(1993)
• 29 x 41 cm
• Grafite sobre papel.
• Ficou incompleto porque perdi o interesse na fase final. Fiquei desmotivado por não alcançar o nível de qualidade que almejava. Usei como referência uma foto de revista. O casal é o ator Christopher Lambert e a atriz Andie MacDowell, quando ambos trabalharam em "Greystoke" (1984).
Grafite sobre papel. Ano: entre 1985 e 1995.
As bolinhas escuras são manchas amareladas causadas pelo tempo. O papel, embora seja apropriado para desenho, não devia ter tratamento adequado para suportar a passagem dos anos.
Grafite sobre papel. Deve ser da década de 1980.
Faz parte dos vários rostos que fiz naquela época e que fiquei entediado por desenhá-los. Ocorre que, por nunca ter tido aulas de desenho, a forma como eu desenhava não era profissional, isso foi causando, com o passar dos anos, fortes doses de enfado.
Grafite sobre papel. Ano: 1989 ou 1990. Retrato de uma colega de trabalho. Ela insistiu para que eu a desenhasse. Eu não queria, estava desmotivado. Por fim, para não deixá-la triste, decidi iniciar o desenho. Só fiz o esboço. Aumentei o contraste no photoshop. Desconfio de que ela estava apaixonada por mim, mas como eu não a achava bonita (era loira e muito magra, gosto das fofas), não dei atenção e ela desistiu dos assédios.
Uns 12 anos depois, outra colega de trabalho, desta vez uma mãe solteira negra, que também parecia estar apaixonada por mim, insistiu para que eu a desenhasse. Ela me emprestou uma foto dela quando era criança. Comecei o desenho, logo fiquei desanimado, parei o desenho e devolvi a foto.
Passou mais alguns anos, acho que por volta de 2005 ou 2008, comecei a desenhar o retrato da filha de uma colega de trabalho da minha irmã. Também ficou apenas no esboço. Nunca terminei, e este estava ficando muito parecido com a garota.
Ano: 1983 • 32 x 23 cm • Óleo sobre papel.
Pela segunda vez tentei pintar a óleo. Resultado pífio. Não tinha a mínima ideia sobre qual local do rosto deveria pintar primeiro. Observe como está horrível o cabelo. Pintei sobre papel porque não tinha dinheiro para comprar tela.
Ano: 1986 • 22 x 38 cm • Grafite sobre papel.
Quando iniciei este desenho acreditava que ele ficaria muito bom, mas quando comecei a ter dificuldades em fazer as dobras da roupa (não sabia acertar os pontos de luz e as sombras), fiquei desestimulado e o abandonei. Por ser original (não usei foto como referência), lembro que senti enorme dificuldade como posicionar os braços e as mãos dela. Hoje, lamento ter desistido.
Esta imagem acima e a outra abaixo são reproduções de fotos do filme "Cidadão Kane". Lápis sobre papel. Devo ter feito em alguma época entre os anos 2000 e 2010. Minha intenção era fazer a quadrinização do filme inteiro. Ou seja, seriam centenas (talvez milhares) de desenhos de tamanho reduzido. Acho que a minha ideia era fazer uma histórinha em quadrinhos (HQ) desse filme clássico. Nunca passou do esboço desses dois desenhos.
Este desenho é original, ou seja, não usei foto como referência. Por isso encontrei muita dificuldade em sua realização. Achei difícil saber onde fazer as sombras. As dobras da camisa e da calça também foram complicadas. Pena ter ficado inacabado. Desenhei em 1996. Mede: 39 x 29 cm. Usei grafite sobre papel.
Desenho feito em 1979. Retrato do ator Roger Moore (sempre achei o rosto dele muito bonito). O papel era inadequado: era de uso para fazer jornal; dá para ver os quadriculados que há no verso.
Desenho de 2013 • 42 x 29,5 cm • Grafite sobre papel.
• Após longuíssimo tempo sem desenhar, retornei com o retrato de duas pessoas pelas quais tenho profundo respeito e estima.
Moisés Esagüi é... Bem, é melhor clicar aqui que fica mais fácil. Deve ter sido por volta de abril ou junho de 2010 que, pesquisando sobre viagem astral na internet, encontrei os vídeos do Moisés no YouTube. Fiquei tocado pelo seu jeito pacífico, falar pausado e imenso conhecimento que transmitia, e a partir daquela época passei a acompanhar seu trabalho junto ao Centro de Estudos da Consciência (CEC). Até hoje nunca tive motivos para ficar decepcionado com ele. Clique aqui para comprar os livros dele.
Patrícia Cabral, nascida em 21 de fevereiro de 1986, é palestrante de assuntos espirituais e dedicada secretária do Moisés. Como é uma moça reservada, nada mais sei a respeito dela. Clique aqui para acessar o perfil dela no Facebook.
Este é apenas o esboço. O contraste foi exagerado para que você pudesse enxergar melhor. O rosto dela está alguns milímetros mais comprido. O olho direito (para quem olha; esquerdo dela) parece estar milímetros menor que o outro. Se eu fosse um desenhista dedicado, desenhasse todos os dias, não teria tantas dificuldades.
Nesta imagem dá para ver (muito mal) no canto inferior direito as figuras de Gandhi e Francisco de Assis, e lá no fundo a igreja que Francisco reconstruiu.
O desenho não passou do esboço inicial. Aumentei o contraste no photoshop.
Grafite sobre papel. Fiz apenas o esboço, bem fraquinho (aumentei o contraste no photoshop). Devo ter feito na década de 1990. O cenário é a famosa Curva do S da Av. Armando de Salles Oliveira, em Piracicaba (SP). Eu estava na área da minha casa (não existe mais, foi demolida), onde morei de 1972 a 2001 e esta é a visão que tínhamos da avenida. Amo este desenho, lastimo não o ter concluído.
Grafite e lápis de cor sobre papel.
Era para ser um retrato do prédio da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra e do jardim em frente. Localiza-se em Piracicaba (SP). Ficou incompleto porque é mais um desenho que não tive paciência para terminá-lo. Acho que foi em 2022 que esse imóvel — construído para ser a pinacoteca — deixou de ser a pinacoteca e passou acho que a ser depósito de documentos. Todas as obras de arte foram transferidas para o Engenho Central. A mudança — deve ter sido ideia do novo prefeito — causou intensos protestos dos artistas.
Site da pinacoteca: http://semac.piracicaba.sp.gov.br/pinacoteca/
Grafite e lápis de cor sobre papel. Devo ter começado a fazer esta paisagem original por volta do ano 1998. Como não usei nenhuma foto como referência, logo fiquei desanimado com a qualidade do desenho e o abandonei sem hesitar.
Grafite sobre papel. Devo ter começado este desenho na década de 1990 ou por volta de 2002. Fiz apenas o esboço, bem fraquinho, por isso está tão difícil de enxergar. É o retrato da atriz Romy Schneider; usei como referência uma foto de revista (propaganda do sabonete Lux). Sou apaixonado por esse ângulo difícil de desenhar.
Grafite sobre papel. Devo ter começado este desenho por volta de 2008. Fiz apenas o esboço, bem fraquinho, por isso está tão difícil de enxergar. É o retrato da psicóloga Chris Stroka.
(1996)
• 45 x 32 cm
• Grafite sobre papel.
• Este desenho pertence à fase em que fiz alguns desenhos de mulheres nuas.
Para desenhar o corpo nu usei como referência uma foto de modelo da Playboy, e a cabeça é de uma modelo fotográfico (foto de alguma revista feminina daquela época).
Grafite sobre papel. Este desenho de dois bailarinos foi iniciado para dar de presente para uma amiga que conheci na web. Ela nunca recebeu o desenho porque fiquei desanimado com o resultado e o abandonei.
Não sei o ano em que foi feito; penso que tenha sido entre 2008 e 2011.