O treinamento auditivo consiste num conjunto de estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar as habilidades auditivas, que são necessárias para a compreensão da fala.
(Musiek et al, 1998)
O sistema auditivo não é uma máquina, é um mecanismo, por isso necessita de treino e tempo para se adaptar a algo novo.
A partir do diagnóstico de Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) a terapia fonoaudiológica é imprescindível para corrigir e adequar as habilidades auditivas que se apresentarem alteradas.
A indicação do treinamento auditivo ocorre a critério da fonoaudióloga responsável e pode trazer inúmeros benefícios no processo terapêutico e na melhora do paciente, do ponto de vista do comportamento auditivo.
O treinamento auditivo consiste na rigorosa estimulação auditiva com o propósito de elucidar modificações fisiológicas nas vias auditivas do sistema nervoso central
O treinamento auditivo é indicado para quem?
O treinamento auditivo é indicado:
Neste sentido surge a necessidade da intervenção da fonoaudióloga para acompanhar o cliente em todo o processo de reabilitação realizando o levantamento das necessidades auditivas e estruturando o treinamento auditivo individual, lembrando que cada caso deve ser analisado com cuidado, pois cada indivíduo apresenta suas próprias características e cada organismo, uma maneira de adaptação.
Como o treinamento auditivo é realizado?
Procedimento: O treinamento auditivo consiste em treino de escuta, realizado por meio de estímulos auditivos específicos, verbais ou não-verbais, de forma desafiadora. Trata-se de uma forma de reabilitação auditiva intensiva com características individuais e realizada de forma personalizada.
O treinamento auditivo pode ser realizado de forma acusticamente controlado em cabine, ou também utilizando softwares específicos.
Tempo de duração: O tempo de duração do treinamento auditivo geralmente consiste em 10 sessões (desde que haja assiduidade). São realizadas sessões semanais de 40 minutos.