Telemedicina

A reativação da telemedicina no Tribunal de Justiça de Roraima, alinhada aos objetivos estratégicos institucionais de gestão 2021-2013, assenta-se no desafio de reforçar, enquanto durar a pandemia de Covid-19, as estratégias em curso de atenção à saúde de magistrados e servidores, numa melhor articulação, integração e utilização dos recursos existentes, tanto no TJRR, quanto na rede de saúde básica e de alta complexidade estadual e dos municípios.

Isto porque, entre março de 2020 a fevereiro de 2021, o TJRR atendeu, somente em relação à Covid-19, 665 magistrados e servidores da capital Boa Vista e 44 servidores das comarcas do interior. Destes, foram confirmados 304 casos, realizados 256 testes e, até fevereiro, registrados 256 magistrados e servidores recuperados. Em relação aos dependentes, foram 511 atendimentos, com 105 casos confirmados e 120 recuperados.

Espera-se, por meio da telemedicina, melhorar a qualidade de vida e aumentar a satisfação dos servidores relativa ao atendimento em saúde prestado pelo TJRR e que sejam geradas inovações e sinergias capazes de potencializar o acesso à informação, à educação em saúde, além de contribuir para o provimento de ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, conforme determina a Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde – SUS.

Como funciona?

Os magistrados e servidores que necessitarem de atendimento médico ambulatorial, tanto quando há suspeita ou confirmação de Covid-19, quanto para outras áreas, poderão recorrer à equipe médica disponibilizada pelo Centro Médico de Qualidade de Vida.

Os atendimentos terão como objetivo auxiliar os interessados na prevenção, tratamento e acompanhamento de doenças e sintomas.

A Coordenação de Saúde Ocupacional e Prevenção (CSOP) recebe a notificação de suspeita ou confirmação de COVID-19, encaminha para a equipe médica prestar o telemonitoramento ou teleorientação. Neste momento, a equipe médica identifica e orienta o paciente, via SEI, quanto a conduta e tratamento a ser seguido. Em seguida, o procedimento é encaminhado para agendamento de teleconsulta.

Na teleconsulta, o paciente irá apresentar o resultado dos exames requisitados, se for o caso, momento em que será avaliada a evolução dos sintomas e continuidade do tratamento.

Para os demais casos não relacionados a COVID-19, o interessado pode solicitar o agendamento da modalidade de telemedicina através do App WhatsApp. O Escritório de Saúde conta com um número exclusivo para os agendamentos, o (95) 3198-4132.

Pesquisa de Satisfação do Usuário - PSU

Para que possamos melhorar o serviço prestado, pedimos que preencha a nossa rápida Pesquisa de Satisfação do Usuário - Telemedicina TJRR.

Essa pesquisa é voluntária e sigilosa, então fique à vontade.