O QUE CAUSAM NO TRATO RESPIRATÓRIO?
O vírus da Gripe Espanhola e da Covid-19 possuem a capacidade de afetar vários sistemas do organismo, e um dos principais é o sistema respiratório. No sistema respiratório, o vírus pode causar desde de sintomas leves, semelhantes à de um resfriado comum como coriza, espirros e dor de garganta, até casos graves como pneumonia. O corpo humano responde à invasão do vírus, e, neste processo, surgem as dificuldades na respiração e a falta de ar. Vale lembrar que, as vias aéreas são muito expostas e é por isso que os vírus tendem a agir no nariz, garganta e pulmões.
Na infecção do vírus da Gripe Espanhola, além de ocorrer as dificuldades para respirar, também ocorre a inflamação da laringe, faringe, traqueia e brônquios, que gera sintomas como tosse, rouquidão e dificuldade para respirar devido ao excesso de muco, que faz com que os brônquios fiquem mais estreitos, dificultando o funcionamento do sistema respiratório.
Já a inalação do coronavírus, pode causar anosmia nas vias aéreas altas, que é a perda do olfato, e ainda uma perda do paladar. Durante sua infecção, há um aumento da produção de muco, ocorre a obstrução das pequenas vias aéreas e surgem lesões no pulmão. O novo coronavírus pode causar pneumonia grave em alguns pacientes, levando a uma dificuldade para os pulmões cumprirem uma de suas principais funções: passar o oxigênio do ar para o sangue. Com isso, o paciente tem uma queda da oxigenação do sangue e passa a apresentar falta de ar.