Glossário dos Bocais de Flauta
Conheça os diversos partes, construções, dispositivos, opções e partes dos bocais da flauta transversal.



Lip Plate (Porta-Lábio): É a placa de apoia do queixo e lábio inferior para formação a embocadura. No Lip Plate (Porta-Lábio) temos várias partes importantes no qual destaco o Riser.

Lip Plate

Riser  (Chaminé da porta-lábio): É a parede do furo do bocal, também conhecido como Chaminé. O Riser conecta o Porta-lábio (Lip Plate) ao tubo do bocal e é a parte aonde nosso assopro se choca para produzir o som da flauta. Por ser uma parte importante na produção do som, mesmo que a flauta não sejam de metais nobres, muitos fabricantes oferecem como opcional Riser de prata, ouro ou platina.

Crown (Coroa):  É a parte em forma de cúpula no final da bocal da flauta. Ele está ligado à cortiça do bocal e pode ajustar sua posição. Estes conjuntos são muito importantes na projeção, entonação e qualidade do som. 

   
Crown

Afinação principal: Afinal "principal" da flauta é a posição da parede superior do bocal à 17mm do centro do furo do porta-lábio, conforme figura abaixo. Para isso, use a vareta ou haste que vem com as flautas aonde a uma marcação indicado os 17mm, no qual deve usar para afinar sua flauta. Para ajustar a altura desta parede você deve rosquear a Coroa(Crown) ou empurra-la para dentro.

Embouchure Engraving Patterns (Gravura artística no porta-lábio): São gravuras ornamentais realizadas no porta-lábios do bocal. Um opcional em quase todos  os fabricantes de flauta.  Veja um exemplo abaixo:
Embouchure Engraving Patterns or Lip Plate Engraving

Handcut Embouchure: São bocais de flautas com o corte do furo do bocal feito a mão. Outra referencia de Handcut Embouchure são bocais com chanfros nas laterais do furo do bocal, afim de facilitar a emissão de som e melhorar a resposta.

Ligas para Flauta:  Leia o artigo Materiais e ligas para Flauta

Seamed Tubing (Tubos com costura): Se refere ao tubos da flauta feito a partir de pedaços de metal onde são enrolados e costurados, permitindo que a estrutura molecular do metal permanecer intacta. Flautas com tubo com costura (Seamed Tubing) são de alto nível, para flautas profissionais mais avançadas. 

Tubing Thickness (Espessura do tubo): Se refere à espessura do tubo usado na construção de flauta. Muitas flautas feitas à mão (Handmade) são feitas com tudo de espessura fina de  0,36mm (Thin-wall - 0,014 "),  espessura média 0,41mm (medium-wall - 0,016") e espessura grossa 0,46mm (heavy-wall  - 0,018 "). Geralmente, quanto mais espesso for o tubo, mais escuro será o som da flauta.

Os Fabricantes  e Marcas de Flauta: Conheça os diversos fabricantes e marcas de Flauta acessando o artigo: As Conhecidas Marcas de Flautas e seus Flautistas.