Resumo do Projeto

Subprojeto XII: Programa de Promoção de Educação Alimentar, Higiene do Sono e Sexualidade - http://ow.ly/SdenZ

Objetivo: Fortalecer de forma virtual, a alimentação saudável, higiene do sono e a sexualidade dos usuários com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas na rede de atenção à saúde, como forma de autocuidado.

Foco: Postagens de vídeos e entrevistas sobre o autocuidado, relacionado a alimentação, a qualidade do sono, sexualidade fisiológica e patológica)

Aluno: Bruno Viana Da Palma

Disciplina: Saúde Mental

Professor: Diego Leal

Tema: XII – Programa de Promoção de Educação alimentar, Higiene do Sono e Sexualidade

Atualmente 52% de toda a humanidade faz uso de medicamentos antipsicoticos, as doenças psicocognitivas estão se alastrando cada vez mais entre uma sociedade individualista e totalmente capitalista, visando apenas lucros e bens materiais. Podemos observar essas psicopatologias e distúrbios de maneira bem nítida, temos indivíduos cada vez mais jovens desenvolvendo distúrbios por problemas de exclusão social, biótipo corporal e o grande mau do século XXI , está fora do rotulado – “padrão”.

Os distúrbios contínuos, sendo estes, crônicos fazem com que o individuo aos poucos seja excluído ou retirado de suas funções na sociedade, vivemos em um grupo social bastante fechado e cheio de regras mesmo não sendo impostas as claras, continuam lá de maneira implícita. Esse individuo é destituído de suas funções e acaba sendo imobilizado e rotulado pela própria família. Lazer , socialização e métodos de recreação, são retirados totalmente desses pacientes na maioria das vezes, mas com o aumento das doenças psicocognitivas houve também o melhoramento da saúde publica com o foco na saúde mental.

Grande exemplo é a criação do CAPS (Centro de Atenção Psicosocial), onde o paciente é monitorado, tratado de forma integra e ética, realiza funções didáticas e de aprendizado, possui atendimento de todos os profissionais preconizados da área da saúde e o mais importante realiza atividades recreativas e introdutórias, para que um dia possa se reintegrar na sociedade, palavra esta, de grande poder na saúde mental – REEINTEGRAÇÃO.

O projeto XII – Programa de Promoção de Educação Alimentar, Higiene do Sono e Sexualidade, visa totalmente esses aspectos em melhorias da qualidade de vida do paciente com essas patologias. A maioria desses pacientes são de classe econômica baixa e possuem uma alimentação totalmente precária, sobre alimentação também existem vários aspectos que podem ocorrer como dificuldade de se alimentar, transtornos relacionados a alimentação e perde de apetite.

Sabemos que o sono é de grande importância na homeostase corporal. Funções atribuídas ao sono: manutenção do equilíbrio geral do organismo, das substâncias químicas no cérebro que regulam o ciclo vigília-sono, consolidação da memória, regulação da temperatura corporal, entre outras (VARELLA ; DRAUZIO, 2014).

Em âmbitos relacionados a sexualidade, o paciente em equilíbrio e apto de suas ações também necessita de expor o seu desejo sexual como qualquer outro individuo, lembrando que alguns desses distúrbios deixam os pacientes com mais libido sexual e suas ações possuem formas mais animalescas e vorazes, mas quando o paciente segue o seu tratamento de forma adequada e sem espaçamentos entre as medicações e terapias em grupo, o paciente estará apto a um relacionamento, lembrando que pacientes mentais tem problemas com desilusões e perdas, devendo sempre ser acompanhado.