OFF THE WALL
A ERA THRILLER
Em 1977, o jovem Michael aproveitou o sucesso musical para se arriscar nas telas de cinema. Ele estrelou o musical The Wiz, com Diana Ross. Foi nesta época que conheceu Quincy Jones, que seria o produtor de seu primeiro álbum solo.
O disco, entitulado Off the Wall, foi um grande sucesso no mundo todo: conseguiu quatro músicas no topo das paradas nos EUA e vendeu cerca de 11 milhões de cópias.
Michael começou a gravar Off the Wall durante a primavera norte-americana de 1978. Com a produção de Quincy Jones, Jackson selecionou dez canções que deram forma ao primeiro álbum solo lançado por ele em idade adulta. Off The Wall causou furor entre o público e a mídia especializada. A mistura de black music e disco do álbum tornou-se referência nos anos que se seguiram. Michael ganhou seu primeiro Grammy com o compacto de "Don't Stop 'Til You Get Enough", uma canção escrita e produzida por ele. Foram dois anos de constante exposição no rádio e na televisão. Foi a primeira vez que um artista colocou quatro canções de um mesmo álbum entre as dez mais tocadas tanto no Reino Unido quando nos Estados Unidos. Em 1980, Off The Wall já era o álbum de black music mais vendido da história. Os números chegam, atualmente, a 25 milhõess de cópias.
Apesar de ter vendido com um único álbum solo mais do que os Jacksons haviam conseguido na carreira de 11 anos, Michael resolveu continuar com os irmãos, atendendo a pedidos da mãe.
Mas foi em 1982 que a glória realmente bateu às portas do Michael. Michael Jackson lançou o disco Thriller, o mais vendido do mundo em todos os tempos, com mais de 50 milhões de álbuns comercializadas.
Diante do sucesso, ele resolveu usar os clipes - ou pequenos filmes, como ele chamava - para divulgar suas canções. Para isso, usou a tecnologia mais avançada na produção dos efeitos especiais
Em 1983, no aniversário de 25 anos da Motown, Michael criou a dança "moonwalk". A performance solitária comprovou seu destino como um superstar. Em 1984, Michael firmou um recorde de oito Grammys em uma noite, pelo seu trabalho no álbum Thriller, que ainda lhe rendeu sete American Music Award, 37 semanas na primeira posição dos discos mais vendidos nos Estados Unidos e inacreditáveis dois anos tocando nas rádios sem parar.
Thriller é atualmente o álbum mais vendido da história, com mais de 106 milhões de cópias vendidas no mundo. Nos dois anos que se seguiram ao lançamento, o álbum foi a maior sensação da América, influenciando não somente a música, como também a dança, a modatelevisão. Thriller chegou à primeira posição entre os mais vendidos dos Estados Unido.
Thriller foi também um marco na luta contra a discriminação racial na indústria fonográfica. Jackson tornou-se o primeiro artista negro cuja música estava no ar na MTV, com o videoclipe de "Billie Jean", dirigido por Steve Baron. A canção "Beat It", que tinha participação do guitarrista Eddie Van Halen, fez rádios de rock, na época orientadas a um público essencialmente branco, tocarem a canção de um negro; e fez rádios de black musicrock. Um feito inédito até então.