Adote o FUTURO

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como principal objetivo a conscientização a respeito da preservação desse bem natural tão valioso para o equilíbrio do meio ambiente.

Apesar da importância da árvore, o Brasil vive um momento de aumento nos índices de desmatamento, principalmente na Amazônia. Dados de monitoramento por satélite divulgados no mês de agosto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que a taxa de desmatamento na Amazônia aumentou 34% nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior*.

Isso significa que, entre agosto de 2019 a julho de 2020, mais de 9,2 mil quilômetros quadrados (km2) de floresta foram derrubados, o que equivale a seis vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Esse desmatamento, majoritariamente ilegal, é associado à especulação e grilagem de terras, à exploração predatória de madeira, do garimpo e de outras atividades ilegais.

O desmatamento é a maior fonte de emissão de gases do efeito estufa no Brasil, que contribuem para o aquecimento global, e a preservação da floresta é absolutamente crucial para a manutenção dos processos biológicos e climáticos que levam chuva para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, irrigando lavouras e abastecendo reservatórios essenciais para a segurança hídrica, energética e alimentar do País.

Visando contribuir com a preservação da floresta e com um futuro saudável para as futuras gerações, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), com apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (Nages), realizam, de 21 a 25 de setembro, a campanha Adote o Futuro, como atividade de extensão da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental. A pós-graduação é promovida pela Emeron e tem como objetivo a produção de conhecimentos e tecnologias inovadoras para o enfrentamento da questão ambiental e na formulação e avaliação de políticas públicas em nosso Estado.

A realização da campanha está à alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas por meio do Pacto Global, do qual a Escola é signatária desde o primeiro semestre de 2020, atingindo diretamente os ODS 13 e 15, que tratam, respectivamente, da "tomada de medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos" e "proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade".

A campanha visa o incentivo de plantio de árvores, por meio da adoção de mudas distribuídas pelo BPA, de forma a auxiliar no processo de recomposição do meio ambiente. A campanha é voltada ao público em geral, em especial às crianças, que representam as futuras gerações e que podem, desde a infância, contribuir para um ambiente equilibrado e que possibilite um futuro sadio.

As mudas podem ser retiradas entre os dias 21 e 25 de setembro, no sistema drive thru, na sede da Emeron. Em razão das políticas de distanciamento social, a retirada será feita mediante agendamento prévio, para evitar aglomerações.

Os adotantes receberão uma "certidão de nascimento" das espécies adotadas, registrando o compromisso da adoção. Incentive seus filhos, netos, sobrinhos, vizinhos e alunos a não apenas adotarem árvores, mas a ADOTAR O FUTURO"


Desembargador Miguel Monico Neto - Diretor da Emeron

Coronel PM Alexandre Luís De Freitas Almeida - Comandante Geral da Polícia Militar


*Dados retirados da publicação: https://jornal.usp.br/ciencias/desmatamento-da-amazonia-dispara-de-novo-em-2020/