Como o flautista deve se comportar na orquestra da igreja
por Nilson Mascolo Filho

Existem nas orquestras muitas situações de conflito, por parte de músicos que não sabem se comportar em uma orquestra de igreja. Músicos de baixo nível de conhecimento musical, que se consideram “profissionais” aliados com um ego elevado. Vou descrever algumas regras que servirão para diminuir estes conflitos dentro das orquestras cristãs.

1. Somente Glória a Deus. O fim principal do musico em uma orquestra de igreja é o louvor a Deus, e em função disso todo seu intento deve ser para esse fim, unicamente para glória de Deus. Um musico que tem plena consciência disto deve estudar seu instrumento diariamente para oferecer a Deus o melhor possível de si mesmo. Jamais intente aparecer acima da orquestra tocando propositalmente mais forte ou mesmo alongando uma nota a fim de ser ouvido.

2. Afine seu instrumento. É importantíssimo afinar seu instrumento. Você pode tocar “pouquinho”, mas não pode tocar desafinado. Tocar desafinado é a pior coisa que existe dentro de uma orquestra. Você não precisa ser um musico profissional para saber afinar seu instrumento, se instrua como fazer, ou mesmo busque auxilio de alguém que saiba afinar o instrumento de seu naipe. Hoje temos inúmeros aplicativos para celulares com afinadores digitais, aprenda a usá-los, são eficientes e fáceis de usar. Não seja arrogante em não assumir estar desafinado, você pode ter 100 anos de musico na orquestra, mas precisa afinar seu instrumento. Jamais toque desafinado!   (Sobre afinação da Flauta)

3. Seja paciente. Na orquestra da igreja infelizmente poucos são os profissionais e estudiosos, e muitos têm o mínimo de conhecimentos necessários para tocar seus instrumentos, por isso, seja paciente e solidário com seus irmãos e principalmente membros do seu naipe. Jamais despreze os que tocam menos que você. Na medida que ele seja humilde, o ajude em suas dificuldades ensinando no amor de Cristo o que necessitar.

4. Não seja um maestro.
Não tente impor aos seus músicos um ritmo, dinâmica ou interpretação se você não é o maestro da orquestra. Se você deseja sugerir algo, fale particularmente ao Maestro e se ele concordar, ele propõe a orquestra.

5. Respeite à hierarquia da orquestra. Na orquestra da igreja a hierarquia muitas vezes é pelo tempo de permanência na orquestra e não pela qualidade musical do musico. Tenha paciência e respeite isso.

6. Não falte nos ensaios.
É essencial que participe de todos os ensaios da orquestra de sua igreja. Orquestra de igreja é normalmente formada na maior parte por músicos amadores e poucos estudam durante a semana. Neste contexto o ensaio é extremamente importante para acertar problemas e dificuldades, para melhor desempenho da orquestra não falte nos ensaios.

7. Ore pela orquestra
. Como Cristão, temos a obrigação de orarmos pela nossa orquestra para que seja uma orquestra saudável e verdadeiramente para Glória de Deus. 



Artigos relacionados:


Método de Flauta Transversal para Cristãos 
Teoria e pratica passo a passo, desde início ao nível orquestral
Métodos baseado em estudos progressivos, com estudos técnicos, 
estudo de sonoridade, hinos, cânticos e musicais Cristãs.
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/metodo-de-flauta-transversal-para-cristaos
Aleluia! Louvai a Deus... louvai-o com flauta (Salmo 150.1 e 4). Conforme o Salmo 150, muitos cristãos desejam louvar a Deus com o som da flauta e esse Método de Flauta Transversal para Cristãos tem o objetivo de ensinar desde o início como tocar Flauta Transversal e também o aperfeiçoamento daqueles que já sabem tocar. Com esse método você poderá iniciar do zero e se tornar um excelente flautista para Glória de Deus e aos que já sabem tocar, também poderá se aperfeiçoar para se tornarem excelentes flautistas.  Muitos flautistas iniciam seus estudos de flauta com o objetivo de tocar em sua igreja, seja de forma solo ou na orquestra e esse método é destinado para esse público. O Método de Flauta Transversal para Cristãos é dividido em quatro partes, a primeira parte com introdução Teórica, a segunda parte com Lições progressivas, a terceira parte de Aperfeiçoamento com estudos de Sonoridade e Técnica; a quarte parte com Duetos, Trio, Quartetos e Quintetos de Hinos. Saiba mais aqui.
R$58,00 + R$ 6,00 de Frete
Para compra, maiores informações ou baixar em pdf 8 páginas de demonstração do método, Clique aqui.



Venda e Compra de Flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.