Trabalho acadêmico apresentado a disciplina de Saúde Mental II, das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia

Data de postagem: Jun 15, 2019 11:33:40 PM

FACULDADES INTEGRADAS EXTREMO SUL DA BAHIA

KAMILA TEIXEIRA AGUILAR

LINHA DE AÇÃO XII: PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR, HIGIENE DO SONO E SEXUALIDADE

EUNÁPOLIS, BA

2019

KAMILA TEIXEIRA AGUILAR

LINHA DE AÇÃO XII: PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR, HIGIENE DO SONO E SEXUALIDADE

Trabalho acadêmico apresentado a disciplina de Saúde Mental II, das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, sob orientação do professor Diego.

EUNÁPOLIS, BA

2019

    1. 1 INTRODUÇÃO

A alimentação saudável tem um grande papel na prevenção e no tratamento de doenças. Segundo Hipócrates, o seu alimento é o seu remédio, que seu remédio seja seu alimento. Para que alimentação saudável tenha resultados positivo em seu corpo, é preciso que tenha uma dieta equilibrada ou balanceada, essa dieta se resume em três objetivos: Variedade, moderação e equilíbrio.

Variedade, está dentro que se deve comer de tudo, deste que esses alimentos que o paciente consume seja rico em proteínas, vitaminas, ferro, que esteja dentro do padrão de alimentos que faça bem a saúde.

Moderação, comer de forma moderada nem para mais nem para menos, tem que ter o equilíbrio certo para o corpo.

Equilíbrio, dentro dessa parte os alimentos ser consumido pela qualidade, e controlar a quantidade (MINISTÉRIO DA SAÚDE).

A insônia primária está caracterizada como a dificuldade que o paciente encontra ao dormir, o indivíduo acorda cansado, irritado, com sensação que não estivesse dormindo durante a noite, esse fator é comum, na verdade o paciente não alcançou o sono REM. Isso acaba afetando na vida social trabalho, família, amigos e na vida efetiva. Os fatores que pode desencadear a insônia primária são vários como; estresse psicológico, tristeza, dificuldade econômica, desemprego (MONTIM,2000).

    1. 2 JUSTIFICATIVA

O interesse dessa linha de ação é mostrar a importância da alimentação saudável para obter uma vida com saúde e bem-estar físico. E insônia como pode afetar a vida social e emocional, e como pode o paciente pode ter uma boa qualidade de sono com as informações coletadas na linha de ação XII.

    1. 3 OBJETIVO GERAL

Falar através das redes sociais sobre a importância de uma alimentação saudável, quais os benefícios que pode trazer para saúde fisiológica quanto mental. A bordar também sobre a insônia quais os sintomas, como pode afetar a vida social.

    1. 3.1 OBJETIVO ESPECÍFICO

    • Divulgar através das redes sociais, a importância da alimentação saudável quais os benefícios podem trazer quando adquirida para sua vida e quais malefícios pode causar quando tem uma alimentação não saudável.

    • Descrever quais transtornos e síndromes a insônia pode causar para saúde e quais terapias podem ser usadas como tratamento não farmacológico para o bem-estar do paciente.

    1. 4 REVISÃO DE LITERATURA

MANDAMENTOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO E VIDA SAUDÁVEL

Fazer pelos menos 3 refeições ao dia como café da manhã, almoço e jantar, essas três refeições ao dia evita que faz com que coma de maneira moderada evitando exageros.

O consumo em grande quantidade de sal, gordura, açúcar, doce, refrigerante é prejudicial à saúde podendo causar, obesidade, hipertensão arterial, diabetes. Escolher alimentos saudáveis também faz parte na inclusão de uma vida com saúde, ler os rótulos e os componentes dos alimentos enlatados.

Incluir uma alimentação de boa qualidade não é somente comer alimentos saudáveis, mais também saber escolher esses alimentos, e ver a higiene desses alimentos mesmo que depois em casa for feita a higienização, mais que leva muito em conta o aspecto do alimento que vai consumir.

O preparo dos alimentos influencia na qualidade de vida quanto alimentação, procurar preparar os alimentos sempre usando pouco óleo, sal, e evitar, gordura vegetal ou margarina. Evite refrigerantes sucos industrializados, alimentos enlatados, (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014).

SÍNDROMES RELACIONADOS AO SONO

A insônia é um dos sintomas mais comuns em saúde mental, ela é caracterizada pela dificuldade em adormecer. Não só importa adução do sono da quantidade de sono, mais também a qualidade do sono e, sobretudo, a sensação de ter sido reparador.

A insônia inicial geralmente começa com um quadro de ansiedade, tensão ou preocupação excessiva

MAUS HÁBITOS QUE LEVA A INSÔNIA

    • Dormi muito durante o dia

    • Acordar em horários diferentes

    • Uso excessivo de cafeína durante a noite

    • Abuso de álcool

    • Uso de substâncias psicóticas

    • Atividade de grande intensidade durante a noite

SÍNDROMES DAS PERNAS INQUIETAS

Essa síndrome se caracteriza pela vontade excessiva de mover as pernas se parar, ela vem acompanhada por uma sensação de desconforto nos MMII, junto a uma sensação de peso nas pernas ou pinicar, esse desconforto só melhora com a movimento das pernas, essa síndrome prejudica a qualidade do sono por que só se tem durante a noite.

TRANSTORNOS DO SONO ASSOCIADOS À APNEIA

A apneia do sono caracteriza se paradas de respiração que dura de 10 a 50 segundos durante o sono.

Nessa síndrome pode observar em pacientes que se queixa de constante sonolência, dores de cabeça, cansaço e irritação durante o dia.

A apneia do sono está associada com a mortalidade e morbidade (arritmias, infarto, acidentes), o paciente com apneia do sono dorme no trabalho, no carro, os sintomas que o paciente apresenta nessa síndrome é irritabilidade, ansioso, cansado e deprimido.

APNEIA DO SONO É DIVIDA EM TRÊS SUBTIPOS

    • Apneia obstrutiva: É causada pela obstrução das vias aéreas superiores. Tal distúrbios em que se associa em paciente obeso. Apneia obstrutiva causa sonolência durante o dia, fadiga, cefaleia matinal.

    • Apneia central: Causa ausência no esforço respiratório devido a uma deficiência no comando do centro neural respiratório. Nessa síndrome o paciente relata despertar várias vezes durante a noite com sensação de sufocamento. Queixa se de insônia e cansaço pela manhã.

    • Apneia mista: A uma pausa na respiração onde se inicia no mecanismo central evoluindo para o mecanismo obstrutivo

Narcolepsia

É caracterizado por ataques noturnos de sono REN, os sintomas que o paciente apresenta é sonolência intensa. A causa da narcolepsia é identificada por devidas perdas precoces de neurônios secretos de substância.

SÍNDROME DE KLEINE_LEVIN

É muito comum na adolescência na faixa etária de 11 a 17 anos, a duração é de 10 dias nesse período o adolescente dormi excessivamente durante todo o dia e a noite, apresenta sintomas hiperfagia, irritação, essa síndrome tem a duração de oito dias.

PARASSONIAS

Se caracteriza por alteração do despertar apresentando disfunções da transição sono vigia.

    • Sonambulismo; o indivíduo deambula em quanto dormi, é comum na adolescência

    • Soniloquio; falar ao dormir sem ter consciência, não se lembra no outro dia

    • Terror ou pavor noturno; o paciente acorda aos gritos, acompanhada de medo, taquicardia, não se recordando no dia seguinte

    • Paralisia do sono; paralisa todo o corpo no momento do sono

    • Bruxismo durante o sono o paciente range vigorosamente os dentes, apresentando no dia seguinte, cefaleia e sono de qualidade

    • Diurese noturna; estar relacionada a diversos fatores como, conflitos emocionais, medo, divorcio dos pais, medo, nessa síndrome a um relaxamento dos esfíncteres

    • Pesadelos está associado na maioria das vezes com conflitos emocionais, preocupação, tensão, medo.

SÍNDROME DO AVANÇO DO SONO

Mais comum em idosos, o paciente dormi antes das 20:00 horas e acorda de madrugada e não consegue mais dormi, não sabe ao certo mais se associam a fatores psicológicos e socioculturais (DALGALARRONDO).

TRATAMENTO

O tratamento não farmacológico está incluso a higiene do sono e a terapia cognitiva.

Relacionado a higiene do sono, os pacientes serão orientados a realizar exercícios físicos, durante a manhã ou à tarde, se alimentar de alimentos leves durante a noite, evitar fumar, usar álcool e bebidas que contenha cafeína.

AS terapias tem sido um tratamento cada vez mais eficaz no tratamento da insônia, as mais usadas são; relaxamento muscular, meditação, ioga, chá de maracujá e capim santo (MONTIM,2000).

RESULTADOS ESPERADOS

Dentro da linha de ação XII, foi sugerido aos colegas do 8 período de enfermagem, divulgar através das redes sociais a importância da alimentação saudável, do que causa a insônia e como os tratamentos não farmacológico pode ajudar o paciente a ter uma boa qualidade de sono.

A proposta as colegas foi que divulgasse com vídeos, áudios, enfim não tinha um padrão certo, foi deixado claro que poderiam usar da criatividade, mais que não fosse desviado o foco, que os internautas conseguissem entender o verdadeiro motivo daquela divulgação.

Os meus resultados esperados foram positivos, os colegas divulgaram a linha da ação XII, foi usado a criatividade conforme esperado, foi passado o conhecimento a frente, onde foi falo nas redes sociais sobre alimentação e insônia.