As palavras utilizadas nos estudos de acústica muitas vezes podem ser difíceis e com um significado não muito claro, então preparamos um mini-glossário para vocês!
- Acústica: é o estudo dos sons e de suas propriedades, incluindo geração, transmissão e propagação. É uma área de estudo muito importante, já que o som está presente em todos os ambientes da Terra e pode ser uma ferramenta muito útil em diversos outros tipos de estudo. Chamamos de "bioacústica" o estudo de qualquer som que seja produzido ou utilizado por animais.
- Espectrograma: é uma ferramente utilizada para caracterizar os sons. Num espectrograma podemos ver e ouvir o som ao invés de simplesmente ouvir, e isso facilita muito o estudo de acústica, uma vez que nós seres humanos conseguimos ouvir apenas os sons produzidos entre 20 Hz e 20 kHz. Matematicamente falando, um espectrograma é um gráfico em três dimensões: tempo, frequência e intensidade. Na figura abaixo temos o espectrograma de um assobio de golfinho.
Fig.1: espectrograma de um assobio de golfinho. Quanto mais laranja, mais intenso o som. Quanto mais em cima, maior a frequência do som.
- Frequência: é uma grandeza física que mede quantas vezes um determinado evento ocorre num intervalo de tempo. Quando caracterizamos um som, costumamos procurar qual é a sua frequência, de modo que queremos saber quantas vezes aquela onda sonora oscila em uma unidade de tempo. Dizemos que um som tem alta frequência quando muitos ciclos se repetem num intervalo de tempo e que tem baixa frequência se poucos ciclos se repetem num intervalo de tempo, como pode ser observado na figura abaixo. A unidade mais comum para a frequência é o 'Hz', que significa 'Hertz' em homenagem a um físico.
Fig. 2: representação de duas ondas sonoras. A de cima apresenta mais repetições do que a de baixo no mesmo intervalo de tempo, de modo que as caracterizamos em alta frequência e em baixa frequência.
- Onda: é tudo aquilo que transporta qualquer tipo de energia por um meio. Existem diferentes tipos de onda, mas em geral todas têm algumas características básicas: o comprimento, a amplitude, o período e a velocidade. No esquema abaixo temos um esquema de uma onda com suas características.
Fig. 3: Esquema de uma onda com suas características básicas: amplitude, comprimento e período.
- Ruído: é todo o conjunto de sons percebidos no meio, não apresentando uma fonte única. O somatório do som gerado por fontes naturais (vento, ondas, e animais) com o som gerado por fontes artificiais (como motores de veículos, obras e demais atividades humanas) cria um ruído no ambiente. Quando o ruído de um lugar tem mais contribuição de fontes artificiais dizemos que aquele ambiente apresenta poluição sonora, já que os sons artificiais mascaram os naturais.
- Som: é o que chamamos de uma onda mecânica, porque ele só se propaga através de meios que tenham algum tipo de massa. Isso quer dizer que o som não se propaga no vácuo (ao contrário do que mostram os filmes de ficção científica), mas em compensação se propaga de maneiro muito eficiente na água e nas rochas. É por isso que as ondas sonoras são muito utilizadas pelos animais e também pelo ser humano no meio marinho! O som pode ser caracterizado de diversas formas (frequência, duração, amplitude...). Sua propagação é um pouco difícil de imaginar, porque as ondas sonoras viajam através da compressão das partículas da massa por onde está passando, como no desenho abaixo. Qualquer coisa que gere vibrações, gera som também, mesmo que nós não consigamos ouvir (dê uma olhada na seção 'Você sabia...'!).
Fig. 4: esquema de propagação de uma onda sonora. Imagine que cada uma das bolinhas pretas é uma partícula de ar ou água. Quando uma onda sonora passa, ela constantemente faz com que as bolinhas sejam espremidas todas juntas e depois separadas pela diferença de pressão dentro da onda.
...