Movimentos

Em física, frequentemente fazemos referencias ao tipo de movimento realizado por algo. Esses movimentos podem ser:

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU): É um movimento realizado por algo em linha reta, sem que ocorra variação de sua velocidade. Esse movimento pode ser um movimento progressivo, ou seja, com deslocamento no mesmo sentido da orientação do espaço, e consequentemente com velocidade positiva, ou, pode ser um movimento retrógrado, ou seja, com deslocamento no sentido contrário ao da orientação do espaço, e consequentemente com velocidade negativa.

Fig. 1: Carro se deslocando para a direita em um MRU progressivo.

Fig. 2: Carro se deslocando para a esquerda em um MRU retrógrado.


Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV): É um movimento realizado por algo em linha reta, podendo também ser progressivo ou retrógrado, porém neste movimento ocorre uma variação de velocidade com o passar do tempo, sendo esta variação a uma taxa constante, ou seja, aceleração constante. Esse movimento pode ser um movimento acelerado, no qual o módulo da velocidade aumenta com o tempo, ou pode ser um movimento retardado, no qual o módulo da velocidade diminui com o tempo.

Fig. 3: Carro se deslocando para a direita em um MRUV progressivo acelerado.

Fig. 4: Carro se deslocando para a direita em um MRUV progressivo retardado.


Embora nas figuras 3 e 4 foram exemplificados movimentos progressivos, o MRUV também pode ser um movimento retrógrado, no qual o movimento ocorre no sentido contrário ao da orientação do espaço.

Fig. 5: Carro se deslocando para a esquerda em um MRUV retrógrado acelerado.

Fig. 6: Carro se deslocando para a esquerda em um MRUV retrógrado retardado.


Movimento Circular Uniforme (MCU): É um movimento realizado por algo em uma trajetória circular, sem que ocorra variação no módulo de sua velocidade.

Fig. 7: Carro realizando um MCU.

Movimento Periódico: É um movimento cíclico realizado por algo, no qual é possível identificar um padrão de repetição do movimento em intervalos de tempos iguais. O MCU é um exemplo desse movimento, pois sempre se gasta o mesmo tempo para que 1 volta seja completada na trajetória circular.

Movimento Circular Uniformemente Variado (MCUV): É um movimento realizado por algo em uma trajetória circular, no qual ocorre uma variação no módulo de sua velocidade, sendo esta variação a uma taxa constante, ou seja, aceleração constante. Esse movimento pode ser um movimento acelerado, no qual o módulo da velocidade aumenta com o tempo, ou pode ser um movimento retardado, no qual o módulo da velocidade diminui com o tempo.

Fig. 8: Carro realizando um MCU acelerado.

Fig. 9: Carro realizando um MCU retardado.