... que as baleias conseguem conversar mesmo quando não estão se vendo?!
- Uma baleia consegue passar mensagens através do som para outra baleia mesmo estando muito longe, há muitos quilômetros de distância. Isto é importante para que elas se encontrem durante viagens muito longas que fazem entre os locais onde comem e aqueles onde frequentam para namorar e ter filhotes. No caso de algumas baleias, como a jubarte, esses sons são considerados verdadeiros cantos!
... que os golfinhos usavam sonares muito antes dos seres humanos inventarem submarinos?!
- O sonar, assim como muitas outras ideias, veio do mundo animal! Nós humanos nos baseamos na capacidade que os golfinhos têm de usar os sons que fazem e os ecos que recebem para navegar e verificar onde há comida. Com esta habilidade, chamada pelos cientistas de ecolocalização, os golfinhos são capazes de saber a distância de suas presas e até saber o tamanho destas! A ecolocalização também ajuda muito para que eles identifiquem obstáculos no caminho e consigam nadar mesmo em lugares de água muito escura.
... que peixe também faz som?!
- A maioria das pessoas não faz ideia de que os peixes também produzem sons. Na verdade, os peixes produzem bastante som! É uma parte muito importante de seus rituais para encontrar parceiros e para demonstrar agressividade. Cada espécie prefere um período do dia, e em alguns momentos os peixes podem fazer um verdadeiro coral! Muitas vezes os pescadores encontram cardumes de peixes através do grande barulho que eles fazem.
... que camarão também faz som?!
- Se quase ninguém sabe que peixe produz sons, menos gente ainda sabe que camarão faz som. Na verdade, algumas espécies de camarão utilizam o som como uma ferramenta de defesa e de obter alimento. Com suas pinças, eles produzem um bolha de ar que estoura tão rápido que gera um estalo muito quente e muito intenso, que pode atordoar alguns dos predadores do camarão e até paralisar presas pequenas! Esses estalos são muito comuns em regiões de costões rochosos e recifes de corais onde camarões vivem, e quase todo mergulhador já ouviu isso em baixo d'água.
... que você não ouve todos os sons que estão a sua volta?!
- O limite de audição do ser humano encontra-se em média nas frequências entre 20 Hz e 20 kHz. O que está abaixo de 20 Hz chamamos de infra-som, e o que está acima de 20 kHz chamamos de ultra-som. A única maneira dos seres humanos ouvirem o infrasom e o ultrasom é modificando a velocidade das ondas sonoras numa gravação! Ou então podemos gerar espectrogramas e ver os sons que não conseguimos ouvir. Outros animais conseguem ouvir em outras faixas de frequência. Os golfinhos, por exemplo, emitem e captam sons acima de 100 kHz! As baleias, por sua vez, são especialistas em sons de baixa frequência, em torno de 20 Hz.