Nota 1 = Prova 1 + Atividade 1
Nota 2 = (Prova 2 + Seminário)/2 + Atividade 2
Média (Nota 1 + Nota 2)/2
- Os alunos que ficarem com média abaixo de 7 precisarão fazer prova final.
- Para quem precisar fazer prova final, será aprovado quem ficar com nova média 5 após a atribuição da nota da prova final, calculada da seguinte maneira:
Média após final = (Média + Prova final)/2
- Na prática, se você for pra final e que saber de quanto precisa pra ser aprovado basta calcular 10-Média.
Prova 1: Todos os assuntos vistos até a data da prova
Prova 2: Todos os assuntos vistos após a Prova 1
Prova final: Todos os assuntos da disciplina
- Na dúvida observe o menu Programação.
Perguntas e respostas mais frequentes:
- Professor, devo estudar apenas pelos slides? Não. Devido ao risco alto baixo desempenho, não recomendo. São disponibilizados outros materiais como apostilas, livros digitais, links para notícias e vídeos.
- Posso fazer prova de segunda chamada, caso tenha perdido uma das provas? Sim. Comunique a ausência e combine comigo uma nova data. Mas é recomendável apenas no caso de real necessidade.
- Professor, qual o assunto da prova? Observe o tópico acima.
- Professor, a prova pode ser feita em dupla? A prova é individual é sem consulta.
- Professor, como é a prova? Tanto a Prova 1 quanto a Prova 2 poderão ter questões de 3 tipos: totalmente aberta (do tipo discursiva), com questões objetivas de múltipla escolha (do tipo ABCDE), ou questões verdadeiro ou falso (mas quando esse tipo acontecer, sempre solicito que justifique o motivo de ter assinalado a questão como falsa).
- Professor, dá tempo de eu estudar na noite anterior ao dia da prova? Não recomendo de jeito nenhum! Estude aos pouquinhos ao longo da disciplina e deixe para fazer uma revisão final na véspera da prova.
- Professor, posso entregar as atividades online fora do prazo? Não. Elas são disponibilizadas com antecedência justamente para que se tenha tempo de sobra para fazê-las.
O seminário consiste numa apresentação de um tema, previamente escolhido e sorteado pelo professor. Recomendo se preparar previamente, fazendo vasta pesquisa sobre assunto. Cabe ressaltar que todos os temas possuem muito material que pode ser utilizado como fonte de pesquisa, em livros e sites de Internet.
A avaliação do seminário terá um componente relativo ao grupo e outro relativo ao desempenho individual. Mas todas as equipes deverão entregar uma semana antes da sua apresentação do Seminário:
1) Texto resumo de até 4 páginas sobre o tema, para ser disponibilizado para toda turma em formato digital no site da disciplina
2) Apresentação de slides em formato PPT (aquele típico do Powerpoint), para ser disponibilizado para toda turma em formato digital no site da disciplina. Deverá ser a mesma apresentação utilizada no dia do seminário, no formato sugerido no arquivo no final dessa página.
3) Link para vídeo selecionado para exibição no dia da apresentação.
ORIENTAÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO SEMINÁRIO
O objetivo da formação profissional é fornecer competências e habilidades aos futuros profissionais e/ou em sua formação continuada. O seminário cumpre essa função, pois é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate. Assim, busca capacitar os estudantes na busca de informações com autonomia, ele não é feito somente para o professor, mas essencialmente para os alunos, para que aprendam a fazer pesquisa, competência necessária a qualquer bom profissional.
O seminário não é uma leitura de um texto, mas sim uma troca de ideias entre quem apresenta e quem assiste. Geralmente os organizadores apresentam um tema com o apoio de um texto distribuído entre os colegas ou usa o recurso de slides recortes de revistas ou jornais, vídeos, entre outros.
1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
Nosso seminário será realizado em grupo. Quando é feito dessa forma, espera-se que o assunto seja dividido em subtemas (temas menores) e cada aluno fique responsável por um deles ou todos falam sobre eles. É possível, ainda, promover um debate envolvendo toda a classe. Desse modo, um seminário é composto pelo professor (que avalia), pelo grupo expositor (quem prepara o seminário) e pelo grupo comentador (demais alunos da classe que possuem a função de questionar, criticar e aprofundar a abordagem apresentada pelo grupo expositor).
a) Os alunos deverão entregar uma síntese escrita sobre o tema, a ser disponibilizado no site da disciplina como material de estudo para a segunda prova. Os recursos audiovisuais utilizados (slides, vídeos, textos, etc.) também deverão ser entregues para disponibilizar para toda a turma no site da disciplina.
b) Para complementar os conteúdos das apresentações, as equipes poderão trazer vídeos, realizar dinâmicas envolvendo toda a turma, fazer encenações, etc., desde que estes não substituam a apresentação do conteúdo do seminário, sendo tratados como uma complementação.
c) Espera-se que os conteúdos cubram além dos conceitos relacionado ao tema do seminário, problemas relacionados ao tema, tipos, classificações e exemplos sobre a aplicação nas empresas.
d) O professor pode e deve ser consultado previamente sobre dúvidas quanto à preparação do seminário (quais conteúdos incluir, estrutura, forma de apresentação, etc.).
2. FORMAS DE AVALIAÇÃO DO SEMINÁRIO
- Três itens serão avaliados: texto com um resumo sobre o assunto (até 4 páginas), apresentação do seminário e interação com a plateia.
- Serão avaliados o conteúdo, o planejamento equilibrado, a sequência e encadeamento do assunto, à adequação da matéria com o grau de conhecimento da classe, a seleção da matéria em quantidade e qualidade, a exposição oral (controle da turma, voz, vocabulário, relacionamento com a classe e segurança), a seleção e uso de dispositivos didáticos (quadro, e equipamentos eletrônicos, entre outros) e material didático (ilustrações e texto roteiro para os colegas, etc.).
- Em princípio será atribuída uma nota única para o grupo. Mas o desempenho individual excepcional poderá ser bonificado individualmente. Da mesma forma, uma clara demonstração de descaso com a equipe, despreparo ou falta no dia da apresentação, pode gerar uma penalidade individual.
Referência
Adaptado de: http://omar.pro.br/modules/articles/article.php?id=19
DICAS DE APRESENTAÇÃO
- As equipes não devem ficar estudando a apresentação durante o seminário dos colegas.
- Estude previamente o assunto.
- Baixar um conjunto de slides prontos na Internet sem estudar o assunto faz a apresentação parecer vazia, já que você não conhece as fontes utilizadas para se construir os slides, nem a intenção em se ter colocado cada tópico.
- Todos os integrantes da equipe devem conhecer bem seus slides, mesmo os que serão apresentados pelos colegas.
- A apresentação deve ser feita para a turma e não para o professor. Na sua apresentação, trate o professor como mais um espectador.
- Olhe para a plateia. Não fique olhando para baixo durante a apresentação. Evite ficar de costas para a plateia, mesmo quando estiver apontando algo no quadro ou nos slides.
- Vista-se adequadamente. Evite usar boné ou bermuda no dia da apresentação.
- Tente focar naquilo que os seus colegas de turma precisam aprender sobre o tema.
- Durante a apresentação o professor estará avaliando a equipe que está à frente do seminário. Então, esse não é o momento para os integrantes das outras equipes ficarem tirando dúvidas sobre seus temas. Faça isso antes da data do seminário.
- Uma boa forma de prender a atenção da sua plateia, no caso seus colegas, procure interagir durante a apresentação. Uma boa forma para isso é fazer questionamentos para a turma durante a apresentação.
- Qualquer integrante deve estar preparado para substituir um colega faltoso, numa eventualidade. Recomenda-se, portanto, que todos estudem o trabalho por completo.
- Evite carregar consigo uma folha de papel com os tópicos de sua apresentação, também conhecida como "cola" ou "fila". É para isso que servem os slides, para guiar você durante a apresentação de forma organizada, além de ilustrar os elementos da apresentação. Essas "colas" costumam ser mal vistas por serem confundidas com despreparo do apresentador.
- Se tiver dúvidas quanto a qualquer aspecto da apresentação, procure o professor. Aproveite para mostrar seus slides com antecedência para que o professor possa opinar.
- Há pessoas que se sentem mais seguros fazendo um ensaio. Se preferir, use esse recurso. Costuma ser muito bom para garantir que não extrapole o tempo de apresentação.
- Tente não ficar parado como um robô. A movimentação e a gesticulação são coisas que fazemos naturalmente quando nos comunicamos. A linguagem corporal é um componente importante da comunicação.
QUANTO AOS SLIDES
- Faça um bom contraste entre a fonte e o fundo. Se optar por usar uma fonte de cor escura, use um fundo claro. Se optar por uma fonte clara, escolha uma cor de fundo escuro.
- Não utilize fontes de tamanho muito pequeno, de forma que comprometa a leitura do conteúdo.
- Não encha cada um dos slides com muito texto. Isso tende à levar à leitura do slide tanto pelo apresentador quanto pela plateia, o que torna cansativo. Prefira usar tópicos e explicá-los bem.
- Quando apresentar citações, não esqueça de indicar a fonte.
- Está sendo sugerido um modelo de slides, com um visual bem discreto. Você pode optar por usá-lo, se preferir. Ele foi montado com um fundo claro e uma fonte escura, apresenta as logomarcas da UFRPE e do CODAI, além de apresentar alguns dos principais tópicos que são utilizados neste tipo de apresentação.
- Os slides devem ser disponibilizados para o professor com antecedência para serem postados no site da disciplina para os demais alunos. Lembrem que a segunda prova será com questões extraídas dos seminários.
(1) Recrutamento de pessoas
MANHÃ TARDE
Erick Yasmim Williane
Lucas Henrique Israel Luiz
Gislene Matthews Victor
Ana Clara Gabriel
(2) Seleção de pessoas
MANHÃ TARDE
Ingrid Thuane Washington Severino Ramos
Emily Nascimento Mércia Maria de Melo Silva
Jaqueline Estefany Pedro Batista de Lima Júnior
Celeste Farias Lucivan de Moura Gonçalves
Estela Vitória
(3) Integração e socialização de pessoas
MANHÃ TARDE
Edjane Vitória Bezerra de Lima
Ana Vitória Maria de Santana
Fabiana Margarida Alves
Tarciana Maria Vitória
Marcos
(4) Treinamento e desenvolvimento de pessoas
MANHÃ TARDE
Adna Wedila
Kassandra Mayara
Emily Camille Sabrina
Andresa Adrielly
Graziele Daniel
(5) Manter pessoas
MANHÃ TARDE
Sidney Santiago Cícero
Diêgo Lins Edvan
Daniel Alves Everton
Livson Wanderson
Jefferson
(6) Recompensar pessoas
MANHÃ TARDE
Carlos Daniel Anny Kalinne
João Lucas Karynne Matos
Vitória Valesca Paulo Vitor
Lucas Sebastião Maria Eduarda
(7) Avaliar pessoas
MANHÃ TARDE
Gisele Maria Raissa
Mayara Rebeka Marisa
Ricardo Antônio Elaine
Kelle
Mércia Nogueira
(8) Monitorar pessoas
MANHÃ TARDE
Angela
Amanda
José Vinícius
Laryssa
Joyce