57) ARGAMASSA EXPANSIVA


Desmonte de um grande bloco em pedaços

Detalhe de como funciona

A argamassa expansiva para demolição controlada de rochas

A argamassa expansiva já foi usada com chumbadores de minas subterrâneas. Depois substituída pela resina química, que tem o endurecimento mais rápido.

O FRACT.AG é um cal expansivo, chamado comumente de Argamassa Expansiva, para o corte de rochas de qualquer tipo, como também para demolição de betões e blocos de cimento.

1) O QUE É ARGAMASSA EXPANSIVA :

É um cal expansivo, que funciona através de reação química que ocorre quando é misturado com uma quantidade exata de água ( 30% do peso do produto).

Esta reação causa a dilatação da mistura, que aumenta o seu volume inicial em até 4 (quatro) vezes, aplicando uma pressão de até 8000 ton/m2 na superfície dos furos onde é colocado a argamassa expansiva.

Esta enorme quantidade de energia desenvolvida é liberada de modo progressivo e gradual, eliminando completamente todos os perigos e limitações que são típicas do uso de explosivos.

O corte de rochas de qualquer tipo demolição de betões e blocos de cimento.

O uso diário da argamassa expansiva permite desenvolver técnicas de trabalho modernas e inovadoras, com uma diminuição drástica no volume de perda de matéria prima, como também no acúmulo de detritos no local de trabalho, gerando com isso vantagens econômicas excepcionais

2) USO DO FRACT.AG® EM PÓ :

2.1) Colocar 1,5 litros de água em um recipiente de plástico a boca larga onde será feita a mistura.

2.2) Despejar lentamente o conteúdo de um saquinho (5 Kg) de FRACT.AG®, misturando o pó com a água até obter uma mistura fluida e homogênea

2.3) Despejar a mistura dentro dos furos (minas) já limpos e assoprados.

- esta operação deve ser realizada antes que se inicie a reação química (cerca de 10 minutos após a mistura)

- os furos (minas) não devem conter água nem sujeiras

- se a rocha for muito porosa ou a temperatura estiver muito alta, umedecer os furos(minas) para abaixar a temperatura e obter as condições ideais de trabalho.

3) USO DA ARGAMASSA EXPANSIVA FRACT.AG® EM CARTUCHOS :

3.1) Encher um recipiente com água :

3.2) Retirar os cartuchos de FRACT.AG® da embalagem plástica, mergulhar em seguida no recipiente com água e esperar que absorvam a água necessária (mais ou menos 4-5 minutos) e, assim que a água parar de borbulhar, o FRACT.AG® estará pronto para o uso.

Obs: A água não deve conter óleo

3.3) Retirar os cartuchos do recipiente e introduzir nos furos , uma de cada vez e socar de modo que o cartucho fique bem compactado dentro do furo.

Embalagens: Estão em comércio cartuchos com 28 mm de diametro x 22 cm de comprimento que contém 200 gramas de produto, para utilizar em furos de 32/34 mm, cada caixa contem 100 cartuchos, úteis para cerca de 14/16 m de comprimento dos furos.

4) CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DO FRACT.AG® :

O tempo de reação doFRACT.AG® varia em função dos seguintes fatores:

  • temperatura ambiente;

  • diâmetro e distância entre os furos;

  • dureza e resistência entre os furos minas);

  • dureza e resistência do material a ser cortado;

  • tipo de argamassa expansiva.

O trabalho com a argamassa expansiva não é submetido a interrupções, necessárias quando se usam os explosivos, resultando em um aumento de produção e diminuição de mão-de-obra. Além disso, o FRACT.AG® não requer o uso de máquinas ou de mão-de-obra especializada.

Um dos aspectos mais interessantes do uso das argamassas expansivas é na extração de pedras ornamentais como mármores e granitos , é a sensível diminuição nos custos de produção . Tal redução baseia-se no total aproveitamento da matéria prima, devido ao fato que o corte ocorre sempre na linha que une o centro dos furos (minas) onde foi colocado a argamassa, não sendo alterada por falhas naturais da bancada (prancha) e o processo não causa microfissuras na superfície do corte, eliminando a perda de material. É evidente portanto a grande vantagem econômica do uso da argamassa do tipo FRACT.AG® .

A argamassa expansivsa a solução ideal em todos os casos de demolição em que o uso de explosivos, por razões de segurança , não podem ser utilizados e a única alternativa seria o uso de sistemas mecânicos

tradicionais, que são muitos caros e requerem muitas horas de trabalho. O FRACT.AG® não é perigoso, não polui, não explode, e portanto não produz detritos e não faz barulho algum. Para se utilizar o FRACT.AG® não é necessário

nenhum tipo de autorização, como no caso dos explosivos, e não requer nenhum cuidado para o seu armazenamento, exceto aqueles típicos de qualquer cimento e principalmente de evitar o contato com a água ou a umidade.

5) PREPARAÇÃO DA ROCHA PARA O CORTE :

Fazer uma série de furos (minas) na bancada ao longo da linha de corte estabelecida. A profundidade dos furos (minas) deve ser maior que a metade da pedra no caso de demolição e igual à altura da pedra quando se quer cortá - la **.

** Neste caso o furo (mina) deve ser mais curto alguns centímetros para evitar perda de produto pelo fundo.

Dependendo do tipo de pedra e do diâmetro dos furos, a distância entre as minas pode variar entre :

- 10 a 30 cm = corte de rochas ornamentais

- 20 a 50 cm = demolição de rochas

- 15 a 25 cm = demolição de concreto armado

- 40 a 50 cm = demolição de cimento

Os furos (minas) devem ter um diâmetro de 25 mm a 40 mm É aconselhável utilizar o FRACT.AG® em furos

(minas) de diâmetro menor possível para uma maior economia e aproveitamento no uso do produto.O consumo

estimado de FRACT.AG® pôr metro linear è de:

- broca de 30 mm. = 1,1 kg de FRACT.AG®

- broca de 32 mm. = 1,3 kg de FRACT.AG®

- broca de 34 mm. = 1,5 kg de FRACT.AG®

- broca de 38 mm. = 1,8 kg de FRACT.AG®

- broca de 40 mm. = 2,0 kg de FRACT.AG®

- broca de 45 mm. = 2,6 kg de FRACT.AG®

- broca de 50 mm. = 3,0 kg de FRACT.AG®

Muito Importante :

Nas primeiras vezes que se usa o FRACT.AG® e quando se deve fazer furos (minas) maiores consultar o fabricante.

6) Aviso importante para os usuários do Fract.AG:

O Fract.AG desenvolve calor depois da mistura com água.

O escaldamento rápido pode trazer uma expulsão violenta da boca dos furos por causa do vapor que se forma depois do enchimento dos furos.

O Fract.AG pode se rescaldar excessivamente se não utilizar o tipo de argamassa de acordo com o diâmetro dos furos e com a temperatura de utilizo ou se é utilizada água quente para a mistura do produto.

Por causa do raio solar a temperatura na superfície da rocha pode ser muito maior daquela interna dos furos. Nesta condição é possível que as expulsões violentas da boca do furo sejam só no início dos furos e não em profundidade.

Este efeito negativo ocorre mais na estação sem chuvas (estiva).

Se acontecer a primeira expulsão é possível que acontecerá por outras 3 4 vezes no mesmo furo e que se estenda aos furos vizinhos; recomenda-se portanto, de estar longe dos furos e usar os adequados dispositivos individuais de segurança ( sobretudo óculos ).

7) Recomendações contra a expulsão violenta do Fract.Ag dos furos :

- Escolher o tipo correto de Fract.Ag de acordo com a temperatura do ambiente, especialmente da rocha ou do concreto a ser demolido ou retirado.

- Evitar de expor a confecção de Fract.Ag em fontes de calor.ou radiação solar

- Misturar o Fract.Ag em recipientes com boca larga, de preferência metálicos.

- Não usar água quente para preparar o Fract.Ag (melhor se Inferior a 20°C)

- Fazendo a mistura manual não usar mais de dois sacos (10 Kg) por mistura.

- Misturar a massa energeticamente evitando a formação de grume (caroços).

- Se a argamassa Fract.Ag ficar muito densa, adicionar um poco de água na argamassa misturando rapidamente de modo que fique homogênea e fluída.

- Despejar nos furos a argamassa fluída rapidamente

- Encher até na boca dos furos, sem ultrapassar-las.

- Nos casos em que haver expulsão de massa devida a excessivo calor, pode-se introduzir no carregamento dos furos sucessivos um vergalhão de diametro proporcional ao furos.

- Não tapar os furos com tapos rígidos ou com materiais que podem endurecer, mais cobrir simplesmente com um pano úmido ou lona..

8) Medidas de segurança e prevenção:

- Fract.Ag é um Produto alcalino, o PH chega a 13 depois do contato com água e pode causar fortes irritações na pele e em particular nos olhos.

- Colocar sempre os óculos de segurança, luvas e máscara durante a manipulação, o preparo e o enchimento dos furos com Fract.Ag.

- Em lugares fechados como galeria (viadutos ou túneis) ou em minas, é indispensável colocar a máscara anti-pó.

- Por ao menos 2 horas não colocar o rosto e não ficar perto dos furos preenchidos sem os adequados dispositivos de

proteção individual. (luvas, mascaras e óculos de proteção)

- Manter longe dos furos enchidos com o Fract.Ag, pessoas que não são responsáveis pelo trabalho da área onde está sendo

aplicado o produto.

- Em caso de contato acidental dos olhos com Fract.Ag, não esfregar, mas fazer imediatamente lavagens oculares repetidas com água fria ou com produtos específicos e consultar um médico.

- Não colocar absolutamente a argamassa Fract.Ag em garrafas de vidros ou outros recipientes com boca muito estreita

- Manter fora do alcance das crianças

WWW.NARESI.COM