Esta necessidade deve ser iniciada logo no início da formação profissional.
A USF Topázio tem como um dos seus objetivos a formação em Medicina recebendo alunos de Medicina e Médicos em processo de Internato de Especialidade e também em Enfermagem recebendo alunos de Enfermagem.
Assim a equipa desta USF recebe regularmente alunos para ensino e contacto com a Medicina Familiar. Estes alunos vêm de várias Faculdades em Portugal, de diferentes cursos e em diferentes anos, desde a entrada até ao fim do mesmo. E aprendem a ver e a praticar, pelo que podem fazer perguntas e ser chamados a praticar, sob orientação do seu formador. São fator de estímulo para os orientadores obrigando-os a estar ainda mais preparados, pois deve ser cumprido um determinado conjunto de imposições de ensino pelas faculdades.
Por períodos mais longos estão na USF Topázio médicos que aqui fazem o seu percurso de estudos e trabalho do Internato de Especialidade, 4 anos de trabalho e estudo árduos, contribuindo para a saúde daqueles que nos procuram e para o contínuo processo da melhoria da qualidade dos médicos e da equipa que aqui trabalha. Para lá dos médicos em Internato de Especialidade de Medicina Geral e Familiar, outros poderão aparecer como será o caso de Pediatria, de Medicina do Trabalho e outras especialidades. E poderão também aparecer médicos de outros Países em intercâmbio.
Valorizamos assim a atividade dos que aqui trabalham, que também são benéficas para quem nos procura para a apresentação dos seus problemas de saúde. De facto esta interação é algo fundamental para o bom sucesso do que aqui fazemos. E devemos agradecer a todos o excelente acolhimento que sempre têm dado a esses médicos, bem como o carinho com que os têm tratado.