Stephen Fry, Escritor, Ator, Broadcaster. - A Modest Proposal

A Modest Proposal, por

Stephen Fry, Escritor, Ator, Broadcaster.

A Grécia é a Palavra

Eu tenho uma proposta modesta que possam comemorar ao mesmo tempo a vida de Christopher Hitchens, fortalecer estoque baixo da Grã-Bretanha na Europa e nos permitem ajudar um amigo querido no problema terrível.

Talvez o monumento mais bela e famosa no mundo é a obra-prima Dórico no topo da cidadela, ou Acrópole, em Atenas. Ele é chamado o Parthenon, o Templo Virgem dedicado a Pallas Atena, a deusa da sabedoria que deu a capital grega seu nome.

lado oeste © A Sampson 2009 - Parthenon

A Acrópole contém outros templos e representa na mente dos estudiosos, historiadores e todos os que se preocupam com o nosso passado ea fonte da nossa civilização, o auge da Era de Ouro de Atenas, sob a liderança de Péricles; esse período de paz entre as guerras contra Persia que ganhou, e as guerras contra seus vizinhos Sparta, que eles perderam.

Para os estudantes e os amantes da arquitetura da Acrópole (sobre o qual eu fiz um tolo espectacular de mim mesmo há alguns anos) permanecerá sempre um dos exemplos mais perfeitos da ordem dórico jamais construído. Os romanos e árabes mais tarde acrescentou arcos, ogees, cúpulas, pendentes, cano abóbadas e squinches aos elementos básicos da arquitetura, mas a graça do Parthenon nunca foi superada. Sua influência está ao nosso redor. Pilares, pilastras, pórticos, frontões, arquitraves, entablamentos, triglyphs e metopes pode soar estranho, mas nós vê-los todos os dias em edifícios de rua, prefeituras, igrejas do século 18, praças e crescentes. Algumas pessoas que trens pontuais ou pássaros são chamados triste. Eu sou um corbel triste, reforçar e spotter abside - aquele que ama que há um nome para tudo na arquitetura, uma anatomia completa e rica.

© A Sampson 2009

elementos dóricas não eram a única coisa que veio da Grécia. 5º século aC Atenas era uma cidade-estado que nos deu Aristóteles e sua concepção da lógica, categorias, ética e poética; Platão e Sócrates levou missões incessantes para a descoberta da verdade por trás pessoas, fenómenos e política. Sua recusa em tomar como verdade qualquer, afirmações improváveis ​​infundadas feitas por padres, tiranos e hierarcas sim examinar honestamente dos primeiros princípios levou quase dois milênios para ser redescoberto pelo renascimento e iluminação filósofos que moldaram o nosso mundo moderno muito com a Atenas de Péricles em mente. Euclides e Arquimedes são a este dia heróis para todos os matemáticos e engenheiros. Sua mistura de racionalismo e empirismo é o cerne de toda a ciência eo senso. A magnífica beleza do teoremas geométricos euclidianos e suas provas, nunca, a maioria dos matemáticos concorda, foi superada.

O dever de cidadãos atenienses a desempenhar um papel na justiça através dos tribunais no Areópago Hill foi levado a sério, como era a democracia na forma de votação normal: houve mesmo uma suposição concordou que o teatro como uma forma de arte total que combinada máscara, dança , poesia, drama, história, música e cerimônia religiosa foi um elemento essencial da vida pública e fazia parte de uma análise aberta da identidade ateniense. Como Nietzsche apontou em seu supremo O nascimento da tragédia, o povo grego tinha ido de feudos de sangue tribais, guerra e selvageria para um pico de civilização em um tempo muito curto, de fato. Nietzsche escolheu os deuses gregos Apolo e Dionísio como representantes dos dois lados do grego personagem (e, claro, todos humanos). Uma parte harmonioso, razoável, artístico, musical, matemática e idealista, o outro consumida pelo apetite, desejos e perda da razão através do desejo, cobiça e ambição. Quer chamemos ego estes de Freud e id ou prosa de Forster ea paixão, que devemos "ligue apenas", nenhuma civilização que eu posso pensar parece tão claramente de mostrar através de sua arte, retórica, filosofia e política apenas o que é ser um humano, um ser social e coletiva, que o próprio Aristóteles chamou em uma frase quase desgastada pelo uso universal, "um animal político".

É claro que não estamos falando de uma sociedade ideal. A escravidão, o papel subjugado das mulheres, pederastia aberto e xenofobia, helotry e prostituição - não são coisas totalmente em sintonia com o temperamento dos nossos próprios tempos. Leia E. R. Dodds do magistral os gregos e os irracional e você vai ver que eles não eram todos os gênios algébricas com uma inclinação para a oratória brilhante e exposição lógica. Mas a educação ateniense, investigação aberta, democracia, justiça e uma harmonia de forma da escultura e arquitetura foram bastante novo para o nosso mundo e na verdade a sua capacidade de questionar-se é uma das coisas para as quais estamos mais em dívida para com eles.

Nós temo-los a agradecer para os Jogos Olímpicos também, e a próxima Olimpíada da era moderna, naturalmente, ser realizada em Londres em 2012, e muito animado e satisfeito com o que sou. spoilsports animado e satisfeito porque eu amo o esporte e sempre e automaticamente quer alinhar no lado oposto de cínicos, curmudgeons, wet-cobertores, pessimistas, e (literalmente, neste caso).

Também estou animado e satisfeito porque a ocasião - os maiores seres humanos coleta regular sobre a face do planeta - ofertas ...

A) uma oportunidade notável para apaziguar o espírito morto do grande Hitchens

B) para fazer até algum pequeno grau de nossa recente humilhação devastadora e patético na Europa

C) para corrigir um grande erro e

D) para expressar a nossa solidariedade para com carinho para e de crença na Grécia e os ideais que ele nos deu.

A República Helénica hoje está em crise de cortar o coração, a crise da dívida soberana humilhante trouxe Grécia à beira da ruína absoluta. Este orgulhoso, nação bonita para o qual Byron deu a sua vida está em uma condição muito parecido com aquele para o qual ele lamentou quando eles estavam sob o jugo Otomano no início do século XIX, tendo tempo fora dos tons irônicos em quadrinhos de sua obra-prima ottava rima Don Juan inserir este threnody triste ....

As ilhas da Grécia, as ilhas da Grécia!

Onde queima Safo amou e cantou,

Onde cresceram as artes da guerra e da paz,

Onde Delos rosa, e Phoebus saltou!

eterno verão doura-los ainda,

ParthenonMarblesASampson20091

Mas todos, exceto seu sol, é definido ...

E onde estão eles? E onde estás?

Meu país? Na tua terra não têm voz

O lay heróica é agora- tuneless

O seio heróica bate não mais!

E deve tua lira, desde divina,

Degenerar em mãos como a minha?

'Tis algo, na escassez de fama,

Embora ligados entre uma corrida agrilhoado,

Para sentir, pelo menos vergonha de um patriota,

Mesmo quando eu canto, suffuse meu rosto;

Para o que resta do poeta aqui?

Para os gregos um rubor-à Grécia uma lágrima ....

Dois anos atrás, um novo e belo museu da Acrópole foi concluída, permitindo aos visitantes uma viagem muito mais inteligente esclarecedor, cativante e informativa através da história e significado da Acrópole do que os passeios de encosta em vez rochosos do passado.

Vista da Acrópole (sul), tomada a partir da varanda do museu. © A Sampson 2009

Um ano antes, em 2008, os presidentes italianos e gregos haviam participado de uma cerimônia em que um fragmento de escultura de mármore feita a partir da Grécia e à esquerda na Itália 200 anos antes foi devolvido para Atenas. Este pequeno fragmento tinha sido tomada pelo embaixador britânico no Império Otomano, Lord Elgin.

A maior parte do curso foi levado para a Inglaterra onde foram alojados no Museu Britânico em Londres desde 1816 sob o nome agora altamente carregada dos mármores de Elgin. Mesmo no momento em que muitos dos britânicos pensaram permissão concessão do Império Otomano a ter tantos elementos do Parthenon (eo Erectheum impressionante, o templo com suas cariátides famosos ainda mais para baixo do morro) longe de sua casa e em Londres foi pouco curto de saques .

MÁRMORES

O que tudo isso tem a ver com Christopher Hitchens, polemista, Semer de Clinton, Kissinger e Madre Teresa, campeão de Orwell e Payne, flagelo dos tele-evangelistas e saltimbancos em todos os lugares? Bem, em 1997, Hitchens escreveu um livro chamado os mármores do Parthenon, o caso da Reunificação. Nela, ele expõe como, inspirado pela leitura de Colin MacInnes (de Absolute Beginners fama) sobre o assunto, ele atirou-se para saber mais sobre os mármores e veio para o que ele viu um caso francamente irrefutável para o seu regresso.

Mármores do Parthenon - frontão oeste. © A Sampson 2009

Foi, como o autor Simon Corvo apontou, os gregos que mantiveram que qualquer um que lhe diz o que acontece com uma pessoa após a morte é um tolo ou um mentiroso. A especulação sobre o destino da alma de Hitchens foi tão repugnante e degradante como a idade das indulgências, perdões vendidos e capelas chantry, mas vem como nenhuma surpresa para ninguém. Seu legado no entanto, sua doutrina da decência, sua guerra contra intimidações, tiranos, mentirosos e fraudes, agora que pode ser honrado e ele pode ser chamado, se você quiser fazê-lo, sua alma imperecível.

Argumentos para manter os mármores de Elgin na BM geralmente se resumem a:

A) Se Elgin não tinha apropriado que eles provavelmente teriam apodrecido ou desmoronou portanto, salvo-los e merecem para mantê-los

Propaganda

B) Uma vez que você percorrer o caminho de museus retornando tesouros saqueados aos seus países de origem, em seguida, todos os grandes museus e galerias do mundo terão suas coleções dispersas em grande detrimento da bolsa de estudos, acesso de visitantes e bom senso

C) Todos os anos, mais pessoas vê-los no Museu Britânico de visitar Atenas, então movê-los seria reduzir a sua disponibilidade para ser visto.

Argumento A é mais peculiar. Como Hitchens colocá-lo, se você resgatar móveis do fogo de um vizinho e mantê-lo para eles enquanto eles reconstruir sua casa que você, em seguida, devolvê-lo, você não reivindicar direitos sobre ele. Hitchens aponta em seu livro como gracioso Grécia tem sido sobre todo o assunto. Foi Melina Mercouri (em cujo funeral ele era uma mortalha-portador), a atriz, cantora e político, que realmente tem a campanha vai e sempre conduzida isso, da parte dela, com grande boa vontade.

O Museu Britânico tem sido absolutamente intransigente sobre o ponto B. "Sobre o meu cadáver" parece ser o ponto de vista de cada Director sucessiva. O atual chefe, Neil MacGregor teve um mandato brilhante, mas é tão quadrangular contra o retorno dos mármores como seus antecessores. É axiomático que nenhum museu ou galeria nunca gosta de-aquisição. "Qual será a próxima?" Eles choram. "Cada múmia, cada pote da Babilônia, a Pedra de Roseta? O Jogo Real de Ur? A Madonna dos Rochedos e auto-retratos de Rembrandt no National? Agulha de Cleópatra? "

Bem, a resposta é NÃO. Estamos discutindo uma parte específica de um edifício existente, que agora sabemos que pode ser corretamente e profissionalmente curadoria e exibido. O argumento "Oh, uma vez que você ir por esse caminho ..." nunca realizou água. O tipo mais estranho de libertários disse que cerca de cintos de segurança. "Oh, uma vez que você fazer as pessoas usam cintos de segurança que vai ser capacetes e barras estabilizadoras próximos ..." esse tipo de baboseira. "Uma vez que você proibir a caça, eles vão proibir a pesca." Se você proibir os cidadãos de possuir metralhadoras Uzi isso não significa que você está "indo pelo caminho que conduzirá à proibição de tiro-metralhadoras e peashooters. Get a grip todos.

Os seres humanos têm vontade. Podemos ir por um caminho e, em seguida, virar à esquerda ou à direita, ou virar à direita. Legislativo é, forçosamente, diferenciada e (nós confio) habilmente redigido precisamente para introduzir regulamentação com o mínimo de perda de direitos mais amplos e liberdades. "Indo para o caminho" do retorno dos Mármores de Elgin não precisa ser fatalmente de precedente. Poderíamos decidir não deixe que seja. É claro que muitos dos países vai aproveitar a sua chance de ter um ir para exigir retornos deste artefacto ou aquilo, mas isso está acontecendo de qualquer maneira. O caso Parthenon é um caso especial. Itália devolveu sua fragmento de há dois anos e não tenham sido atormentado, intimidado e ballyragged desde então.

Mármores do Parthenon - frontão leste. © A Sampson 2009

Grécia nos fez. Devemos a eles. Eles estão prontos para seu retorno e nunca precisei tal estímulo moral realização mais. E seria tão gracioso, tão apt, tão certo.

Quanto ao ponto C, o número de visitantes, bem, isso é algo de uma profecia auto-realizável, para não mencionar um conselho de desespero. Como Kevin Costner quase disse: 'Se você movê-lo, eles virão. "

Nem todo mundo gosta do novo museu da Acrópole deve-se admitir: aparentemente, a sua construção achatada o músico encantadora casa de Vangelis e os frisos reinstalados seria, dizem alguns estudiosos, ser pouco mais "autêntica" em sua nova casa do que eles estão em Bloomsbury. Mas a pedra extraída do Monte Pentelikon, o mármore pentelic branco deslumbrante a partir do qual o Partenon é feita, é para a Grécia que o mármore de Carrara foi por Michelangelo e pertence em sua terra natal, ele exprime. Não há realmente essa característica como terroir. Qual é porque algo tão nojento como retsina tem um gosto tão delicioso em uma praia em Patmos e tão horrível em uma cozinha quente no Wincanton.

Quando isso acontece o gabinete do primeiro-ministro britânico e do Departamento de Cultura, Media e Desporto são, mesmo enquanto falamos, planejando uma "grande" campanha em que desejam mostrar ao mundo que é grande sobre a Grã-Bretanha (na verdade, o Grande é realmente é claro que é um termo geopolítica, como em Greater Manchester, não uma profissão de superioridade, mas não importa). Eu sou patriótico eu acho. I verdade eu sei que eu sou. E como a maioria das pessoas que realmente amam seu país, eu não acho que seja perfeito, mas quer que ele sempre se esforçar para ser melhor, mais nobre, mais amável, mais inteligente. Quero ter orgulho disso. Alguns verão a campanha "Grande" como uma versão Joaninha Livro de 'iniciativa' Cool embaraçosa de Blair Britannia na década de 90. Um passo para trás para um museu património Grã-Bretanha, onde estamos todos o melhor de (Julian) Fellowes e grandeza paralelo com a diversidade, a tolerância ea inovação. Desejo-lhes bem e oferecer este pensamento:

O maior gesto poderia ser feito para a Grécia em seu tempo de crise financeira terrível? Um ato de amizade, expiação e uma expressão de fé no futuro do berço da democracia seria assim, bem tão maldito elegante. A cidade de Londres cujos "interesses" Cameron deseja proteger, mas que os observadores independentes dizem que agora é se qualquer coisa menos segura na sua hegemonia do que nunca, tem edifícios em que as pessoas se sentam todas as apostas dia "contra" a Grécia, ou "que tomam posições" como eles preferem colocá-lo. Em outras palavras, eles chegar em casa a partir do escritório feliz com o pensamento de que suas operações tenham atirado outro raio para a terra de Homero e Platão, Themistocles e Píndaro. Que eles possam apodrecer.

Fala-se muito de "poderes repatriação" da Europa entre os políticos eurocépticos e mesmo de meia-of-the-road. Repatriar um poder leva tratados, linhas, inimizades, alianças e traições. Repatriar uma coleção de mármores roubados tomar boa vontade, coragem moral e uma crença decisiva esse direito pode ser feito. Oh, e eu suponho que um avião de transporte Hércules ou grande navio. Corda, micção, bungees, rodízios. Aquele tipo de coisa. Feijão em forma de espuma também não me surpreenderia.

Como podemos nós, britânicos se orgulhar até que sentar-se com políticos gregos e mandar para o retorno de seu tesouro? Seria um digno, mas uma celebração emocionante. Não há necessidade de desculpas cabeça-suspensão ou qualquer coisa boba, apenas um reconhecimento de que o tempo é agora direita. Lembre-se que a imersão da cabeça, que curva, feita pela rainha aos mortos da Irlanda em sua última visita? Símbolos significam um grande negócio. Se o Secretário Hulture, Jeremy ... oh, você sabe de quem estou falando ... ou o primeiro-ministro ou o seu Desperate Adjunto tinha a graça ea coragem de fazer esse gesto, talvez na abertura de Londres 2012 e, em seguida, seguindo-se em Atenas com uma reinstalação completa ele vai conseguir muitas coisas: ele pode lembrar-nos do que todos nós devemos Grécia, pode encorajar-nos a visitar o país e gastar um pouco de dinheiro turista em suas balsas, ilhas, templos, atrações e beleza deslumbrante: os mares azuis, as pessoas calorosamente hospitaleiro, os teatros, templos, estátua, praias e garrafas de Domestika resinado.

Tal gesto fina também pode ajudar a fazer o resto da Europa decidir que nem sempre são a pérfida Albion eles têm, tradicionalmente, nós acredita-se ser. Acredito que ganharia muito mais do que perdido. Um simulacro em gesso ou resina poderia pendurar na BM onde os reais agora fazer e uma série de fotografias pode exibir o processo de retorno ea história por trás dele.

Eu certamente não renomeá-los a Hitchens Marbles, Christopher iria refrear e se contorcer em tal pensamento, mas aqueles que queriam, pode descobrir o papel que ele desempenhou nesta longa luta e sei que ele não era tudo sobre ícones destruindo, difamando estadistas ou provocando fé-curadores. Ele certa vez definiu uma pessoa educada como aquele que conhece os limites de seu conhecimento. Sua própria philhellenism auto-professos resultou tanto do grande presente civilização grega havia lhe dado e deu a todos nós- a confiança para duvidar, raciocinar e abertamente a questão. Para saber o quão pouco sabemos. Para ser curioso sobre nós mesmos.

É tempo que perdemos nossos mármores.

x Stephen Fry

***************************************************************

***************************************************************

***************************************************************