O mar do estado do Rio de Janeiro é um ambiente muito diverso! Temos três baías costeiras com características bem diferentes entre si. Cada uma delas é utilizada tanto por golfinhos quanto por seres humanos, e cada uma delas possui um ambiente acústico diferente.
No mapa abaixo, estão marcados pontos onde foram realizadas gravações subaquáticas que você pode escutar!
1) Área de Proteção Ambiental de Guapimirim - A porção nordeste da Baía de Guanabara é onde fica localizada a Área de Proteção Ambiental de Guapimirim. Essa região é diferente do resto da baía porque se trata de um lugar com profundidades bem baixas onde ocorre um tipo de pesca artesanal com currais de peixes. As embarcações que trafegam no local são pequenas e com motores de baixa potência, de modo que as principais fontes sonoras são naturais. Nessa região é possível escutar principalmente peixes e golfinhos, e o ruído de fundo é causado pelo movimento das ondas e correntes. Algumas vezes é possível identificar o som distante de embarcações de outras partes da baía.
2) Porção sul da Baía de Guanabara - Esse lugar é a porta de entrada e saída da Baía de Guanabara e trata-se de uma área com grande tráfego de embarcações. Aqui fica o canal por onde as barcas que fazem o trajeto Rio-Niterói passam e por aqui cruzam os navios que ficam ancorados dentro da baía. Múltiplas fontes sonoras atuam nessa região, sendo possível até escutar o som de aviões decolando e pousando no Aeroporto Santos Dumont. Quando o mar está calmo, há a possibilidade de identificar sons de peixes, mas raramente detecta-se sons oriundos de animais marinhos a não ser que eles estejam muito próximos.
3) A Baía de Sepetiba também apresenta ambientes bem diferentes e atualmente está passado por processos de mudança. Várias modificações estão acontecendo na zona costeira e diversos sons artificiais podem ser ouvidos no mar desta baía. Alguns pontos deste lugar são silenciosos, mas outros são bem barulhentos. É possível identificar a passagem de navios e as obras que acontecem em alguns pontos da costa.
4) A região da Ilha Grande é a região mais protegida da costa do Estado do Rio de Janeiro. Aqui o tráfego de embarcações é menos intenso e há menos navios fundeados perto do litoral, ao contrário da Baía de Guanabara e da Baía de Sepetiba. Aqui estamos mostrando o ambiente acústico da Ilha de Jorge Greco, que é uma área razoavelmente protegida do mar aberto e possui pouquíssimo tráfego de embarcações.