UFABC
Quadrimestre 2.2019
Prof André ETEROVIC
Diurno (NHT1071-15): quarta 8-12h (Laboratório de informática 408-2).
Noturno (NHT1071-15): quarta 19-23h (Laboratório de informática 408-2).
Atendimento: Sala 631-3, Torre 3, Bloco A, Santo André - Terças-feiras das 14 às 18h ou sob demanda com agendamento.
Práticas de Ecologia
TPI: 1-3-4 Carga Horária: 48 horas
ATENÇÃO:
RELATÓRIO DE ATIVIDADE UFABC "Estudo de Ecossistemas Litorâneos"
EE Juréia-Itatins, 10-11ago2019.
Avaliação da disciplina
CONCEITO FINAL
Em respeito à decisão da assembleia docente (8/8/2019),
NÃO haverá atendimento em 13/8/2019, terça.
CRONOGRAMA
Avaliação
Cada atividade perdida (no laboratório ou em campo) = perda de vinte pontos, de um total inicial de cem.
Conceito: F<45; D<50; C<70; B<85
Recuperação: conceitos D e F.
Falta em quatro aulas ou mais: conceito O.
Aves PCSA 2019
Alimentos 2019
Favor preencher formulário abaixo:
Conservação da diversidade biológica
Introdução
Os recursos genéticos para a alimentação e agricultura são a base biológica da segurança alimentar mundial. Eles abrangem a diversidade de material genético de variedades de plantas e raças de animais tradicionais e modernas, bem como a de seus parentes silvestres e de outras espécies selvagens usadas como alimento.
Hoje, este "agrobiodiversidade" está sob ameaça crescente. Uma grande diversidade vegetal foi perdida neste século quando agricultores abandonaram seus cultivares tradicionais em benefício de variedades geneticamente uniformes de alto rendimento. Cerca de 30% das raças de gado estão à beira da extinção. Na pesca, espécies introduzidas melhoraram a produção em muitas áreas, mas também podem ameaçar a diversidade genética natural. A diversidade genética florestal é afetada pela perda de habitat, por práticas florestais insustentáveis e a pela contaminação de conjuntos gênicos (gene pools) localmente adaptados com a hibridização de espécies.
A Agenda 21 advertiu que essa erosão acelerada da diversidade biológica da Terra representa "uma séria ameaça para o desenvolvimento humano". Para satisfazer as necessidades alimentares de suas populações em crescimento, os países em desenvolvimento terão de expandir a produção agrícola rapidamente, principalmente através da intensificação sustentável, do aumento da produtividade e da gestão otimizada dos sistemas naturais produtivos. O sucesso vai depender da conservação e uso do material genético adaptado às condições locais, incluindo genes dos parentes silvestres de plantas e animais domesticados. Ele também irá depender criticamente da prevenção de perdas futuras de diversidade genética dentro das espécies cultivadas e das raças domesticadas.
Fonte: http://www.fao.org/sd/epdirect/EPre0034.htm
Objetivos
Amostrar a biodiversidade utilizada como alimento humano.
Métodos
Num supermercado, duplas de alunos deverão buscar 20 itens alimentares processados e embalados que apresentem código de barras EAN-13.
Em cada produto, deverão anotar os ingredientes que incluam explicitamente o nome popular de um organismo. Serão desprezados os corantes, conservantes, acidulantes, estabilizantes e minerais. De posse da lista de ingredientes, o nome científico das espécies deve ser obtido com pesquisa na rede. Empregar a grafia como em http://www.catalogueoflife.org/col/.
Lançar dados no formulário a seguir:
AVES PCSA 2019
Usando Setores (e não "aquecimento" A):
1. Curva do coletor.
2. Espectro de diversidade.
3. Similaridade entre setores (Jaccard).
4. Similaridade entre espécies (Jaccard).
5. Espécies ausentes na lista original.