A MÍDIA PARTE I
Durante a divulgação de Bad, a publicação de excentricidades sobre a vida de Michaelimagem que se criou em torno de Jackson. Foi noticiado, por exemplo, que o astro tentou comprar os ossosJohn Merrick, o Homem Elefante. Que ele teria uma parte do próprio nariz, retirada em cirurgia plástica, conservada em uma jarra dentro de casa. Que dormia em uma câmara hiperbárica para retardar o envelhecimento.
Durante a época Bad Michael, andava constantemente com seu chimpanzé de estimação, Bubbles (chimpanzé), o que mostrava sua personalidade excêntrica. Outros animais do cantor também ficaram conhecidos, a jibóia Muscles (Músculos) e a Lhama (Loise).
Álbum lançado por Michael Jackson pela Epic em 1987 que figura como a última das três colaborações do cantor com o produtor Quincy Jones. Nos Anos 80, recebeu críticasimprensa e foi considerado pouco ousado na comparação com álbuns anteriores do astro. Em contrapartida, foi bem recebido pelo público e vendeu 26 milhões de cópias. Estreou no topo das paradas de sucesso em 25 países e permaneceu, durante algum tempo, como o segundo disco mais vendido da história.
Michael gravou o álbum em um período de três anos, se dedicando especialmente à composição. Nove das onze canções de severas da Bad são de autoria dele. Entre os colaboradores estão Stevie Wonder, com quem Jackson divide vocais na canção "Just Good Friends", e Siedah Garrett, que canta com ele em "I Just Can't Stop Loving You".
No álbum, Michael experimentou escrever sobre temas bem inusitados. Algumas letras geraram polêmica. Em Smooth Criminal, o astro relata a história de uma mulher vítima de violência sexual. Já "Dirty Diana" fala das groupies, jovens que tentam cultivar intimidadeídolos em troca de fama e dinheiro. Muitos acreditavam que a Diana da canção era, na verdade, Diana Ross, com quem Jackson tinha cultivado amizade no passado e havia se distanciado.
Um recorde de nove canções foram lançadas como compacto durante a divulgação de Bad. Cinco delas chegaram à primeira posição nos Estados Unidos: "I Just Can't Stop Loving You", "Bad", "The Way You Make Me Feel", "Man in the Mirror" e "Dirty Diana". Foi a primeira vez que um artista colocou cinco músicas de um mesmo álbum em primeiro lugar. Uma sexta canção, "Another Part Of Me", ainda chegou ao topo da lista de black music.
O primeiro vídeo filmado para promover o álbum foi da faixa-título, "Bad". O curta-metragemMartin Scorsese e conta com a participação de Wesley Snipes. Quando o clipe estreou na televisão, em 31 de agosto de 1987, gerou grande controvércia, especialmente por causa das alterações na aparência do cantor. Michaelvídeos para faixas de Bad. Canções como "Smooth Criminal" e "Leave Me Alone" ganharam versões para a TV quando incluídas no musical Moonwalker, um longa-metragem lançado pelo astro em 1988.
Bad World Tour
Em setembro de 1987, Michael deu início à Bad World Tour, a primeira turnê mundial dele como artista solo, que passou em 15 países e atraiu 4,4 milhões de pessoas aos estádios - um recorde de público que seria superado pelo próprio Michael duas vezes, em 1992 e 1997.
Bad foi indicado ao Grammy, Michael inclusive fez uma performance lendária no ano de 1988, onde cantou "The Way You Make Me Feel" e "Man In The Mirror". Ele não ganhou nenhum prêmio, o que gerou revolta no cantor. "Eles julgaram minha aparência, não minha música."
Na época, as alterações na aparência de Michael eram visíveis e geravam muita polêmica. Os jornais especulavam sobre dezenas cirurgias plásticas, apesar do astro confirmar apenas duas, e possíveis razões para a mudança na cor da pele dele, que estava branca. Especialistas acreditavam que Michael teria se submetido a um tratamento intensivo com hidroquinona, uma substância capaz de clarear a pele. Em 1993, durante entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, Jackson afirmou sofrer de vitiligo, uma doença autoimune não contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação da pele.
Devido as suas supostas excentricidades, Michael ganhou o apelido ‘Wacko Jacko’ (jacko esquisito), do tablóide The Sun (na minha opinião de fã, o pior jornal do mundo). Vegetariano, Michael supostamente tinha horror a refrigerantes artificiais, apesar de ter feito uma campanha publicitária milionária para a Pepsi.
Moonwalker
Em 1988, o cantor lançou a autobiografia Moonwalk e o filme Moonwalker, dirigido essencialmente por Jerry Kramer, que continha os videoclipes de "Smooth Criminal" e "Leave Me Alone". O longa-metragem ainda deu origem a um jogo de videogame de mesmo nome para fliperamas, Sega Mega Drive e Sega Master System. Jackson ganhou um Grammy pelo videoclipe de "Leave Me Alone" em 1989.
Bad foi a última colaboração de Jackson com o produtor Quincy Jones.