O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como principal objetivo a conscientização a respeito da preservação desse bem natural tão valioso para o equilíbrio do meio ambiente. A data foi escolhida em razão do início da primavera no hemisfério Sul, que começa no dia 23 de setembro.
As árvores são plantas lenhosas de grande porte que, normalmente, apresentam um único tronco e ramos que formam uma copa. Quando se observa a paisagem, espécies desse tipo são dominantes, além de serem as que possuem maior tempo de vida.
Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese, vegetais, algas e algumas bactérias são capazes de transformar a energia luminosa em energia química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Durante esse processo, oxigênio é liberado para o meio.
A fotossíntese realizada pelas árvores, além de regular a umidade relativa do ar através da evapotranspiração, retira parte do gás carbônico (CO2) da atmosfera e o transforma em gás oxigênio. O CO2 é um dos gases responsáveis pelos efeitos do aquecimento global. Parte dessa umidade lançado no ar é condensada, transformando-se em chuvas.
As raízes das árvores evitam processos erosivos, protegendo os rios e mananciais, regulando a quantidade de água disponível para consumo humano.
Uma única árvore é capaz de sustentar grande variedade de vida, desde seres unicelulares, como bactérias e protozoários; como também fungos e seres mais complexos que fazem dela moradia ou área para caça, como aranhas e uma enorme variedade de insetos, além de animais de diversos tamanhos, desde anfíbios, répteis ou mamíferos, como macacos, morcegos e felinos.
Para a economia, as árvores desempenham um papel essencial, pois além de produzirem alimento, são delas que se originam inúmeras matérias primas como madeira, para a criação de móveis e até mesmo casas; celulose, fundamental para a fabricação de papel; bases de produtos farmacêuticos, alimentícios, dentre diversos outros insumos utilizados diariamente nas indústrias.
Em ambiente urbano, filtram o ar, a água, a luz solar, fornecem abrigo para animais e áreas de lazer para as pessoas, moderando o clima local, diminuindo a velocidade do vento e da água da chuva, protegendo casas e empresas, além de melhorar a sensação térmica, auxiliando na economia de energia com refrigeração.
Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.
Preservar as árvores é preservar a vida e o futuro!!