Exercícios para os dedos 
por Theobald Boehm, o inventor da flauta
Texto adaptado e partitura por Nilson Mascolo Filho

Uma vez que a produção certa da sonoridade de cada nota depende não só da embocadura, mas também de um movimento rápido e suave dos dedos, neste exercício para desenvolver maior habilidade motora, todos as notas devem serem executadas com ligaduras, pois ao tocar com articulações, separando as notas, fica mais difícil observar a perfeita sincronia dos dedos e das notas na execução da escala descendente e ascendente.

Uma parte da atenção é sempre perdida na leitura de notas, portanto, é muito importante tocar "de memória”, sem a partitura, o máximo possível, de modo que a formação da embocadura e da sonoridade possam ter a atenção exclusiva.

Para fazer isso, é claro, será difícil para o músico não treinado. O melhor método para imprimir na memória a seqüência correta das notas das escalas e acordes, é primeiro aprender de memória as notas de uma escala ou de um acorde em apenas uma única oitava; então logo aprenderá a tocar flauta em todas as tonalidades e por todos os compassos.

Além disso, cheguei à conclusão de minha própria prática, bem como de meus muitos anos de experiência como professora, que os alunos avançam mais rapidamente, que se dão ao trabalho de praticar pacientemente as complicadas mudanças dos dedos de uma única frase difícil até que ela possa ser tocada de forma suave e clara. Adquirimos assim, por assim dizer, a riqueza que pode ser depositada e que está sempre aumentando por acréscimos.

Quando uma frase curta é considerada difícil, é evidentemente um desperdício de tempo repetir toda a passagem que contém a "pedra de tropeço" na maior parte da qual já se adquiriu a facilidade; deve-se praticar algumas notas problemáticas até que a combinação de sons difíceis seja dominada.

Com um uso tão sensato e criterioso do tempo, levei muitos estudiosos de um ano a uma interpretação (execução) completamente correta de uma peça de música que outros com muito mais talento, mas sem paciência e perseverança, jamais adquiriram.

Para ajudá-lo a tocar de memoria, segue as armaduras em sustenidos e bemois, apresentadas do site Violão e Guitarra:


Escalas maiores com Sustenidos


Escalas maiores com bemois

Fonte: Theobald Boehm, Seu Livro: Theobald Boehm, THE FLUTE AND FLUTE-PLAYING - IN ACOUSTICAL, TECHNICAL, AND ARTISTIC ASPECTS
Texto adaptado e partitura por Nilson Mascolo Filho




Luthieria, Loja e Escola de Flauta Transversal
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/conserto-ajuste-de-flauta
Nilson Mascolo e Cinthia Mascolo
Rua Abadiânia, 673 - 900 metro do Metro Guilhermina/Esperança
Vila Guilhermina - São Paulo, SP - CEP 03541-000
Falar com Nilson Mascolo Filho - nilsonmascolo@gmail.com 
Whatsapp: (11) 99366-0470 - Fone: (11) 99366-0470
Devido atividade de professor, peço que por favor, confirme antes o horário que virá pessoalmente.



Venda e Compra de Flauta

https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.