Relógio estelar

Introdução

Como você sabe, a esfera celeste (superfície imaginária na qual parecem estar “fixadas” todas as estrelas) tem um comportamento extremamente regular em seu aparente giro diário ao redor do eixo da Terra. Usaremos esta regularidade do aparente movimento da esfera celeste para construirmos um relógio estelar. Vamos apresentar uma orientação para que você construa um relógio, cujas horas serão lidas sobre um disco com as 24 horas nele desenhadas e pela ponta de um ponteiro móvel sobre a base na qual estão marcadas as 24 horas.

Um pouco de teoria:Como a esfera celeste realiza um movimento aparente de rotação ao redor da Terra e gasta 24 horas para dar uma volta completa, então, dividindo os 360 graus do círculo por 24 horas obtemos 15 graus para cada hora (sideral), que em boa aproximação aqui pode valer como a hora (média) dos relógios de pulso. Ou seja, a esfera celeste (ou o céu) “gira” 15 graus a cada hora ao redor da Terra. Nosso relógio estelar será bem simples, pois terá só um ponteiro e somente as linhas das horas inteiras e das meias horas, ou seja, ele não vai marcar minutos e segundos. 

Conclusão: Nesse experimento você irá aprender,como observar as horas a partir do Cruzeiro do Sul.

Materiais necessários

Estes sãos os matérias que iremos utilizar neste experimento.

Está é a foto do parafuso de 0,05mm que será usado para prender o centro do relógio estelar.

Passo 1

Esta é a foto do relógio estelar que está disponível neste site

Nesta foto mostramos todo o desenho perfeitamente.Concluímos que seria um pouco difícil de reproduzi-lo,portanto este está disponível no site que foi relatado acima.

Passo 2

Utilizando o papel cartão para tornar o nosso relógio mais resistente. Percebemos que se usarmos o papel por inteiro em que foi impresso o relógio cabem aproximadamente quatro relógios, porém  se cortamos podemos ver que podem ser fabricados mais de quatro relógios em um único papel.

Aqui no papel cartão será colado o papel que foi impresso o relógio estelar para adquirir uma certa resistência e depois recortado.

Passo 3

O próximo passo a ser feito depois do papel impresso do relógio estelar e colado no papel cartão, será dar forma ao nosso relógio.

 

Podemos observar como ficará o nosso relógio estelar.Porém só falta um detalhe que vai ser revelado na foto abaixo.

O que precisamos fazer agora é só retirar a tarja do meio do ponteiro,pois é aonde centralizaremos nossas estrelas.

Passo 4

O experimento está quase pronto.O único detalhe que falta é montar o relógio estelar, por isso que precisamos do parafuso para deixar as três partes no mesmo centro.

 

Aqui o nosso relógio ficará deste modo , importante saber que o disco que está desenhado os dias, horas, meses e o ponteiro precisão ficar presos no mesmo centro com o parafuso rosqueados.

Passo 5

Aqui o nosso experimento está pronto. Para Usá-lo basta identificar a constelação do Cruzeiro do Sul, ajustar o dia e e mes do disco giratório do relágio estelar para que ele fique na posição indicada no seu topo. Em seguida estica-se o braço segurando o relógio estelar pela sua base (mantenha o relógio sempre na vertical), na direção aproximada do pólo celeste sul e gira-se o ponteiro até que as duas estrelas do madeiro maior do Cruzeiro do Sul sejam visíveis através do recorte feito no "cabo"  do ponteiro. Quando estas duas estrelas ficarem visíveis dentro do referido recorte, então, o ponteiro do relógio estelar indicará, aproximadamente, a hora local.

Aqui podemos ver que o Cruzeiro do Sul,está centralizado.Marcando o mês:junho,dia:16 e hora:18:30.Porém ponteiro não precisa estar na vertical, claro.

Nessa foto o ponteiro está inclinado para a esquerda. Marcando o mês:agosto,dia:10 e hora:15h.