Cuidados com o bocal de sua Flauta

Texto adpatado por Nilson Mascolo Filho

Certifique-se de que o bocal se encaixe corretamente na sua flauta. Um ajuste muito frouxo, com folga, resultará em um som fraco, como se as sapatilhas estivessem vazando! Mantenha todo o interior do bocal limpo. A sujeira acumulada pode danificá-lo. O removedor de esmalte é muito bom para remover sujeiras pegajosas, mas deve ser usado em uma área bem ventilada devido ao odor.

Por favor, tenha cuidado ao usar joias, especialmente anéis. Qualquer contato de metal com metal deixará uma marca. Um arranhão ou entalhe muito próximo da gravação do fabricante ou próximo ao porta-lábio, perto do furo do sopro, geralmente não pode ser reparado. Um dente ou arranhão no orifício da embocadura, especialmente na borda de sopro, pode danificar o bocal além da possibilidade de restauração. Um pequeno corte na borda do orifício da embocadura pode fazer com que o bocal toque de maneira desfocada. Tenha cuidado ao usar qualquer objeto metálico ao manusear uma flauta. Joias, fivelas de cinto, microfones, estantes de partitura; até mesmo aparelhos ortodônticos podem danificar o bocal.

Foto de um bocal Brannen

Verifique a posição da cortiça do bocal (stopper). A linha ao redor do final da haste da sua flauta deve medir 17,3 mm ou 0,681” a partir da parte superior. Coloque a extremidade da haste no bocal com a sua parte superior tocando a tampa (parede do stopper). Observe o orifício da embocadura e verifique se a linha da haste está localizada no centro (conforme figura abaixo). Se não estiver centralizada, é necessário fazer um ajuste para que fique no centro. Para ajustar a altura dessa parede, você deve rosquear a Coroa (Crown) ou empurrá-la para dentro. Se o marcador da haste estiver abaixo do centro do furo, rosqueie a Coroa (Crown) da flauta para que a parede superior suba e o marcador da haste vá para o centro. Se o marcador da haste estiver acima do centro do furo, então desrosqueie um pouco a Coroa e empurre-a para dentro da flauta e ajuste até que o marcador fique no centro do furo do porta-lábio. Verifique pelos dois lados do bocal e certifique-se de que a marca da haste esteja bem centralizada em ambas as direções. Ao remover a rolha do bocal (stopper), sempre puxe para baixo, em direção à parte de encaixe do bocal com o corpo da flauta. Nunca force um conjunto de cortiça até a extremidade da coroa do tubo. 

Tome cuidado com seu bocal. Eles não representam apenas um compromisso financeiro, mas também um compromisso artístico. Um bocal bem cuidado e com diligência na manutenção manterá sua flauta e seu bocal em boas condições por muito tempo. 

Fonte/autoria: Flute Brannen Brothers Flutemakers - www.brannenflutes.com

Texto adaptado por Nilson Mascolo Filho


Conheça o bocal Mascolo artesanal(handmade) de prata maciça que produz um som aveludado, equilibrado em todas as oitavas, fácil de tocar, com muitas variedades de cores e grande flexibilidade, projeção e dinâmica. Oferecemos opções com banho de ouro e ouro maciço. Qualidade de super bocais mas com preço acessível.  Um bocal verdadeiramente artesanal, cada bocal é uma arte única e especial. Enter

Na direção de Nilson Mascolo Filho e Cinthia Mascolo, a Mascolo Flute Center oferece todo suporte necessário aos flautistas com serviços de reparação e consertos de flauta transversal, sapatilhamentos, fabricação artesanal e vendas de bocais, venda de flautas, videoaulas e métodos. Na Mascolo Flute Center você tem tudo que precisa com qualidade, segurança e melhor custo-benefício. Nilson Mascolo Filho, engenheiro, flautista, professor de flauta, luthier de flauta, fabricante de bocais artesanais para Flauta e autor do site Estudantes de flauta, um dos maiores sites do mundo sobre Flauta, trabalha junto à sua esposa Cinthia Mascolo, pedagoga, flautista, professora e Luthier de flauta. 

Clique aqui para maiores informações