Para receber certificado de participação, escreva para ic.ime.uff @ gmail.com
Os Encontros de IC reúnem professoras e professores interessadas/os em orientar e alunas e alunos interessadas/os em participar de projetos de Iniciação Científica. Professoras e professores interessadas/os em participar fazendo uma apresentação devem entrar em contato com o Prof Javier Solano (osolano @ id.uff.br) ou o Prof Jethro van Ekeren (jethrovanekeren @ gmail.com).
Asun Jiménez (GGM) - Películas e bolhas de sabão, a matemática por trás de alguns fenômenos físico-geométricos. Apresentamos modelos matemáticos que explicam fenômenos como a formação de películas e bolhas de sabão. Veremos como estes, e outros fenômenos físicos que acontecem na natureza ao se minimizar energia, se relacionam com conceitos estudados na geometria diferencial, na análise, etc.
Andrea Guimaraes (GGM) - O que se estuda em Geometria Algébrica? De forma introdutória, falo um pouco da história, dos objetos principais de estudo em geometria algébrica, da linguagem utilizada, o que se estuda de geometria algébrica na graduação, da computação como ferramenta e de algumas aplicações.
Gabriela Estevez (GMA) - Rigidez e renormalização para homeomorfismos do círculo com pontos críticos. O estudo de rigidez para homeomorfismos do círculo é uma das questões clássicas que ainda hoje chamam a atenção em dinâmica de dimensões baixas. Nesta palestra vamos falar sobre teoria de rigidez para homeomorfismos do círculo com pontos críticos "inflexivos", e a sua relação com a teoria de renormalização.
Ethan Cotterill (GMA) - O mundo maravilhoso de curvas elípticas. Os protagonistas desta palestra são objetos de importância fundamental para a geometria e a aritmética. Se fixamos um ponto de referência O de uma curva elíptica E, obtemos uma estrutura de grupo sobre a curva marcada (E,O) que pode ser descrita explicitamente, e que permanece uma fonte fértil de mistérios.
Vitor Balestro (GAN) - Introdução à Geormetria Convexa. A noção de convexidade é muito natural, e está presente em diversas áreas não só da matemática como das ciências exatas e naturais, em geral. Do ponto de vista matemático, é um tanto quanto surpreendente que uma noção tão simples dê origem a uma teoria tão extensa, e com tantas ramificações. Este projeto de Iniciação Científica tem por objetivo estudar uma introdução à geometria convexa.
Artem Raibekas (GMA) - Sistemas Iterados. Um sistema iterado das funções com respeito a um conjunto de difeomorfismos é o conjunto de todas as composições finitas dos difeomorfismos. Classicamente sistemas iterados foram analizados para mapas contrativos em relação a geometria fractal e vamos falar um pouco sobre isso.
Carlos Meniño (GAN) - Diagramas de persistência. Aplicando a topologia para capturar espiões. Apresentaremos os conceitos de homologia simplicial, complexo de Vietoris-Rips e diagrama de persistência de uma nuvem de pontos num espaço métrico. O Teorema de Homologia Persistente garante que nuvens de pontos com a mesma "forma" terão diagramas "semelhantes". A análise topológica de dados está se mostrando como um ramo muito ativo da topologia aplicada com enorme potencial (tanto na matemática aplicada como na pura). Nessa palestra veremos como os diagramas de persistência podem ser usados para detectar informação encriptada ou defeitos na estrutura de um material.
Rodrigo Salomão (GMA) - Sistemas de Criptografia. A codificação de mensagens se faz necessária quando precisamos transmitir informações sigilosas de forma segura, mesmo que esta esteja sendo observada por intrusos. Por muito tempo, esta codificação se baseou no princípio que ambas as partes possuíam uma chave secreta. O compositor utilizava a chave para criptografar a mensagem enquanto o receptor utilizava a chave para descriptografar a mensagem. Teoricamente, um intruso observador não tem conhecimento desta chave e, portanto, não pode descobrir o conteúdo da mensagem. Este método é chamado de sistema de criptografia de chave privada. Sua desvantagem se dá pela necessidade de ambas as partes terem que combinar previamente qual será a chave secreta, antes de começarem a trocar informações. Na década de 70 surgiu então um novo método de troca de informações que não necessitava desta combinação prévia: o sistema de criptografia de chave pública. A vantagem deste sistema é que não há a necessidade de se ter um encontro prévio para combinar a chave de codificação . Por outro lado, a dificuldade da elaboração deste sistema o torna menos eficiente que o sistema de chave privada, restringindo o seu uso. Basicamente, o sistema de criptografia de chave pública é construído utilizando problemas de matemática difíceis de serem resolvidos, mas que se tornam menos difíceis se adicionarmos informações extras. O objetivo desta palestra é de apresentar, do ponto de vista geral, um destes problemas, denominado por problema do logaritmo discreto e o sistema de criptografia de chave pública ELGamal, que é análogo ao famoso sistema RSA. A vantagem do ELGamal é que ele permite o uso da estrutura de grupo, associada a uma curva elíptica, para definir um tal sistema de criptografia. Se o tempo permitir, ainda daremos uma ideia de como esta estrutura de grupo fornece um tal sistema.
Bruno Santiago (GAN) - Um convite às aplicações de sistemas dinâmicos em teoria dos números. Imagine uma mesa de sinuca perfeitamente circular e sem caçapas. Nessa palestra vou falar como jogar sinuca numa mesa assim pode resolver o seguinte problema: existe alguma potência de 2 cuja expressão decimal começa com a sequência de dígitos 2345678? Esse exemplo ilustra de modo simples e accessível como o estudo detalhado de exemplos específicos de sistemas dinâmicos, que em geral possuem belas propriedades algébricas, podem revelar padrões em teoria dos números.
Miriam Abdón (GAN) - O que as matrizes dizem sobre os grafos? Vamos definir o que é um grafo e duas matrizes associadas a ele: a matriz de adjacência e a laplaciana. Vamos ver como algumas propriedades destas matrizes se traduzem em propriedades do grafo e vice-versa.
Simon Chiossi (GMA) - A Geometria dos Quaternions. Vou introduzir os números ditos “quatérnios" e explicar por que são relevantes seja teoricamente, na matemática, seja para a tecnologia contemporânea, por exemplo para os simuladores de voo e a computer graphics. (A palestra será elementar: basta ter ouvido um pouco sobre números complexos e matrizes.)
Luiz Viana (GAN) - Algumas aplicações do Teorema de Baire. Nesta palestra, destinada a alunos de graduação, apresentaremos, de forma breve, o Teorema de Baire, que é um resultado clássico da Teoria dos Espaços Métricos Completos, com o objetivo de abordar algumas das suas consequências.
Begoña Alarcón (GMA) - Modelagem de Equações Diferenciais e Aplicações na Engenharia. As equações diferenciais possuem inumeráveis aplicações nas áreas da matemática, física, engenharia, biologia, etc. Os exemplos clássicos mais simples são os modelos populacionais, temperatura, radiação, datação de carbono, etc. Abordaremos algumas propriedades analíticas desses sistemas e mostraremos técnicas de modelagem básicas a partir de dados experimentais.
Coordenadora: Cristhabel Vasquez
Asun Jiménez (GGM) - A matemática por trás das películas de sabão e outros problemas físico-geométricos. Nesta palestra veremos quais são os elementos geométricos por trás de fenômenos naturais tais como bolhas e películas de sabão, entre outros. Falaremos sobre alguns problemas clássicos relacionados à curvatura media de uma superfície e sobre como a geometria diferencial, junto com a análise, pode ser uma ferramenta útil para resolver problemas físicos.
Coordenador: Martin Anderson
Pablo Guarino (GMA) - Algumas noções de dinâmica em dimensão um. A partir de uma família modelo, vamos introduzir alguns conceitos básicos de sistemas dinâmicos. No caminho, vamos tentar fazer também uma introdução à Teoria de Renormalização, que tem sido muito estudada nas últimas décadas pelos especialistas em dinâmica unidimensional.
Coordenador: Pablo Barrientos
Simon Chiosi (GMA) - A grande beleza dos Grupos de Lie. Vou explicar o que são os Grupos de Lie e mostrar exemplos de utilização. A palestra será elementar.
Renata de Freitas (GAN) - Álgebra Relacional com Diagramas. Vou apresentar um exemplo de como fazer matemática "de verdade" usando desenhos. Não é mais consenso que desenhos são apenas um auxílio necessariamente dispensável na matemática. Uma prova não pode ser feita com desenhos? Pode!
Coordenador: Simon Chiossi - GMA
Artem Raibekas (GMA) - Sistemas Iterados das Funções. Explicarei o que são e darei alguns aplicações.
Cristhabel Vasquez (GGM) - Introdução às superfícies regulares. Na teoria de superfícies o estudo das curvaturas principais nos dá uma ideia da forma que toma uma superfície no espaço; assim por exemplo veremos que uma superfície está contida numa esfera ou num plano sempre que as suas curvaturas principais sejam iguais e constantes.
Gilberto Pereira Sassi (GET) - Selecionando Itens em Testes Adaptativos Informatizados: Abordagem Bayesiana. Com o avanço do uso do computador nas últimas décadas, testes aplicados por computador tem gradualmente substituído os testes tradicionais com papel e caneta para estimar a habilidade de um indivíduo. Uma tarefa central em testes adaptativos informatizados (TAI) é selecionar um novo item para a distribuição posteriori atualizada da habilidade. Na abordagem Bayesiana... [ler mais]
Coordenadora: Begoña Alarcón - GMA
Aldo Bazán (GAN) - A soma de Minkowski de conjuntos. Entre conjuntos é frequente o uso de operações para gerar novos conjuntos, entre elas a união e a interseção. Uma outra operação, chamada a soma de Minkowski, pode gerar também conjuntos, sendo que esta operação possui a qualidade de ter uma apelo mais geométrico, pelo menos em alguns casos particulares (como segmentos ou polígonos). Nesta palestra o objetivo será mostrar como funciona esta operação em casos particulares, e apresentar informações da forma e do volume dos conjuntos obtidos através deste processo.
Juliana Coelho (GAN) - O que é Geometria Algébrica? O objetivo deste seminário é apresentar os principais objetos e problemas desta mistura estranha entre geometria e álgebra. Nenhum pré-requisito além do ensino médio será necessário para o entendimento da palestra (prometo).
Matias del Hoyo (GGM) - A característica de Euler. A topologia trata sobre o estudo dos espaços e as funções definidas sobre eles. Na topologia algébrica se utilizam invariantes algébricos para obter resultados neste sentido. Nesta palestra vamos apresentar a característica de Euler dum espaço, um número inteiro que descreve propriedades fundamentais dele. Vamos revisar a sua história de mais de 250 anos e algumas das suas aplicações clássicas, e comentar o rol central que estas ideias ocupam na matemática moderna.
Freddy Hernandez (GMA) - Aleatório ou determinista? Apresentaremos de maneira informal alguns exemplos onde a teoria da probabilidade se mostra útil para resolver problemas e/ou interpretar fenômenos que em principio são de natureza determinista. Estes exemplos pretendem mostrar como o estudo de alguns aspectos da teoria da probabilidade (cadeias de Markov, teoremas limite...) pode ser interessante e adequado para um projeto de iniciação científica.
Asun Jiménez (GGM) - Películas de sabão e outros problemas associados à curvatura média. A curvatura média de uma superfície nos da informação sobre como uma superfície se "curva" no espaço. Nos faz, por exemplo, distinguir um plano de um cilindro. Nesta palestra explicaremos como as superfícies de curvatura média constante ou zero aparecem como solução de questões físicas e matemáticas elementares, modelando: películas de sabão, gotas líquidas, cristais... O intuito é apresentar algumas técnicas de análise geométrica que estão por trás de problemas nesta área de pesquisa tão mundialmente ativa.
Luiz Alberto Viana (GAN) - Introdução à Análise Funcional.
Jones Colombo (GAN) - Uma viagem ao mundo dos grupos e álgebras de Lie.
Viviana Ferrer (GAN) - O Plano Projetivo.
Claudia Ossanai (GAN) - Análise Dinâmica para Iniciantes: Uma Visão de Engenharia.
Maycol Falla (GAN) - Equações diferenciais e folheações holomorfas.
Alex Farah Pereira (GAN) - Uma introdução às Álgebras de Banach.
Felipe Rivero (GAN) - Atratores em movimento. Introdução à dinâmica pullback.