Sessão dupla
29/11/2023, quarta, sala 308, bloco G, Gragoatá
Seminários de IC
16h
Matheus Neiva de Oliveira Setaro (Matemática - UFF) -
Plano Projetivo finito e o jogo "Dobble".
Nesta palestra vamos explorar os planos projetivos finitos como estrutura matemática por trás do jogo ``Dobble”. De maneira geral, o jogo é composto por 55 cartas das quais cada carta possui 8 símbolos diferentes e respeita a condição de que todo par de cartas deve possuir um único símbolo em comum. Existem diversas maneiras de jogar, mas em especial trataremos da forma que diz que tomados 9 cartas do baralho, sempre vão existir 3 cartas com um símbolo em comum. Nessa perspectiva, traduzindo para a estrutura de um plano projetivo sobre o corpo Z_7, provaremos a propriedade que o mínimo de cartas necessárias para jogar é, de fato, 9. Acrescentamos ainda que, no decorrer da palestra, encontraremos outros planos projetivos finitos que dão lugar a jogos "Dobbles" similares.
Orientação: Viviana Ferrer Cuadrado (GAN).
O plano projetivo sobre Z_2
Renato Siqueira Monte (Matemática - UFF)
Raiz quadrada do Delta de Dirac.
Distribuições são objetos amplamente usados na matemática, tendo elas diversas aplicações. Mais especificamente abordaremoso Delta de Dirac, veremos como estudar o mesmo e pensaremos se é possível pensar na raiz quadrada dele. Teria ele propriedades semelhantes? Seria ele, também, uma distribuiçao?
Orientação: Aldo Amilcar Bazan Pacoricona
Sessão dupla
27/09/2023, quarta, sala 205, bloco G, Gragoatá
Seminários de IC
16h
Julia Siqueira Fonseca (Matemática - UFF) - Um determinante para matrizes retangulares. A partir da definição usual de determinantes para matrizes quadradas, iremos introduzir um determinante para matrizes retangulares e alguns resultados. Orientação: Aldo Bazan (GAN).
Eduardo Nunes Barbosa (Matemática - UFF) - Uma introdução à PI-teoria. O objetivo deste seminário é apresentar a PI-teoria, campo da Álgebra que estuda álgebras com identidades polinomiais. Além de definir o que são estes objetos, serão introduzidos alguns resultados importantes da área, com enfoque no Teorema de Amitsur-Levitzki. Ao fim, serão apresentadas algumas perguntas em aberto na área. Orientação: Danilo Vilela Avelar (GAN).
Sessão dupla
09/11/2022, quarta, sala 201, bloco G, Gragoatá
Encontro de IC
16h30min
Profa Maria Luiza (GMA - UFF)
Uma Introdução à PI-Álgebra.
Nesse seminário iremos introduzir o conceito de álgebras com identidades polinomiais. Temos por objetivo apre-sentar a área e mostrar um pouco do que se pode trabalhar dentro da PI-teoria.
Seminário de IC
17h
João Pedro Teixeira de Sá (Licenciatura em Matemática - UFF, PIBIC-UFF-CNPq)
Uma família infinita de pares de cografos com mesma energia com respeito à matriz laplaciana normalizada.
Considere G um grafo conexo com vértices {v1, v2, ..., vn}. A matriz laplaciana normalizada Ln(G) = [l_{ij}] de G tem as entradas da diagonal principal iguais a 1 e l_{ij} = -1/ (deg(vi) deg (vj))^{1/2} ou l_{ij}=0, conforme os vértices vi e vj sejam ou não adjacentes, 1 =< i, j =< n, sendo que deg(v) indica o grau do vértice v. Denotamos os autovalores da matriz (simétrica) Ln(G) por q_1 >= q_2 >= ... >= q_n. A energia do grafo G de ordem n com respeito à matriz laplaciana normalizada é, por definição, o número ELn(G) obtido como a soma dos valores absolutos |q_i-1|, para 1 =< i =< n. Um cografo é um grafo que não possui o caminho P4 como subgrafo induzido. Uma vertente do estudo de energias de grafos é obter pares de grafos com mesma energia e espectros diferentes, logo não isomorfos. O trabalho objetivou identificar uma família infinita de pares de cografos com mesma energia e diferentes espectros com respeito à matriz laplaciana normalizada e mostrar isto, calculando seus autovalores pela aplicação de um algoritmo específico para esta classe de grafos, que apareceu recentemente na literatura. O algoritmo é executado diretamente na co-árvore do cografo, que é uma representação do cografo em forma de árvore enraizada.
(Orientação: Cybele Vinagre - GAN)
Os Encontros de IC reúnem professoras e professores interessadas/os em orientar e alunas e alunos interessadas/os em participar de projetos de Iniciação Científica. Professoras e professores interessadas/os em participar fazendo uma apresentação poem entrar em contato com o Prof Javier Solano (osolano @ id.uff.br) ou o Prof Jethro van Ekeren (jethrovanekeren @ gmail.com).
Os Seminários de Iniciação Científica do IME-UFF são uma série de seminários na qual estudantes que estão fazendo iniciação científica têm a oportunidade de assistir/participar/apresentar seminários durante todo o desenvolvimento de seus projetos (desde "me interesso por este assunto e procuro um problema e orientação" até "obtive estes resultados", passando por "empaquei aqui e não sei como continuar", incluindo todas as outras etapas intermediárias).
Quem tem interesse em participar fazendo uma apresentação deve entrar em contato com o Prof Javier Solano (osolano @ id.uff.br) ou o Prof Jethro van Ekeren (jethrovanekeren @ gmail.com) informando seu nome e curso, nome da orientadora ou do orientador, título da apresentação, e data e horário de sua preferência, considerando a periodicidade semana-sim-semana-não.
Você faz iniciação científica? Considere a submissão de um artigo para a Revista Papa-Goiaba!
Última atualização em 31/10/2022.