Apresentação
Add Headings and they will appear in your table of contents.
A educação para os meios começa com a sua incorporação na fase de alfabetização. Alfabetizar-se não consiste só em conscientizar os códigos da língua falada e escrita, mas dos códigos de todas as linguagens do homem atual e da sua interação (grifo meu). A criança, ao chegar à escola, já sabe ler histórias complexas, como uma telenovela, com mais de trinta personagens e cenários diferentes. Essas habilidades são praticamente ignoradas pela escola, que, no máximo, utiliza a imagem e a música como suporte para facilitar a compreensão da linguagem falada e escrita, mas não pelo seu intrínseco valor. As crianças precisam desenvolver mais conscientemente o conhecimento e prática da imagem fixa, em movimento, da imagem sonora ... e fazer isso parte do aprendizado central e não marginal. Aprender a ver mais abertamente, o que já estão acostumadas a ver, mas que não costumam perceber com mais profundidade (como os programas de televisão).
José Manuel Moran, As mídias na educação
E aqui vou eu, mais uma vez... ;)
A ideia é partilhar com alun@s do Curso Normal algumas práticas com o uso de mídias.
Para início de conversa, as minhocas:
É possível trazer as mídias - jornal, vídeo, televisão, rádio, Internet - para as aulas dos anos iniciais do ensino fundamental?
É necessário o uso dessas mídas nas aulas? Por quê?
Quando usá-las?
Como usá-las?
Para que usá-las?
A favor de que ou de quem?
É fundamental, penso, que as futuras professoras reflitam sobre essas questões e vivenciem experiências que impliquem a construção do conhecimento usando as mídias disponíveis na escola e que circulam na sociedade.
A partir dessas vivências, comecem a ousar e inserir, nas práticas, essas ferramentas.
Por isso, propus as oficinas!
Então, mãos à obra!