Construção do fractal Menger Sponge (passos 0 até 4)
O fractal "Menger Sponge" (algumas vezes chamado Sierpinski's Sponge) é definido com procedimentos recursivos como todo fractal, este procedimento é mostrado a seguir. Pegue inicialmente um cubo, divida este em 27 = 3 x 3 x 3 cubos menores de mesmo tamanho e remova o cubo do centro e os 6 cubos que compartilham faces com ele. Com isto sobram 20 cubos menores: 8 cubos posicionados nas quinas do cubo de entrada e 12 cubos posicionados nas bordas mantendo estes cubos juntos. Assim se define o primeiro passo da "Menger Sponge", este processo é repetido recursivamente para cada cubo remanescente em cada passo (20 cubos de entrada no caso do segundo passo).
O inventor do "Menger Sponge" foi o matemático Austríaco Karl Menger (1902-1985).
Requisitos mínimos para execução e download:
- É necessário no mínimo ter o Windows 2000 ou superior instalado na máquina.
- Você pode ou não ter o Microsoft Visual C++ instalado na sua máquina, mas para o caso de não tê-lo instalado. Faça aqui o download das dll's necessárias, estas precisam ser colocadas no mesmo diretório do executável ou em algum diretório que estiver no path do Windows.
- Quanto maior a capacidade de processamento da sua placa de vídeo maior será o passo que você conseguirá executar.
- Possuindo o Microsoft Visual C++ instalado na máquina ou tendo baixado as dll's necessárias você pode fazer o download do executável do "Menger Sponge".
- Para uma máquina com uma placa gráfica sem aceleração este executável funciona normalmente até o passo 3.
Outras informações sobre o executável:
- Na opção "Edit/Step/Define step" você pode escolher o passo de visualização, o programa sempre inicia pelo passo 0.
- Na opção "Edit/Step/Rotate" você pode escolher através de uma caixa de diálogo os passos inicial, final e o tempo que cada passo será mostrado.
- No menu "Edit/Rotate" opções "x","y" ou "z" é definido a rotação do fractal Menger sponge sobre estes eixos.
- A opção "Edit/Rotate/Stop" para com a rotação tanto pelos eixos quanto em relação aos passos.
- A opção "Edit/Rotate/Clear" retorna com o fractal para a posição (x,y,z) inicial.
- No menu "Render" pode ser definido o modo de reinderização do desenho. Você pode escolher entre as opções "Solid" (mostra a figura como um sólido),"Wire-frame" (mostra somente a estrutura aramada da figura) e "Points" (mostra somente os pontos da figura).
- Todas estas operações podem ser acessadas também pelas teclas de atalho correspondentes que podem ser vistas nos respectivos menus.
- No menu "Edit/Background color" pode ser definida a cor de fundo como branca ou preta, a cor de fundo é definida inicialmente como preta.
Sites interessantes com conteúdo sobre fractais: