Resultados do censo das Águias-pesqueiras

Post date: Jan 25, 2015 4:23:37 PM

Ontem, 17 colaboradores voluntários (mencionados no "post" anterior), recensearam Águias-pesqueiras (Pandion haliaetus) por toda a Ria de Aveiro, Pateira de Fermentelos e ainda Lagoa e Barrinha de Mira. Este censo foi integrado numa actividade a nível nacional que envolveu mais de 100 voluntários cuja iniciativa decorreu de uma discussão sobre esta espécie em Portugal no forum Aves. É um único exemplo que conheço de "citizen science" cuja iniciativa foi dos próprios cidadãos.

Até agora pouco ou nada se sabia sobre o número de indivíduos invernantes desta espécie em Portugal, mas observações não sistemáticas sugeriam fortemente que este número estava a aumentar, provavelmente devido a acções de conservação nos locais de nidificação (que têm tido bastante sucesso). Esta iniciativa serviu para colmatar esta lacuna, pois esta espécie não é devidamente recenseada durante as contagens de aves aquáticas invernantes, nem por outros censos regulares, exigindo um esforço dirigido.

A contagem na Ria de Aveiro, Pateira e Mira resultou em 13-15 Águias-pesqueiras, em que a grande maioria estava presente na zona central da Ria, junto à cidade de Aveiro e entre o Baixo Vouga e São Jacinto. A incerteza dos números deriva de detecções distanciadas por tempo ou espaço que não permitiram averiguar se se tratavam dos mesmos indivíduos ou de indivíduos diferentes. Este número de aves deve ser considerado o mínimo que ocorre nesta região, pois alguns grupos de observadores não possuíam o material óptico ideal nem uma experiência vasta com esta espécie. Adicionalmente, o facto de a maré estar vazia durante grande parte do censo poderá ter diminuído a probabilidade de detecção. Isto porque muitas aves pousam no solo nestas condições, para se alimentar e descansar, ficando assim fora do campo visual. De facto, algumas aves conhecidas dos observadores mais experientes não foram detectadas durante este censo.

A nível nacional, o número de aves foi de 71-80, o que faz da Ria de Aveiro um local importante para a invernada desta espécie. Mas o mais importante é que este censo se repita regularmente por forma a se detectar alterações das populações (abundância, distribuição) e averiguar possíveis causas.

Durante o censo das Águias-pesqueiras, foram ainda detectados cerca de cinco Falcões-peregrinus (Falco peregrinus), 21 Patos-brancos (T. tadorna), uma Águia-calçada (Aquila pennata) e várias dezenas de Garças-branca-grande (Casmerodius albus), entre muitas outras espécies. No geral, foi uma actividade muito agradável num dia quase primaveril!

Agradeço a todos os que colaboraram e em especial ao Pedro Moreira, Pedro Ribeiro e Tim van Nus, que me ajudaram a organizar o censo nesta região e que detectaram a maior parte das aves!

Júlio M. Neto