Submissão de Projetos
Projeto Escola do Mar
A Escola do Mar é um projeto complementar que atualmente compõe a Diretoria de Educação Fundamental da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Atua em três frentes:
Saídas de estudos a partir de projetos elaborados pelas Unidades Educativas;
Formação de professores da Educação Básica;
Desenvolvimento de projetos de Ciência Cidadã propostos pela EMar.
Saída de estudos
A partir de projetos elaborados pelas Unidades Educativas com enfoque em Educação Ambiental Marinho Costeira e/ou Educação Patrimonial, a equipe Escola do Mar conduz e leciona aulas em navegações, trilhas, caminhadas e visitações, com o objetivo de complementar o trabalho que já vem sendo realizado nas Unidades pelos(as) professores(as) responsáveis pelos projetos enviados.
Formação de professores
Com enfoque em Educação Ambiental e Patrimonial, a EMar, através da Gerência de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, oferece formações interdisciplinares para professores da Educação Infantil até a EJA.
Desenvolvimento de projetos propostos pela EMar
A EMar desenvolve os projetos "Rios e Mar: suas relações e influências" e "Ciências Atmosféricas nas Escolas" com Unidades Educativas da comunidade de Canasvieiras, Ponta das Canas e Morro das Pedras.
Contato: escoladomar@sme.pmf.sc.gov.br | 4832662954 (WhatsApp)
As Unidades Educativas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis poderão submeter os projetos a partir de abril (orientações serão enviadas às Unidades Educativas. Aguardem!)
Contato: escoladomar@sme.pmf.sc.gov.br | WhatsApp 32662954
O e-book contem os registros das palestras e trabalhos que foram elaborados e aplicados durante duas formações ofertadas pelo projeto Escola do Mar com parceiros durante o ano de 2023: a formação (A)mar que nos atravessa e é atravessado por nós: formação em patrimônio para professores da rede que teve como objetivo reconhecer as possibilidades de utilização das referências e bens culturais como tema gerador de processos de ensino aprendizagem; e a formação Cultura Oceânica nas Escolas que teve como objetivo difundir a cultura oceânica na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, bem como auxiliar no conhecimento sobre o ambiente marinho e as formas de uso sustentável desse ambiente e recursos marinhos na busca de alcançar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS-14). Ambas aconteceram de forma desemparedada, ou seja, articulada, transdisciplinar, perpassando todos os componentes curriculares e utilizando a saída de estudos como principal metodologia no processo de ensino aprendizagem dos docentes, tendo o mar como fio condutor.
Este caderno é um grande desafio que acolhemos, que nos permite publicizar as ações que permearam essas formações, com as teorias apresentadas, os principais conceitos e sua aplicabilidade nas Unidades Educativas através dos planos de trabalho. Esperamos que a integração desses dois eixos, Educação Ambiental Marinha e Costeira e Educação Patrimonial, seja inspiradora para sua prática docente, que te permita esperançar dentro da realidade da sua comunidade escolar e seja suporte para que outras práticas como estas possam ser desenvolvidas.
Boa Leitura!!!
Rosangela Teixeira Garcia
Hellen Martins Rios
Roberta Affonso Pereira Devesa
(Equipe Escola do Mar 2023)