Aprendendo língua portuguesa em rede...

 

Então, o que significa mesmo ensinar a língua que já sabemos (falamos desde que nascemos a língua que aprendemos na escola)? Ensinar a língua ou ensinar o que se diz sobre ela (regras, nomenclaturas...)?

Inscrevo-me na opção de ensinar a língua. Vejo a linguagem como uma forma de produção (constante) de sentidos. Daí, ensinar a língua é promover situações que permitam a reflexão sobre a linguagem nos seus diferentes contextos de uso. Isto é, ler e discutir, produzir textos e analisar a trama discursiva dos materiais lidos e elaborados.

Maria Isabel H. Dalla Zen

A proposta: construir, com @s alun@s do curso normal - aproveitamento de estudos, alguns conhecimentos sobre a  língua portuguesa, a fim de qualificar a recepção e a produção de textos - orais e escritos - partindo da  análise linguística desses textos!

 E, também, utilizar alguns recursos que a web 2.0 disponibiliza para o trabalho colaborativo - prática essencial nesse momento em que se descortinam novos paradigmas para a educação!

Os encontros  ocorrerão no turno da tarde, na escola, em espaços que serão combinados antecipadamente: biblioteca, sala de audiovisual, laboratório de informática ... contemplando 4h  por semana...

Há a previsão de 40 horas de trabalho colaborativo!

Os conteúdos previstos:

Aos poucos, criar um blog da turma, para que os conteúdos e os trabalhos desenvolvidos durante o curso e as práticas de ensino  sejam partilhados...

Encontros: