Dicas para o Estudo na Flauta - O método de praticar 
por Theobald Boehm, o inventor da flauta
Texto adaptado e partitura por Nilson Mascolo Filho

Acima de tudo, deve-se esforçar, a cada momento ao começar a estudar sua flauta, para assegurar uma boa embocadura, da maneira descrita por mim em Desenvolvendo a Sonoridade, pois, sem uma sonoridade clara, nada pode ser bem e belamente tocado. A sonoridade é a voz sem a qual não se pode sequer começar a tocar flauta.

Quando a embocadura se tornou boa e certa, deve-se estudar as escalas e acordes em todas as tonalidades, pois estas são a base de todas as passagens musicais. Uma vez que você aprender a tocar as escalas com movimentos precisos dos dedos, será fácil e rápido aprender as escalas em todas as suas tonalidades. Você pode perceber facilmente suas habilidades em tocar as escalas com movimentos precisos dos dedos ao ouvir e prestar atenção em si mesmo.

Como já foi dito em ‘Exercícios para os dedos’, é uma perda de tempo repetir qualquer coisa que já possa ser tocada sem tropeçar. Aos iniciantes, os movimentos e passagens difíceis dos dedos devem ser evitados pois eles não perceberão seus erros em atropelamento dos dedos e impurezas da sonoridade.

Especialmente, é preciso treinar os dedos para um movimento perfeitamente suave com exercícios de trinado, de modo que nenhum sonoridade predomine; e que nenhum som do be-e-e-e-e-e-e da ovelha ou o chamado "bockstriller".

Para assegurar uma digitação suave e precisa, não deve haver nenhuma tensão perceptível nos músculos, seja na mão ou no braço. A tensão é uma cãibra que resulta em um gasto de força totalmente desnecessário. Se alguém forma a ideia de que algo não é difícil, então ficará muito mais fácil tocá-la. 

Muitos flautistas têm o mau hábito de levantar os dedos não apenas muito alto, mas também cada dedo em altura desiguais, e este mau hábito torna os movimentos desnecessariamente complicados. Como várias chaves são fechadas ao mesmo tempo, se um dedo estiver muito mais alto que o outro, é evidente que os dedos não poderão alcançar as chaves ao mesmo tempo.

O levantar dos dedos muito alto tem outra desvantagem, ao fechar rapidamente as chaves, será produzido um som desagradável de percussão e impacto das chaves. Ao contrário, se os dedos forem mantidos diretamente acima e próximo das chaves, o fechamento das chaves serão suave e quase inaudível.

Os dedos, portanto, devem ser mantidos em alturas iguais e próximos as chaves. Para garantir isso, e especialmente porque a maioria dos flautista não percebem o quão alto levantaram os dedos, eu aconselho a todos os meus alunos, ao praticarem a escala, a ficarem diante de um espelho. Eles estão então em posição de ver não apenas os movimentos dos dedos e toda a maneira de segurar a flauta, mas também em detectar muitos maus hábitos, como a distorção das características e movimentos desnecessários da cabeça, braços e corpo.

Se você não consegue expressar seus sentimentos através do estilo de sua sonoridade, então certamente não o fará movimentando sua cabeça ou seu corpo. Uma atitude calma e firme certamente apresenta uma aparência muito mais agradável ao ouvinte do que esforços visíveis ou movimentos afetivos sentimentais.

Como os maus hábitos são muito difíceis de superar, eles devem ser removidos logo no início. É muito míope economizar no começo com professores ruins por serem baratos. A longo prazo o melhor professor, mesmo que seja mais caro, sairá mais barato pois lhe ensinará o que é correto. É impossível que todos encontrem um bom professor e, em todas as escolas de flautas que eu conheço, os métodos de estilo são tratados de maneira muito superficial; portanto, acredito que minhas opiniões sobre esse assunto, fundamentadas em muitos anos de experiência como artista e professor, devem ser dadas e consideradas.

Fonte: Theobald Boehm, Seu Livro: Theobald Boehm, THE FLUTE AND FLUTE-PLAYING - IN ACOUSTICAL, TECHNICAL, AND ARTISTIC ASPECTS
Texto adaptado e partitura por Nilson Mascolo Filho




Luthieria, Loja e Escola de Flauta Transversal
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/conserto-ajuste-de-flauta
Nilson Mascolo e Cinthia Mascolo
Rua Abadiânia, 673 - 900 metro do Metro Guilhermina/Esperança
Vila Guilhermina - São Paulo, SP - CEP 03541-000
Falar com Nilson Mascolo Filho - nilsonmascolo@gmail.com 
Whatsapp: (11) 99366-0470 - Fone: (11) 99366-0470
Devido atividade de professor, peço que por favor, confirme antes o horário que virá pessoalmente.



Venda e Compra de Flauta

https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.