravo contemporâneo. 

Ricardo Rezende Figueira

Debatedor

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (1976), é Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999), Doutor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas com ênfase em antropologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Pós Doutor na Universidad Carlos III, de Madrid. Desde 2003 é docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos, lotado na Escola de Serviço Social. Ministra aulas na Escola de Serviço Social, no Instituto de Defesa e Relações Internacionais e no Mestrado do Programa de Pós-graduação do NEPP-DH e coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo. Recebeu alguns prêmios nacionais e internacionais pelo compromisso com os Direitos Humanos e os prêmios Acadêmicos: Jabuti e Casa de Las Américas 

Vinícius Carvalho Pinheiro

Palestrante

Diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil desde janeiro de 2023. Entre 2020 e 2022, foi diretor regional da OIT para a região da América Latina e Caribe, liderando a resposta regional da OIT ao impacto da pandemia da COVID-19 no mundo do trabalho. Anteriormente, ocupou o cargo de representante especial da OIT nas Nações Unidas e de diretor do escritório da OIT para as Nações Unidas em Nova York, onde foi responsável por promover questões de trabalho decente como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atuou como especialista principal em Previdência na Divisão de Mercados Financeiros da OCDE e foi consultor de organizações como o Banco Mundial e o BID. Em 2002, foi vice-presidente da Conferência Interamericana de Seguridade Social, realizada na Cidade do México.

Valena Jacob Chaves

Mediadora

Coordenadora da Clinica de Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo da Universidade Federal do Pará - (UFPA).

Vitor Araújo Filgueiras

Palestrante

Professor de economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cedido como Gerente de Projetos à Fundacentro (Ministério do Trabalho), que tem participação nos projetos Vida Após Resgate e Caminhos do Trabalho. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Economia da UFBA no biênio 2022-2023. Professor visitante da Universidade Complutense de Madri (Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales - 2019-2020). Pós-doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2016) com estágio de pós-doutorado pela Faculdade de Estudos Orientais e Africanos (SOAS, Universidade de Londres - 2015). Doutor em Ciências Sociais pela UFBA (2012). Mestre em Ciência Política pela UNICAMP (2008). Graduado em Economia pela UFBA (2005). Vice-Presidente (2022-2023) e Secretário (2018-2019) da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Foi Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho entre 2007 e 2017.