As Conhecidas Marcas de Flautas e seus Flautistas
List of flute makers and their musicians
Elenco dei produttori di flauto e dei loro musicisti
por Nilson Mascolo Filho

Segue abaixo lista com os fabricantes de Flauta em duas classificações, as Profissionais normalmente feitas a mão (HandMade) e as semi-profissionais, intermediarias e estudantes feito parte ou inteiramente em Maquina (MachineMade). Na lista abaixo, logo abaixo do link do fabricante, coloquei breve historia da empresa e nomes de alguns grandes flautistas e as flautas que eles usam ou usaram por um período de sua carreira.

Profissionais

Quais são as flautas dos grandes Flautistas? Com que Flautas Eles tocam? - Veja abaixo .
What are the flutes of the Masters?

Altus Flutes
O fundador da Altus flautas Sr. Shuichi Tanaka, conhecido como "Speedy" para os amigos, é um homem de muitos talentos.  Ele é um artista, músico, engenheiro, empresário, e principalmente um mestre da flauta. Na adolescente, o Sr. Tanaka estudou flauta com o renomado professor japonês Toshio Takahashi. Durante esse tempo, ele não só tornou-se um flautista talentoso, mas também uma estudante sensível, com aguçada percepção das necessidades dos flautistas. Durante seus estudos, Sr. Tanaka obteve um genuíno interesse nas qualidades do som e aspectos técnicos da flauta transversal.  A construção de um novo bocal para flauta tornou-se seu primeiro fascínio. Exaustivamente, Tanaka pesquisou profundamente todos os fatores que influenciam o som do instrumento. Em 1977, o Sr. Tanaka se reuniu com virtuoso flautista britânico, William Bennett. Ambos tinham muito em comum, incluindo o seu respeito e admiração pelas antigas flautas Louis Lot. Com a influência de Bennett e a inspiração das melhores flautas antigas(Louis Lot, Böhm,  HAMMIG etc), o Sr. Tanaka projetou uma flauta moderna e inovadora, rica em cores de tons expressivos, com ampla capacidade de ressonância, entonação precisa e resistência mecânica. Esta foi a primeira flauta Altus, construído em 1981.Todas as Flautas Altus no Japão, no meio dos Alpes japoneses em Azumino, perto de Matsumoto.   O próprio Sr. Tanaka projetou o belo edifício neste tranquilo e belíssimo lugar em Azumino para inspirar suas criações artísticas.  Todas as Flautas Altus são de fabricações artesanais, todos seus modelos são feito à mão (handmade) neste belíssimo lugar em Azumino. Saiba mais sobre a Flauta Altus, clique aqui.

Alguns flautistas que toca com Flauta Altus:
Denis Bouriakov, William Bennett, Trevor Wye, Emily Beynon, Viviana Guzmán, Stefán Ragnar Höskuldsson, Paulo Gouveia, Amy Porter, Goh Tiong Eng, Robert Aitken, Berten D'Hollander, Marco André Dos Santos, Lorna McGhee, Robert Langewin, Michael Cox, Nilson Mascolo.

As Flautas Akyama são flautas construídas pelo artesão japonês Sr. Yoshiteru Akyama. As flautas Akyama são flautas artesanais, handmade, inspiradas nas antigas e geniais flautas Louis Lot.

Brannen flutes foi fundada em 1978 em Massachusetts - EUA pelos irmãos Bickford Brannen e Robert Brannen.  Em 1962 Bickford Brannen começou sua carreira de fabricante de Flauta como aprendiz na Powell Flute em Huntington Avenue, em Boston. Em seguida Bickford Brannen trabalhou no departamento de Patrimônio da WT Armstrong em Elkhart. Em 1970 Bickford Brannen voltou a Powell Flute como Gerente Geral. Em 1974, quando ainda trabalhava na Powell flute, Brannen e seu irmão Robert Brannen fundaram a Brannen Brothers Flutemakers, Inc., para produzir flautas e piccolos de sistema Böhm. Mas foi em 1978 que começaram a produzir a conhecida e renomada flautas Brannen-Cooper, desde então ganharam uma reputação mundial de excelência. Saiba mais sobre a FlautaBannen, clique aqui.

Alguns flautistas que toca com Flauta Brannen:
Rogério Wolf, Timothy Hutchins, Paula Robison, Alexa Still, Robert Dick, Robert Langewin, (Emmanuel Pahud usou por muitos anos a flauta Brannen com bocal Sheridan, atualmente ele toca com Haynes de 14k).

Burkart Flutes
A Flauta Burkart & Phelan foi fundada em 1982 por Lillian Burkart e James Phelan. Cada Flauta Burkart são desenvolvidos à partir dos melhores materiais, com o absoluto compromisso com a qualidade. Cada flauta é produzido ao nível Burkart de excelência. Burkart-Phelan atendem à demanda por melhoria na flauta do século 21 com design inovador, novos materiais, e as mais avançadas ferramentas de precisão. Flautas Burkart realmente vive seu lema "Precision that plays". A partir do momento em que o primeiro Burkart flauta profissional foi introduzido em 1996, Burkart-Phelan tem liderado o caminho em design e inovação, suas flautas e piccolos são desejados por estudantes, professores, amadores e profissionais em mais de 35 países. Saiba mais sobre a Flauta Burkart, clique aqui.

Alguns flautistas que toca com Flauta Burkart:
Jim Walker, Carol Wincenc, Jessica Dalsant, José Ananias Souza Lopes, Savio Araujo, Marcelo Parizzi, Marcelo Bomfim, Linda Chesis, Catherine Ransom Karoly, Leandro Porfirio.
Flautistas que usam Burkart: Jim Walker, Carol Wincenc, Jessica Dalsant, José Ananias Souza Lopes, Savio Araujo, Marcelo Parizzi, Marcelo Bomfim

Emanuel Flutes
Flautistas que usam Emanuel: Claudio Barile, Stefan Ragnar Hoskuldsson

Wm. S. Haynes
A história William S. Haynes é a historia de paixão pela perfeição, o inicio de todos os artesão de flauta da América. Em 1888 o filho de um capitão do mar da região de New England e seu irmão começaram a fabricar flautas em Boston. William e seu irmão George experimentaram diferentes materiais, mecânicas, e modelos de bocais. A partir de 1900 a companhia Haynes iniciou oficialmente a fabricação de flautas e todos os instrumentos começaram a receber a logo marca "Wm. S. Haynes" a partir do número de série "507" para flautas e piccolos. A Haynes teve inúmeros contribuições de grandes luthiers e do lendário flautista francês Georges Barrère. Em 1959, a Haynes fabricou para  Jean-Pierre Rampal a flauta Haynes de número 29333, um modelo francês, chaves vazadas, parede fina de ouro amarelo de 14K com pé em dó, Inspirado na Louis Lot 18k de Rampal. Um Flauta Historia que contribuiu muito para empresa. Quando você toca com uma flauta Haynes, você sabe que está tocando com uma flauta com mais de 100 anos de história e experiencia na fabricação de grandes Flautas. Saiba mais sobre a Flauta Haynes, clique aqui.

Alguns flautistas que toca com Flauta Haynes:
Jean-Pierre Rampal, Claudi Arimany, Jeanne Baxtresser, Shigenori Kudo, Maxence Larrieu, Patrick Gallois, Michel Debost, Emmanuel Pahud, Jacques Zoon, Marcos Kiehl, Keith Underwood, Juergen Franz, Marianne Gedigian, Guo Liang Han, Sergio Morais, Sébastian Jacot(Haynes wooden), Doriot Anthony Dwyer, James Galway, Hubert Laws, Jean-Louis Beaumadier, Gary Schocker, Alan Weiss, Ransom Wilson, Amy Porter, Emily Beynon, Marco Granados, Erin Bouriakov, Andrea Mogavero, Nilson Mascolo Filho e Altamiro Carrilho.


Landel Flutes
As Flautas Landell são flautas artesanais (handmade) construídas pelo grande construtor Jonathon A. Landell. As Handmade Flautas Landell são de alto padrão de qualidade e excelência, reconhecida e tocada por grandes Mestres flautistas por todo mundo.

Alguns flautistas que toca com Flauta Landell
Maxence Larrieu, Juergen Franz, William Bennett, Julius Baker.

Miyazawa Flutes
http://www.miyazawa.com/
Miyazawa Flutes foi fundada em 1969 por Mr. Masashi Miyazawa. Miyazawa fundou a empresa com um sonho de criar um instrumento melhor. Com a sua experiência na concepção e fabricação de flautas profissionais, Miyazawa reuniu com sucesso a modo de fabricar flautas artesanais com o uso de tecnologias avançadas. A dedicação de Miyazawa para unir o melhor do antigo modo tradicional e artesanal de construir flauta ao novo modo com uso de tecnologia deu à luz a um instrumento que superou até mesmo as grandes expectativas de Miyazawa. As Flautas Miyazawa tem um mecanismo inovador de Sistema Brogger, sistema de mecanismo sem pinos, que permite ajustes precisos e equilíbrios da tensões de cada chaves. As flautas Miyazawa são instrumentos refinados com os mais altos padrões. Com uma Flauta Miyazawa, você vai ter total confiança em seu instrumento e nas pessoas que estão por trás do nome. Saiba mais sobre a Flauta Miyazawa, clique aqui.

Flautistas que usam Miyazawa: Nicole Esposito, Michel Bellavance, Edson Beltrami, Andréa Ernest Dias, Tadeu Coelho


Muramatsu Flute
Koichi Muramatsu é o fundador da empresa Muramatsu. Ele se apaixonou quando ouviu pela primeira vez uma flauta de sistema Boehm. O som de uma flauta sistema Boehm era novo para o Japão, e inspirou o jovem Koichi Muramatsu. Ele havia recentemente adquirido habilidades de engenharia durante a reparação de instrumentos para a escola de música do exército japonês, e resolveu construir sua própria flauta. Este jovem flautista Muramatsu, construiu sua primeira flauta em 1923, deixando assim seu legado.  A paixão deste pioneiro que amava a flauta o levou a passar a vida inteira construindo flautas, com espírito continuamente vivo.  Ele costumava dizer: "Durante os intervalos na fábrica, você tem que tocar flauta. Se você não está tocar flauta, você não será capaz de compreender as necessidades de todos os flautistas". Todos os artesãos da Muratmatsu são grandes flautistas que mantêm vivo o espírito do fundador e incessantemente pesquisando, desenvolvendo e criando novos protótipos, quase obcecados pelo desejo de produzir a melhor flauta. Saiba mais sobre a Flauta Muramatsu, clique aqui.
 
Flautistas que usam Muramatsu: James Galway, Jeanne Galway, Raffaele Trevisani, Philippe Bernold, Andrea Griminelli, Andrea Oliva, Bulent Evcil, Amy Porter, Aurèle Nicolet, Davide Formisano, Sergio Zampetti, Michel de Paula, María Cecilia Muñoz,, Richard Sherman, Claudia Nascimento, José Ananias.
Conheça melhor a Muramatsu aqui!


Nagahara Flutes

As Flautas Nagahara são flautas construídas pelo artesão japonês Sr. Kanichi Nagahara. As flautas Nagahara são flautas artesanais, handmade. O Sr. Kanichi Nagahara começou sua carreira na Sankyo, trabalhou em grandes empresas de flauta nos Estados Unidos e abriu sua própria empresa para fabricar suas própria flautas artesanais Nagahara. Um dos grandes sucesso da empresa é o modelo Galway Nagahara desenvolvido junto a grande flautista Sir James Galway.


Flautistas que usam Nagahara: James Galway, José Evangelista, Bülent Evcil, Rita D'Arcangelo, 

Parmenon Flutes
As Flautas Parmenon são flautas construídas pelo artesão francês Michel Parmenon. As flautas Parmenon são flautas artesanais, handmade. Michel Parmenon começou sua carreira como reparador e posteriormente desenvolveu sua própria flauta em 1979. Em 2012 Michel Parmenon se aposenta e Rémi Caron para ser o atual fabricante.

Flautistas que usam Parmenon: Sébastian Jacot

Pearl Flutes
Fundando em 1968 no Japão, a Pearl fabrica excelentes flautas com grande variedades de modelos, desde iniciantes as flautas profissionais de ouro. As Flautas Pearl são fabricadas no Japão e faz parte do grupo Pearl Musical Instrument Company, com distribuição no Estados Unidos e Europa. O mecanismo das flautas Pearl são construídas com o excelente sistema pinless construction que elimina o tradicional sistema de pinos expostos e parafusos expostos. As flautas Pearl também são construídas com excelentes sistema one piece core bar que fornece mais resistência e durabilidade as chaves do Dó da segunda oitava e do Fá Sustenido, problema comum nas flautas de mecanismo tradicional. O mecanismo de Pearl é excelente e extremamente confiável, tocando confortavelmente e permite que a flauta toco por mais tempo sem a necessidade ajustes. Os bocais das flautas Pearl fornecem um sonoridade rica, brilhante, volumosa e forte, procurada por muitos flautistas.  As Flautas Pearl são campeãs de venda no Japão, Estados Unidos e Europa. As opções de bocais, materiais e mecanismo oferecidos pela flauta Pearl irá satisfazer todos os flautistas, em todos os níveis. Todas nossas flautas Pearl são importadas direto do Japão. Saiba mais sobre a Flauta Pearl, clique aqui.

Flautistas que usam Pearl: Benoit Fromanger, Leszek Szarzyński, János Bálint, Mauro Scappini e outros.


Powell Flutes
Verne Q. Powell Flutes foi fundada por Verne Q. Powell em 1927. Powell construiu sua primeira flauta ainda jovem e iniciou seu trabalho de luthier com grandes fabricantes de flauta. A cada dia a Verne Q. Powell Flutes emprega uma combinação de estratégia, tecnologia e um pouco de magia para criar uma flauta que dê liberdade ao flautista para explorar sua musicalidade. As Flautas Powell são construídas com cuidado e alta exigência de precisão. Em última análise, uma flauta Powell ou piccolo é trabalhado para um alto padrão de desempenho musical. Desde a primeira flauta feita em 1906 por Verne Q. Powell até os dias de hoje,  a humanidade cada artesão Powell se reflete no caráter de cada Flauta Powell.  Saiba mais sobre a Flauta Powell, clique aqui.

Flautistas que usam Powell: Philippe Bernold, Julius Baker, Roberto Alvarez, Aldo Baerten, Leone Buyse, Paul Edmund-Davies, Mário Sève, David Ganc, Mauro Senise, Emma Resmini.


Sankyo Flutes
A palavra "Sankyo" significa em japonês "Os três Sons" e o símbolo da Sankyo representa a palavra japonesa "Hibiki", que reflete o triângulo formado por seus três fundadores, enfatizando o som como a essência da música.  A primeira flauta Sankyo foi fabricada em novembro de 1968 por três luthier que se uniram para construir uma nova e excelente flauta, três meses após a abertura da primeira fabrica na cidade de Sayama, perto de Tóquio. Atualmente a Sankyo tem 70 funcionários, que produzem cerca de 350 flautas por mês; 50% da produção são exportadas. A sonoridade é acima de tudo nas flautas Sankyo, mas também as qualidades técnicas de suas  flautas. Um grande número de flautistas foram seduzidos pela beleza e concepção de suas flautas.  Os engenheiros da Sankyo desenvolveram  todos os equipamentos necessários para cada etapa da produção das flautas. Cada processo de produção é seguido por um controle de qualidade muito preciso, o que é feito por meio de computadores, a fim de evitar qualquer tipo de falha ou defeito. Duas máquinas "segredos", que eles mostram, mas que não podem ser fotografados, foram melhorados por Kikuo Hisakura, uma serve para a perfuração do tubo e outra para a primeira perfuração da embocadura. A fim de atender a preferência dos flautistas, a Sankyo vem melhorado e desenvolvido diferentes tipos de bocais e suas flautas como um todo.  A Sankyo trabalha duro em busca de inovações tecnológicas para proporcionar a melhor flauta. Saiba mais sobre a Flauta Sankyo, clique aqui.

Flautistas que usam Sankyo: Alain Marion, Philippe Boucly, Julien Beaudiment, Jean-Claude Gerard, Walter Auer, Akiyasu Miyamoto. Felix Renggli, Celso Woltzenlogel.


Aos bocais e flautas Sheridan são construídas pelo artesão americano Dana Sheridan. As flautas e bocais Sheridan são flautas artesanais, handmade. O grande flautista Emmanuel Pahud usou por muitos anos um bocal Sheridan em sua flauta Brannen. 

Flautistas que usam Sheridan:  Emmanuel Pahud usou por muitos anos a flauta Brannen com bocal Sheridan, atualmente ele toca com Haynes de 14k.

As flautas Straubinger são construídas pelo artesão americano Davi Straubinger e seu filho Joel Straubinger. As flautas Straubinger são flautas artesanais, handmade. Straubinger desenvolveu uma sapatilhas composta de plástico, microfibra e pele excelente. As Straubinger são usadas em flautas profissionais e muito usado por grandes fabricantes como Powell, Haynes, Brannen, Miyazawa e outros.


Flautistas que usam Straubinger: Jasmine Choi, Renato Kimachi, Thomas Robertello, Marcelo Parizzi

Yamaha Flutes
As mãos habilidosas de Torakusu Yamaha deram início à maior fábrica de instrumentos musicais do mundo. Tudo começou em 1887, quando ele criou o primeiro órgão de bambu do Japão. A Yamaha começou a produzir flauta em 1970, suas primeiras flautas foram a Flauta Yamaha YFL-23 e a Flauta Yamaha YFL-31. Suas primeiras flautas era flautas modelo estudantes. Nove anos depois, em 1979, a Yamaha construiu os modelos de flauta Yamaha 211 e 311, sucesso de venda entre os iniciantes até hoje. São flautas excelente que atendem muito bem os iniciantes de flauta. Alem das Yamaha 211 e 311, a Yamaha desenvolveu inúmeros modelos de flauta para todos níveis de flautistas. As Flautas Yamaha se tornaram favoritas entre muitos professores e alunos por causa de seu som aberto e facilidade em se tocar.  Saiba mais sobre a Flauta Yamaha, clique aqui.

Flautistas que usam: Shigenori Kudo, Juliu Baker, Peter-Lukas Graf, Mathieu Dufour, Davide Formisano, Kazunori Seo, Jeffrey Khaner, Dieter Flury, Mimi Stillman.






Flauta de Madeiras
Wood Flute
Flautistas que usam Braun: András Adorján,  Andreas Blau, Michael Hasel, Luis Meireles, 

Abell Flutes
Flautistas que usam Abell: Patrick Gallois

Flautista s que usam Powell de Madeira: Danilo Mezzadri

Sankyo Flutes
Flautistas que usam Sankyo de madeira: Pirmin Grehl, Wolfgang Zuser

Yamaha também fabricas flautas de Madeiras



Fabricantes de Bocais (Headjoints)
Manufacturers of Headjoints

Segue lista dos fabricantes de bocais para flauta (Headjoints). Todos os fabricantes de flauta vendem seus bocais a parte, você pode comprar somente o bocal de uma Flauta Altus, Haynes, Muramatsu, Powell, Sankyo, Brannen e etc, mas nesta lista estão especialistas em fabricação de bocais para flautas (Headjoints), aqueles que somente fazem bocais. Compre na Venda de Bocais para Flauta excelentes bocais para sua flauta.

Mais conhecidos e recomendados

J. R. Lafin Headjoints


Julio M. Hernández Headjoints

Dana Sheridan Headjoints

Luis Tudrey Headjoints (Brasil)

Bigio Headjoints


Flauta Piccolo
Flute Piccolo

Braun Piccolo
Flautistas que usam Braun: Lloyd Hudson, Michael Hasel 


Phillip Hammig Piccolo
Flautistas que usam P. Hammig: Michel de Paula, Jürgen Franz, Sébastian Jacot, Jean-Louis Beaumadier

Powell Piccolo

Yamaha Piccolo

Keefe Piccolo
Flautistas que usam Keefe: Nicola Mazzanti, Gabriel Goñi



Semi-Profissionais, Intermediarias e estudantes
Flautas feitas parcialmente ou inteiramente em Maquina (MachineMade). 

Amadeus by Haynes Flutes (A Amadeus é a linha acessível da Haynes)

Azumi Flutes (A Azumi é a linha acessível da Altus) 

Armstrong Flutes


Gemeinhardt Flutes

Lyric Flutes

Pearl Flute***

Resona Flute (A Resona é a linha acessível da Burkart)

Sonare by Powell Flutes (A Sonaré é a linha acessível da Powell)
http://powellflutes.com/flutes/sonare-flutes

Trevor James Flutes 

Yamaha Flutes (Brasil) (Série 200 a 400)


Flautas de Contraltos




Flautas de Baixo



Flauta de Contra-Baixo - 
Flute Bass

Eva Kingma

Jelle Hogenhuis - Além das Flauta de Prata, a Hogenhuis possui opções mais baratas, fabricadas em PVC.

Kotato & Fukushima





Quais marcas de flautas não indico?
Não indico marcas de flauta como Dophin, Hoyden, Eagle, Conductor, Michael, Suzuki, Cibaili, Sterling, Amabile, Winner, Waldman, Lumini, Vinci, Scavone, Reynolds, Arena, Stewart, NY, Sky, Mendini, Weril, por serem flautas ruins. Tome cuidado também que as Yamahas falsas vendidas na internet. 





Venda e Compra de Flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.

Luthieria, Loja e Escola de Flauta Transversal
Estudantes de Flauta - Nilson Mascolo Filho
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/conserto-ajuste-de-flauta
Rua Abadiânia, 673 - 900 metro do Metro Guilhermina/Esperança
Vila Guilhermina - São Paulo, SP - CEP 03541-000
Falar com Nilson Mascolo Filho - nilsonmascolo@gmail.com 
Whatsapp: (11) 99366-0470 - Fone: (11) 99366-0470

Devido atividade de professor, peço que por favor, confirme antes o horário que virá pessoalmente.