Tipos de Sapatilhas para flauta
por Moises Diniz

 Em sua grande maioria, as sapatilhas para flauta são constituídas de três partes: estabilizador (disco de papel); disco de feltro e um revestimento de película animal, conhecida como Boldruche. São encontradas sapatilhas fabricadas com dois tipos diferentes de feltro, trançado e prensado. O feltro trançado, como já diz o nome, é feito a partir de fios finos de feltro trançados entre si formando uma camada mais espessa e macia.

Sapatilha em feltro trançado, indicada para flautas de estudantes

Já o feltro prensado é formado de uma só camada compacta, de espessura equivalente. Este, por ser um material mais duro, além de obter melhor resposta durante a execução do instrumento, é mais estável que o primeiro, não sofrendo muito com alterações de umidade e temperatura.

Sapatilha em feltro prensado, indicada para flautas profissionais

Existe também outro modelo que é constituído de quatro partes: estabilizador (disco de papel); uma base em Delrin®; (Resina plástica); uma camada fina de feltro prensado sintético ou Ultrasuede® (material não trançado e parecido com camurça) e, enfim, o revestimento em boldruche, como é o caso das sapatilhas StraubingerTM. Desenvolvido e lançado por David Straubinger, atualmente este sistema também é utilizado por outros fabricantes de Sapatilhas.

Esquema da sapatilha de Straubinger

O sapatilhamento, em alguns casos, é feito primeiro com a instalação de todas as sapatilhas, já com a flauta montada, colocam-se pinças que pressionam as sapatilhas contra as chaminés do tubo. Em seguida a flauta é conduzida a um forno pré-aquecido a 80º para modelagem das sapatilhas.

        Um bom sapatilhamento consiste em: instalação e calçamento individual de sapatilhas, ou seja, ajustando uma por uma, até que não tenha nenhum vazamento. Depois de instaladas, aplica-se um leve aquecimento nas chaves, para uma melhor acomodação das sapatilhas. E é claro, deve ser feito com material de boa qualidade, o que é imprescindível para uma melhor sonoridade.


Para mais detalhes e sapatilhamento de sua flauta, acesse:
Moisés Diniz
(11) 2952-2435      
(11) 97153-5689
 






Venda de Flauta

https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.