Introdução
Desde os tempos remotos por ai nos anos 500 a.c, como em outras épocas em que usou o ábaco ate entao nos ao auxilio aos comerciantes a fazerem calculos aritmeticos, neste momento, há uma expectativa grande de que as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – nos trarão soluções rápidas para a melhoria da qualidade na educação. Porém, se a educação dependesse somente de tecnologias, já teríamos achado as soluções para essa melhoria há muito tempo. Acreditamos que a escola, em relação às TIC, precisa estar inserida num projeto de reflexão e ação, utilizando-as de forma significativa, tendo uma visão aberta do mundo contemporâneo, bem como realizando um trabalho de incentivo às mais diversas experiências, pois as diversidades de situações pedagógicas permitem a reelaboração e a reconstrução do processo ensino-aprendizagem.
A comunidade escolar se depara com três caminhos: repelir as tecnologias e tentar ficar fora do processo; apropriar-se da técnica e transformar a vida em uma corrida atrás do novo; ou apropriar-se dos processos, desenvolvendo habilidades que permitam o controle das tecnologias e de seus efeitos.
Objectivos
Proporcionar a fundamentação teórico - prática das tecnologias aplicadas à educação; Conhecer os principais recursos tecnológicos e de comunicação e suas aplicações em ambientes educacionais; Conhecer e analisar softwares voltados à educação; Utilizar a internet como veículo de pesquisa, comunicação e publicação de trabalhos; Criar projetos envolvendo o uso de tecnologias aplicadas à educação.
Autoavaliação