Consulta Programada


Consulta médica/enfermagem, com dia e hora marcada, com o objectivo de vigilância periódica de saúde ou de problemas de saúde.

Programada pelos utentes ou pela equipa de saúde.

Inclui vigilância de saúde da mulher (Planeamento Familiar, Preconceção, Saúde Materna, Vigilância Oncológica), saúde infantil e juvenil (recém-nascido, criança e adolescente), vigilância de doença crónica (ex: Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial), consulta médica de saúde do adulto e do idoso, consulta geral de enfermagem (ex: tratamentos de feridas, injetáveis, vacinação).

Pode marcar consulta presencialmente, através do telefone, fax ou e-mail em todo o horário de funcionamento da USF. Também pode agendar consulta médica no e-agenda. Sempre que necessário, garantimos a marcação de consulta no prazo de 5 dias úteis.


Na ausência do seu médico/enfermeiro, garantimos a realização das consultas programadas que, segundo as boas práticas clínicas, devam ser efectuadas nesse período. 


Exemplos: Consultas de vigilância do recém-nascido se a situação de ausência interferir com a sua vigilância normal (ex: 1ª consulta na vida e a do 1º mês, teste de diagnóstico precoce até aos 6 dias de vida), vacinação obrigatória, consultas de saúde materna se a situação de ausência interferir com a vigilância normal da grávida (ex: primeira consulta, diagnóstico pré-natal quando aconselhado, controlo laboratorial e radiológico do segundo e terceiro trimestre, referenciação para consulta de termo e consulta de revisão do puerpério);  planeamento familiar de urgência e encaminhamento para interrupção voluntária de gravidez, situações de doença que requeiram justificação (“Baixa”), programa de substituição de metadona, tratamento de feridas ou injetáveis. 


Outras situações que não possam aguardar pelo regresso do profissional, informe-se no Secretariado Clínico