A avaliação audiológica pode ser realizada em crianças, adultos e idosos. O ideal é ser submetido à avaliação otorrinolaringológica antes da realização destes exames.
O objetivo da avaliação audiológica é averiguar a condução do som pelo sistema auditivo (periférico). É indicado quando há:
Audiometria Tonal
A audiometria tonal permite verificar o mínimo de intensidade (volume) necessário para o cliente ouvir o som fornecido, e a partir deste resultado, comparar com os parâmetros de normalidade (verificar se ouve adequadamente).
Procedimento: A audiometria tonal é realizada dentro da cabine audiométrica e o cliente ouvirá sons semelhantes a apitos (tons puros) por fones de ouvido.O cliente deve avisar quando ouvir estes sons (levantando a mão ou apertando um botão). Cada orelha é avaliada separadamente.
Tempo de duração: aproximadamente 20 a 30 minutos.
Entrega do resultado (laudo): no mesmo dia.
Logoaudiometria (Audiometria Vocal)
A logoaudiometria, também conhecida como audiometria vocal permite confirmar os resultados encontrados na audiometria tonal, no entanto, esta etapa é realizada com estímulos de fala.
Procedimento: A logoaudiometria também é realizada dentro da cabine audiométrica, por meio de fones de ouvidos, e serão fornecidos sons de fala (palavras).O cliente deve repetir as palavras que ouvir.
Tempo de duração: aproximadamente 20 minutos.
Entrega do resultado (laudo): no mesmo dia.
Observação
A audiometria tonal e logoaudiometria são avaliações complementares.
São procedimentos indolores (sem dor) e sugere-se fazer repouso auditivo, ou seja, não ficar exposto a sons muito fortes (festas, baladas, ouvir música alta com fones de ouvido, etc) por pelo menos 14 horas antes do exame.