Post date: Aug 18, 2012 6:35:36 PM
Hoje, com a ajuda do PQT e SM e o apoio logístico da BioRia, realizei a primeira sessão de anilhagem em Salreu do ano no âmbito do programa "Ciência Viva no Verão". Esta sessão é organizada pela APAA (Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves). A BioRia, que também tinha uma actividade para a Ciência Viva neste dia, proporcionou o transporte dos participantes (10) para o local, enquanto nós permitimos que os participantes na actividade da BioRia (que fizeram o percurso de Salreu) nos visitassem e tivessem um primeiro contacto com a anilhagem. Foi um arranjo que correu bem e poderá ser realizado de novo no futuro.
A anilhagem propriamente dita também correu muito bem. Foram capturadas 36 aves de 12 espécies e os participantes aparentemente gostaram muito e aprenderam algo sobre este método científico e suas aplicações. As aves capturadas foram as seguintes (recapturas entre parênteses):
Acrocephalus scirpaceus 10 (3)
Euplectes afer 2
Ficedula hypoleuca 1
Hippolais polyglotta 2
Hirundo rustica 4
Locustella luscinioides 1 (1)
Locustella naevia 4
Parus caeruleus 1
Phylloscopus ibericus 1
Phylloscopus trochilus 2 (1)
Riparia riparia 1
Sylvia atricapilla 1 (1)
A próxima sessão pública em Salreu realizar-se-à no dia 8 de Setembro; as inscrições devem ser efectuadas no site da Ciência Viva. No site da APAA estão descritas datas e locais de outras sessões abertas ao público, incluindo na nossa região (Pateira de Fermentelos).
Aproveito ainda para alertar para algumas espécies pouco comuns que têm sido observadas recentemente (nas últimas duas semanas) na região de Salreu: Rolieiro (pelo menos duas aves), Garça-branca-grande (pelo menos três aves), Cuco-rabilongo (um juvenil) e Cegonha negra (uma ave).
Inté
JMN