Seno, Cosseno e Tangente

Seno, cosseno e tangente, são relações trigonométricas muito úteis no estudo da física, sendo utilizadas na obtenção de medidas de figuras que apresentem em sua geometria triângulos retângulos ou na decomposição de vetores por exemplo.

Tab.1: Valores de seno, cosseno e tangente dos ângulos mais comuns.

Sua utilização acontece quando se deseja descobrir o valor de um dos lados de um triângulo retângulo, sabendo-se inicialmente a medida de um outro lado qualquer desse triângulo, e de um dos seus ângulos agudos, além do ângulo de 90º.

Fig.1: Triângulo retângulo e suas medidas.

Seno: O valor do seno de um ângulo, equivale a divisão da medida do seu cateto oposto* pela medida da hipotenusa* do triângulo retângulo.

* Nota: Cateto oposto ao ângulo é o lado do triângulo que não é utilizado para formar esse ângulo. Já a hipotenusa é o lado maior do triângulo retângulo, ou seja, o lado oposto ao ângulo de 90º.

Para o triângulo da figura 1, são válidas as seguintes relações de seno:

Cosseno: O valor do cosseno de um ângulo, equivale a divisão da medida do seu cateto adjacente* pela medida da hipotenusa do triângulo retângulo.

* Nota: Cateto adjacente ao ângulo é o lado do triângulo que junto com a hipotenusa forma esse ângulo.

Para o triângulo da figura 1, são válidas as seguintes relações de cosseno:

Tangente: O valor da tangente de um ângulo, equivale a divisão da medida do seu cateto oposto pela medida do seu cateto adjacente.

Para o triângulo da figura 1, são válidas as seguintes relações de tangente: