Aceleração

A aceleração é uma grandeza física vetorial capaz de fazer com que ocorra uma variação na velocidade de algo que interaja com esta aceleração. Sendo que, uma aceleração resultante constante pode ser definida como a variação da velocidade, ou seja, velocidade final menos velocidade inicial, dividida pelo tempo necessário para que tal variação ocorresse. Por exemplo, se a partir do repouso, um corpo sofrer ação de uma aceleração resultante constante de 4m/s², isso faz com que a cada segundo a velocidade do corpo aumente 4m/s. Logo, após 1s sua velocidade será de 4m/s, após mais 1s, ou seja, 2s após o inicio do movimento, sua velocidade será de 8m/s, depois de 3s do inicio do movimento, sua velocidade será de 12m/s, e assim por diante.

Eq.1: Variação da velocidade.

Eq.2: Aceleração.

Em um MRUV, a aceleração ocorre na mesma direção da velocidade, sendo que, caso algo sofra ação de uma aceleração positiva, ocorrerá um aumento de sua velocidade. Por outro lado, caso algo sofra ação de uma aceleração negativa, ocorrerá uma redução da sua velocidade.

Nota: A orientação do espaço S define o sentido positivo para a velocidade v e a aceleração a.

Logo, se algo estiver realizando um movimento progressivo, este será um movimento acelerado para uma aceleração positiva, ou, um movimento retardado para uma aceleração negativa.

Fig.1: Aceleração positiva no MRUV progressivo.

Fig.2: Aceleração negativa no MRUV progressivo.

Já para algo em um movimento retrógrado, este será um movimento retardado para uma aceleração positiva, ou, um movimento acelerado para uma aceleração negativa.

Fig.3: Aceleração positiva no MRUV retrógrado.

Fig.4: Aceleração negativa no MRUV retrógrado.

Para algo em MCU, existe a ação de uma aceleração chamada de aceleração centrípeta, enquanto que, no MCUV, existe ação da aceleração centrípeta e de mais uma outra aceleração chamada de aceleração tangencial.

A unidade de medida de aceleração no Sistema Internacional é o metro dividido por segundo ao quadrado [m/s²].