Robert Iquiapaza 19/04/2011, Atualizado 18/08/2022
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
O objetivo deste post é servir como guia inicial para direcionar os interessados na procura das publicações atuais e clássicas que possam ser utilizadas na construção do estado da arte de um determinado tema de pesquisa. Não pretende ser exaustiva nem abranger todas as áreas de conhecimento. É mais produto da experiência do autor na área de Finanças. Se tiver sugestões não duvide e entre em contato.
1. Utilizando os buscadores acadêmicos
Nada melhor que começar com o Google acadêmico (Google scholar) Se for necessário use as opções disponíveis em Advanced Scholar Search.
Também pode utilizar o Semantic Scholar Experimente as opções de Advanced search.
Um cuidado na utilização de buscadores é a confiabilidade das fontes, especialmente de documentos em elaboração (working paper).
2. Fontes de acesso livre
Se quiser ir direto à fonte, tente as seguintes alternativas
Uma excelente alternativa é a SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha). Nela pode começar sua busca por área ou por país. Nem todas as áreas estão igualmente representadas em termos de volume de acervo, por ser um projeto originado essencialmente na área da saúde. Em termos de países o Brasil é um dos mais bem representados.
O Spell – Scientific Periodicals Electronic Library, é um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita da produção científica, patrocinada pela ANPAD. Compõem objetivos do Spell: Organização da Base de Dados de Periódicos Visibilidade da Produção Científica, Democratização do Acesso à Informação, e Produção de Indicadores de Uso dos Periódicos.
Outra opção interessante é o DOAJ Directory of Open Access Journals no qual você pode procurar por periódico, autor ou por tema. Esse diretório oferece “Free, full text, quality controlled scientific and scholarly journals, covering all subjects and many languages”.
Opções do Portal de Periódicos da CAPES No menu Busca, selecionar Metabusca, onde estão disponíveis diversas bases de acesso livre de acordo com a área de conhecimento.
Interessado nos periódicos/revistas indexados da produção acadêmica de América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, consulte o Latindex.
Para alguns campos das Ciências Sociais uma alternativa é a Social Science Research Network (SSRN). Esta rede proporciona acesso ou links para artigos já publicados, como também disponibiliza documentos em elaboração (working paper), logo se deve ter cuidado na avaliação e escolha desses últimos.
Nas Ciências Econômicas o Research Papers in Economics (RePEc) indexa working papers, artigos de periódicos e componentes de software.
3. Fontes disponíveis através de subscrição
Estão disponíveis somente quando o computador a partir do qual realizamos a busca esta habilitado para o acesso, já seja pelo reconhecimento do endereço IP, a utilização de servidor proxy, de usuário e senha, etc.
Usualmente sem tem acesso a essas fontes nas bibliotecas e em alguns computadores que fazem parte da rede da instituição/universidade. O acesso desde outros ambientes pode ser realizado através da autenticação no Portal de Periódicos da CAPES (Acesso CAFe) com informações de sua instituição acadêmica.
As duas fontes mais importantes são a Web of Science e a Scopus.
A Web of Science é uma plataforma de indexação e pesquisa, que ajuda a encontrar e analisar informações, resumos e citações em ciências “exatas”, ciências sociais, artes e humanidades. A qualidade da literatura oferecida através desta plataforma está garantida pelo exigente processo de seleção dos periódicos com avaliação por pares (peer reviewed). O idioma base é o inglês. Em alguns casos o acesso ao texto completo depende de subscrição ao periódico específico.
A Scopus é outras das maiores bases de dados globais que oferece resumos e citações de títulos acadêmicos revisados (peer reviewed), títulos de acesso livre (Open Access), anais de conferências, etc. O acesso ao texto completo depende, em alguns casos, de subscrição ao periódico específico.
Os conteúdos das seguintes bases normalmente estão disponíveis através da Web of Science, Scopus ou do Portal de Periódicos da CAPES (Acervo/Lista de Bases).
EBSCO o acesso é através de um link na página da instituição o pelo Portal de Periódicos da CAPES, mais informações no link
ProQuest o acesso é similar ao EBSCO, mais informação aqui
Sage Journals com artigos de diversas áreas disponibilizado pelo Portal de Periódicos da CAPES.
JSTOR: Está procurando artigos clássicos em determinada área! Pode tentar no JSTOR. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que visa à preservação do conteúdo acadêmico, para tanto, indexa artigos de periódicos acadêmicos, imagens, reportagens, etc. das áreas de humanidades, ciências sociais e ciências exatas. Normalmente o conteúdo é indexado com alguma defasagem em relação a outras fontes.
Outras disponíveis pelo portal da CAPES: Springer, Oxford, etc.
4. Artigos completos na área de Finanças no Brasil
Diversas edições do Encontro Brasileiro de Finanças https://sbfin.org.br
Diversos eventos da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa Em Administração http://anpad.com.br (link Edições Anteriores)
Diversas edições do Congresso ANPCONT - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis https://anpcont.org.br/ (eventos congresso AnpCont anteriores)
A American Finance Association (AFA) promove vários eventos na área de financial economics.
5. Precisando de ajuda
A maior parte de mecanismos oferece ajuda (help) sobre o modo de seu funcionamento. Mas, se precisar de ajuda adicional, pode tentar nos links a seguir:
Deseja algo básico, consulte o manual de Machado, Jorge A.(2004) "Como pesquisar na Internet - Guia de Métodos, Técnicas e Procedimentos Gerais". [online], ou Dias, R.A. (2015?) Pesquisa na web: recursos e técnicas - Cead/UFJF [pdf online]
Alguns conselhos sempre úteis: Research Using the Internet (MacDonald and Seel, Univ Toronto s/d)
6. Impacto acadêmico
Quer verificar os periódicos com maior impacto em uma determinada área, consulte
O Journal Citation Reports (Incites Journal Citation Reports - JCR) da Clarivate Analytics, nas bases do Portal da CAPES
O SCImago Journal and Country Rank - SJR com dados da Scopus (https://www.scimagojr.com/journalrank.php), e
O Sistema de Classificação Qualis da CAPES
7. O mais importante
Consulte e utilize todo o que achar interessante, mas nunca deixe de citar para não se arrepender quando for tarde demais, ou tiver outras consequências.
Boa sorte!!