Vetores

Na física, vetores são utilizados para representar grandezas físicas que necessitam de informações referentes a direção e sentido, para serem expressas de maneira completa quando especificadas.

Vetores podem ser representados por segmentos de reta orientados, os quais possuem módulo, direção e sentido definidos, sendo que, todo vetor pode ser especificado por duas informações, a sua origem, ou seja, onde o segmento orientado começa, e a sua extremidade, ou seja, onde o segmento de reta orientado termina.

Fig.1: Origem e extremidade de um vetor.


O módulo de um vetor é um número, o qual esta relacionado ao seu tamanho, ou seja, vetores que possuem maiores módulos, são representadas por segmentos de reta orientados maiores que os vetores que possuírem menores módulos.

Fig.2: Segmentos de reta orientados para representação de vetores em vermelho.

Quando escrevemos sobre vetores, utilizamos símbolos para representá-los, sendo estes letras do nosso alfabeto com uma pequena seta desenhada sobre as mesmas, conforme mostrado na figura acima, ou muitas vezes também a letra que representa o vetor é escrita em negrito e sem a seta em acima (Ex.: s, F, p, K, ...). Porém, quando escrevemos apenas sobre o módulo do vetor, podemos simplificar essa notação escrevendo normalmente apenas a letra que representa esse vetor, ou podemos também manter a pequena seta sobre a letra, mas para isso, acrescentamos barras entre esses símbolos, a fim de deixar claro que estamos escrevendo sobre o módulo do vetor, como por exemplo:

Exemplo de notação para representar o módulo do vetor V.


Embora módulos de vetores sejam apenas números, na maioria das vezes não podemos fazer uma operação direta com esses números a fim de realizarmos a soma ou a subtração de vetores, sendo necessário então recorrer a métodos gráficos para realizar tais operações, ou a utilização de ferramentas matemáticas como o Teorema de Pitágoras ou alguma outra ferramenta trigonométrica apropriada para tais operações. Assim como podemos somar dois vetores para obter um terceiro, também é possível realizar a decomposição de vetores, onde a partir de um vetor obtemos outros, utilizando para isso as ferramentas trigonométricas de seno e cosseno.

Os vetores podem ser positivos ou negativos, sendo que, quando temos dois vetores que possuem o mesmo módulo e direção, porém sentidos contrários, então podemos dizer que temos um vetor positivo e outro negativo, e que a única diferença entre eles, é o fato de possuírem orientações contrária. Esses dois vetores são denominados como vetores opostos.

Fig.3: Vetor N e o seu vetor oposto -N