Cuidados com o bocal de sua Flauta

por Flute Brannen Brothers Flutemakers

texto adpatado por Nilson Mascolo Filho


Certifique-se de que seu bocal se encaixa na sua flauta corretamente. Um ajuste muito frouxo,com folga, resultará em um som fraco, como se as sapatilhas estivesse vazando! Mantenha todo interior do bocal limpo. Sujeira acumulada pode danificá-los. O removedor de esmalte é muito bom para remover sujeira pegajosas, mas deve usá-lo em uma área bem ventilada em função do odor.

Por favor, tenha cuidado ao usar jóias, especialmente anéis. Qualquer contato de metal sobre metal deixará uma marca. Um arranhão ou entalhe muito próximo da gravação do fabricante ou no porta-lábio próximo ao furo do sopro, geralmente não é reparável. Um dente ou arranhão no orifício da embocadura, especialmente a borda de sopro, pode danificar o bocal além da possibilidade de restauração. Um pequeno corte na borda do orifício da embocadura pode fazer com que o bocal toque de maneira desfocada. Tenha cuidado ao usar qualquer coisa metálica ao manusear uma flauta. Jóias, fivelas de cinto, microfones, estante de partitura; até mesmo aparelhos ortodônticos podem estragar a cabeça.


Foto de um bocal Brannen

Verifique a posição da cortiça do bocal (stopper). A linha ao redor do final da haste de sua flauta deve medir 17,3 mm ou 0,681” da parte superior. Coloque a extremidade da haste no bocal com sua parte superior tocando a tampa (parede do stopper). Olhe para o orifício da embocadura e observe se a linha da haste está localizado no centro (conforme figura abaixo). Se não estiver ao centro, você precisa ajustar para que fique centralizado. Para ajustar a altura desta parede você deve rosquear a Coroa(Crown) ou empurra-la para dentro. Caso o marcador da haste esteja abaixo do centro do furo, rosqueia a Coroa(Crown) da flauta para que a parede superior suba e vá o marcador da haste para o centro. Caso o marcador da haste esteja acima do centro do furo, então desrosquei a Coroa um pouco e empurre para dentro da flauta e ajuste até que o marcador fique ao centro do furo do porta-lábio.Olhe pelos dois lados do bocal e certifiquesse que em ambas direção a marca da haste esteja bem centralizada. A retirada de uma cortição é sempre para baixo, para parte de encaixe do bocal com o corpo da flauta. Nunca force um conjunto de cortiça para a extremidade da coroa do tubo.


Tome cuidado com seu bocal. Eles não representam apenas um compromisso financeiro, mas um compromisso artístico. Um bocal bem cuidado e com diligência na manutenção, manterá sua flauta e seu bocal em boas condições por muito tempo.


Fonte: Flute Brannen Brothers Flutemakers - www.brannenflutes.com

Texto adpatado por Nilson Mascolo Filho



Artigos relacionados






Luthieria Mascolo de reparos em Flauta Transversal
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/conserto-ajuste-de-flauta
Nilson Mascolo e Cinthia Mascolo
Rua Abadiânia, 673 - 900 metro do Metro Guilhermina/Esperança
Vila Guilhermina - São Paulo, SP - CEP 03541-000
Falar com Nilson Mascolo Filho - nilsonmascolo@gmail.com 
Whatsapp: (11) 99366-0470 - Fone: (11) 99366-0470
Devido atividade de professor, peço que por favor, confirme antes o horário que virá pessoalmente.


Venda e Compra de Flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.