Itens de artigos originais

Introdução

Os estudos científicos na área da saúde são realizados para buscarem novos conhecimentos para que nós, professores, possamos teorizar mais em nossas salas de aula e outros ambientes didáticos.

A informação é publicada nas revistas científicas e divulgada na forma de artigo original. O artigo original é aquele que possui uma descrição de um método de pesquisa, apresenta os resultados após a aplicação das técnicas aplicadas na seção métoco e discute seus resultados mostrando uma conclusão.

Avaliar a qualidade da informação não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Algumas dicas para avaliar a qualidade da informação serão passadas neste site. A informação passada por meio dos artigos científicos merece uma atenção pormenorizada, pois, quando isso não é realizado percebe-se a informação como se ela fosse 100% real.

Os documentos abaixo ajudarão a perceber melhor a qualidade metodológica dos artigos originais e inclusive analisar rapidamente a sua validade para a tomada de decisões na prática clínica.

Análise do artigo original publicado

O autor e o leitor podem analisar os artigos e terem visões diferentes sobre a qualidade do que está escrito.

Mas como pode isso?

É simples, toda dedução que o leitor faz depende do que está escrito e por isso ele tem de ler o artigo para tirar suas conclusões.

O autor deduz tudo, mas escreve achando que todo mundo vai entender o que ele quer transmitir e ai omite informações. Às vezes para economizar papel ou mesmo o trabalho da tradução.

O cheklist abaixo pode ser usado pelos dois interessados, autores e leitores, para que os pontos que oferecem qualidade a uma publicação possam ser analisados. O leitor deve saber criticar a falta dos itens e o autor deve ter talento suficiente para não deixar nada de fora sem a devida explicação.

O cheklist torna isso mais claro. Veja:

Experimente este roteiro em qualquer artigo e teste a sua perspicácia. A acurácia do documento depende de você.

Análise qualitativa de artigos originais

Os artigos originais já publicados não necessitam unicamente passatem por uma análise de um cheklist. Não? Não!

É claro que não.

Você pode analisar qualquer artigo sem ver listas, mas precisa ter um roteiro para poder saber o que faz.

O roteiro abaixo serve para orientar os leitores a tomarem sua decisões. Uma análise real de um artigo consta no documento.

Veja e aproveite.

CHEKLIST - Artigo científico

Experimente este roteiro em qualquer artigo e teste a sua perspicácia. A acurácia do documento depende de você.

<Final da página>

ANÁLISE DO DELINEAMENTO DOS ESTUDOS