Comparação entre os volumes da Terra e da Lua (bi e tridimensionalmente)

Introdução

    Aparentemente a Lua e Sol têm os mesmos tamanhos, pelo menos parece quando olhamos os dois lá no céu.O  tamanho angular dos dois é quase o mesmo, mas isso porque a Lua está muito mais próxima da Terra do que o Sol.

Introdução:

   Vamos fazer a comparação entre os tamanhos da Terra e da Lua comparando seus discos. Sabendo que o diâmetro da Terra é 12.756 Km e que o da Lua é de 3.476 km, vamos reduzir ambos pela mesma proporção de tal forma que a Terra fique com, por exemplo, com 15 cm de diâmetro, consequentemente a Lua ficará com um disco de apenas 4,1 cm.

Conclusão: Nesse experimento você vai comparar, com materiais de baixo custo, os tamanhos da Terra e da Lua, bi e tridimensionalmente.

Materiais necessários

De cima pra baixo: papel cartão, rolo de papel alumínio, compasso, caneta hidrocor preta, jornal e régua.

Passo 1

Abra o compasso em 7,5 cm. Use a régua para isso. Com esta abertura vamos desenhar sobre uma folha de papel A4, um disco de 15 cm de diâmetro, que representará a Terra. Ao lado dele faça um disco de 4,1 cm de diâmetro, ou seja, use o compasso novamente e abra-o desta vez de 2,05 cm.

 

Aqui estamos fazendo a marcação da medida de 7,5 cm de raio, ou seja, o disco terá 15 cm de diâmetro, pois este é diâmetro da Terra na escala que adotamos.

Nessa foto estamos abrindo o compasso com 2,05 cm de raio para representar o disco da Lua.

Passo 2

Sobre uma folha A4 ou papel cart!ao, desenhe os dois discos, os quais representam o disco da Terra, com 15 cm de diâmetro e o da Lua, com 4,1 cm de diâmetro. Sugerimos passar a caneta hidrocor sobre os discos para dar maior visibilidade. Esta representa a comparação BIDIMENSIONAL dos tamanhos da Terra e da Lua. Alunos do ensino fundamental podem fazer e até recortar e depois pintar os discos que representam, na mesma escala, as proporções da Terra e da Lua. Caso queira visualizar tridimensionalmente ambas esferas, siga para o próximo passo.

Nesta foto mostramos os dois discos já com a caneta hidrocor passada sobre os discos para dar maior visibilidade.

Passo 3

Iniciamos agora a representação tridimensional da Terra e da Lua, em escala. Para fazer a bolinha correspondente à Lua, basta pegar uma folha grande de papel alumínio e amassar caoticamente enquanto vai dando a forma esférica para a mesma e ao mesmo tempo vai apertando até que ela fique do mesmo diâmetro que o disco da Lua, já desenhado. Vá colocando a bolinha da Lua sobre o seu disco até que a borda externa da bolinha coincida com o diâmetro do disco da Lua. .

Foto mostrando o processo de amassar o papel alumínio até dar a forma esférica com o diâmetro desejado.

Para fazer a esfera correspondente à Terra, primeiro devemos fazer uma bola com diâmetro maior do que o que queremos, mas com jornal velho. Posteriormente envolvemos esta bola de jornal com papel alum

Foto ilustrando como dar a forma esférica na bolinha que representa a Lua. Quanto mais tempo fizer o movimento circular com a mão sobre a esfera,mais lisa ela ficará. A bola da Terra é muito grande pa

Passo 4

Conclusão do experimento: Na foto abaixo mostramos as duas esferas (tridimensional) que representam a Terra e a Lua. Esta é uma forma bastante atraente para permitir a visualização de objetos astronômicos para as crianças.

Foto mostrando as a comparação tridimensional da Terra e da Lua.

A mesma foto da comparação da Terra e da Lua, porém um pouco mais de perto.