Dicas do Estudo da Flauta - O método de práticar por Theobald Boehm, o inventor da flauta

Texto adaptado e partitura por Nilson Mascolo Filho

Acima de tudo, deve-se esforçar em cada momento ao começar a estudar a flauta para assegurar uma boa embocadura, da maneira descrita por mim em "Desenvolvendo a Sonoridade", pois sem uma sonoridade clara, nada pode ser bem e belamente tocado. A sonoridade é a voz sem a qual não se pode sequer começar a tocar flauta.

Quando a embocadura estiver boa e certa, deve-se estudar as escalas e acordes em todas as tonalidades, pois estas são a base de todas as passagens musicais. Uma vez que você aprender a tocar as escalas com movimentos precisos dos dedos, será fácil e rápido aprender as escalas em todas as suas tonalidades. Você pode perceber facilmente suas habilidades em tocar as escalas com movimentos precisos dos dedos ao ouvir e prestar atenção em si mesmo.

Como já foi dito em "Exercícios para os dedos", é uma perda de tempo repetir qualquer coisa que já possa ser tocada sem tropeçar. Para iniciantes, os movimentos e passagens difíceis dos dedos devem ser evitados, pois eles não perceberão seus erros no atropelamento dos dedos e nas impurezas da sonoridade.

Especialmente, é preciso treinar os dedos para um movimento perfeitamente suave com exercícios de trinado, de modo que nenhuma sonoridade predomine, e que nenhum som de "be-e-e-e-e-e-e" da ovelha ou o chamado "bockstriller" seja ouvido.

Para assegurar uma digitação suave e precisa, não deve haver nenhuma tensão perceptível nos músculos, seja na mão ou no braço. A tensão é uma cãibra que resulta em um gasto de força totalmente desnecessário. Se alguém tem a ideia de que algo não é difícil, então ficará muito mais fácil tocá-lo.

Muitos flautistas têm o mau hábito de levantar os dedos não apenas muito alto, mas também cada dedo em alturas desiguais, e esse mau hábito torna os movimentos desnecessariamente complicados. Como várias chaves são fechadas ao mesmo tempo, se um dedo estiver muito mais alto que o outro, é evidente que os dedos não poderão alcançar as chaves ao mesmo tempo.

O levantar dos dedos muito alto tem outra desvantagem: ao fechar rapidamente as chaves, será produzido um som desagradável de percussão e impacto das chaves. Ao contrário, se os dedos forem mantidos diretamente acima e próximos das chaves, o fechamento das chaves será suave e quase inaudível.

Os dedos, portanto, devem ser mantidos em alturas iguais e próximos às chaves. Para garantir isso, e especialmente porque a maioria dos flautistas não percebe o quão alto levantaram os dedos, eu aconselho a todos os meus alunos, ao praticarem a escala, a ficarem diante de um espelho. Assim, eles podem ver não apenas os movimentos dos dedos e toda a maneira de segurar a flauta, mas também detectar muitos maus hábitos, como a distorção das características e movimentos desnecessários da cabeça, braços e corpo.

Se você não consegue expressar seus sentimentos através do estilo da sua sonoridade, então certamente não o fará movimentando sua cabeça ou seu corpo. Uma atitude calma e firme certamente apresenta uma aparência muito mais agradável ao ouvinte do que esforços visíveis ou movimentos afetivos sentimentais.

Como os maus hábitos são muito difíceis de superar, eles devem ser removidos logo no início. É muito míope economizar no começo com professores ruins por serem baratos. A longo prazo, o melhor professor, mesmo que seja mais caro, sairá mais barato, pois lhe ensinará o que é correto. É impossível que todos encontrem um bom professor e, em todas as escolas de flauta que eu conheço, os métodos de estilo são tratados de maneira muito superficial. Portanto, acredito que minhas opiniões sobre esse assunto, fundamentadas em muitos anos de experiência como artista e professor, devem ser dadas e consideradas.

Fonte: Theobald Boehm, Seu Livro: Theobald Boehm, THE FLUTE AND FLUTE-PLAYING - IN ACOUSTICAL, TECHNICAL, AND ARTISTIC ASPECTS

Texto adaptado e partitura por Nilson Mascolo Filho

Voltar a seção de Artigo

Conheça o bocal Mascolo artesanal(handmade) de prata maciça que produz um som aveludado, equilibrado em todas as oitavas, fácil de tocar, com muitas variedades de cores e grande flexibilidade, projeção e dinâmica. Oferecemos opções com banho de ouro e ouro maciço. Qualidade de super bocais mas com preço acessível.  Um bocal verdadeiramente artesanal, cada bocal é uma arte única e especial. Enter

Na direção de Nilson Mascolo Filho e Cinthia Mascolo, a Mascolo Flute Center oferece todo suporte necessário aos flautistas com serviços de reparação e consertos de flauta transversal, sapatilhamentos, fabricação artesanal e vendas de bocais, venda de flautas, videoaulas e métodos. Na Mascolo Flute Center você tem tudo que precisa com qualidade, segurança e melhor custo-benefício. Nilson Mascolo Filho, engenheiro, flautista, professor de flauta, luthier de flauta, fabricante de bocais artesanais para Flauta e autor do site Estudantes de flauta, um dos maiores sites do mundo sobre Flauta, trabalha junto à sua esposa Cinthia Mascolo, pedagoga, flautista, professora e Luthier de flauta. 

Clique aqui para maiores informações