Os mamíferos compreendem o homem, o macaco, o boi, o cachorro, o gato, a baleia, o morcego etc..
A principal característica dos mamíferos é a presença de glândulas mamárias nas fêmeas, daí o nome que receberam (do latim: mamma = mama, teta: feros = portador).
Outra característica importante nos mamíferos é a presença de pêlos recobrindo o corpo.
Além das glândulas mamárias, os mamíferos possuem outras glândulas, que não as sebáceas, as sudoríparas, as lacrimais e as odoríferas.
Todos os mamíferos são homeotermos e têm respiração pulmonar, inclusive os aquáticos como a baleia, o golfinho e o peixe-boi.
Uma outra característica importante nos mamíferos é a presença do diafragma (músculos que separa o tórax do abdômen, cujos movimentos relacionam-se com a entrada de ar nos pulmões e com sua saída).
Os mamíferos são animais vivíparos (as fêmeas parem as crias já completamente formadas) e com fecundação interna.
O coração é dividido em quatro câmaras (duas aurículas e dois ventrículos), não ocorrendo mistura entre o sangue venoso e o sangue arterial.
O sucesso dos mamíferos
A grande vantagem apresentada pelos mamíferos é a capacidade das fêmeas gerarem seus filhotes dentro do ventre. E isso só se tornou possível para os mamíferos porque neles as fêmeas possuem um órgão chamado útero, em cujo interior de desenvolve um embrião. No útero também se forma a placenta, que faz a ligação entre o filho e a mãe. A placenta permite ao embrião nutrir-se e respirar dentro do ventre da mãe, através do sangue dela. Depois que o filhote nasce, a placenta é expelida (eliminada) pela mãe.
Disponível em <http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos3.html>