A música, a flauta e os Cristãos

<<<Voltar

por Nilson Mascolo

Muitos flautistas iniciam seus estudos de flauta com o objetivo de tocar na igreja, seja de forma solo ou na orquestra. Uma boa parte dos flautistas que ingressam nos conservatórios municipais e instituições sociais de música são cristãos. Tocar flauta como um ato de adoração a Deus é um dos desejos mais nobres. Na Bíblia Sagrada, encontramos referência a Jubal, "pai de todos os que tocam harpa e flauta" (Gênesis 4:21).

A música sempre fez parte do culto a Deus. O livro de Salmos é, na verdade, uma coletânea de músicas cantadas pelo povo de Deus no Antigo Testamento. O livro dos Salmos é o hinário mais antigo que existe.

O uso da música para louvor a Deus também está presente no Novo Testamento. Mateus registra o próprio Jesus, junto com seus discípulos, cantando um hino em sua última ceia: “E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras” (Mateus 26:30).

A música, que sempre esteve presente no Antigo Testamento, continuou a ser parte da igreja no Novo Testamento. Em Atos, encontramos uma passagem em que o Apóstolo Paulo e Silas oravam e cantavam hinos de louvor a Deus, e nessa ocasião Deus realizou uma grande obra de salvação (Leia Atos 16:26). Outra passagem muito conhecida está na carta de Paulo aos irmãos de Colossenses: “A Palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração” (Colossenses 3:16).

Nesse texto, Paulo instrui os irmãos a cantarem ao Senhor com cânticos espirituais, de coração cheio de graça, convertidos, adorando-O com profunda sinceridade e amor.

A obra redentora de Cristo inspirou uma efusão de hinos de louvor por parte do povo de Deus. Muitos dos textos do Novo Testamento parecem ser hinos da igreja primitiva (Efésios 5:14; Filipenses 2:6-11; Colossenses 1:15-20; 1 Timóteo 3:16). Como não cantar a obra maravilhosa de Cristo para nossa salvação e as grandezas de Deus? Ao longo da história, muitos compositores têm escrito belos hinos e concertos para glorificar a grandeza de Cristo Jesus. Encontramos inúmeros hinos com melodias e letras maravilhosas, assim como muitos concertos de Bach, Vivaldi, Mozart, Haydn e outros compositores clássicos, todos criados para a glória de Deus. J. S. Bach era um cristão fervoroso e compôs 75% de suas músicas para serem tocadas na igreja e para a glória de Deus. Assim como Bach e todos os grandes mestres da música que eram cristãos, estude seriamente, torne-se um grande músico e nunca esconda sua fé. A música para louvor e glória de Deus sempre fez parte da vida da igreja cristã em todas as eras e continuará fazendo parte do culto na eternidade com Deus. “Aleluia! Louvai a Deus... louvai-O com flauta” (Salmo 150:1 e 4).

Tocar flauta para a glória de Deus não se limita apenas ao tocar hinos ou cânticos. Qualquer música ou peça de concerto que você tocar, se fizer isso com maior esforço e dedicação, estará fazendo para a glória de Deus. O Apóstolo Paulo escreveu aos irmãos de Colossenses: “E tudo quanto fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3:17). E em outra passagem: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Os hinos cristãos desempenham um papel essencial na adoração Cristã, pois através deles expressamos nossa fé e aprofundamos nosso relacionamento com Deus. Eles também servem como uma forma de ensino, transmitindo de forma poética as verdades bíblicas de maneira memorável e sublime.

Como um flautista cristão pode tocar bem um hino? Primeiramente, é importante entender que os hinos fazem parte do repertório e, portanto, devemos vê-los como música, uma música para a glória de Deus. Não adianta ter boas intenções ao tocar um hino sem uma boa técnica, pois sem ela não conseguiremos ter uma postura correta, um som bonito, uma boa articulação e uma digitação perfeita. Por isso, se você deseja tocar bem, é recomendado que você faça este curso para desenvolver suas habilidades e tocar de forma virtuosa.

Os Métodos mais usados por Cristãos

O Método de iniciação em Flauta Transversal é um método interativo, você encontra nele instruções, comentários e videoaulas de cada uma de suas lições. Este método tem por objetivo ensinar desde o início como tocar Flauta Transversal, por isso o chamamos de Iniciação em Flauta Transversal, ele o levará, passo a passo, nota por nota, ao aprendizado deste maravilhoso Instrumento. Desenvolvemos cada lição de forma progressiva analisando as dificuldades intrínsecas do instrumento. Siga passo a passo, todas as instruções teóricas e os estudos diariamente, e assim terá um excelente aprendizado. O método foi desenvolvido para pessoas que nunca tiverem contato com instrumento e desejam, mesmo com dificuldade, serem bons flautistas. Esse método é melhor e mais completo para quem deseja ser uma grande flautista desde os primeiros passos. Método interativo: Cada lição deste método foi gravada em videoaulas e você poderá ter acesso com o código QR. O código QR o levará as gravações das videoaulas. Para o método em formato PDF basta clicar ou tocar em cima do código QR para que seja direcionado à gravação das videoaulas. Para o método impresso, baixe um aplicativo de leitor de código QR em seu Smartphone e com ele poderá tirar foto do código e será direcionado diretamente à gravação no site. Para maiores informações ou baixar, Clique aqui. 

https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/metodo-de-flauta-transversal-para-cristaos

Método de Flauta Transversal para Cristãos 

Aleluia! Louvai a Deus... louvai-o com flauta (Salmo 150.1 e 4). Conforme o Salmo 150, muitos cristãos desejam louvar a Deus com o som da flauta e esse Método de Flauta Transversal para Cristãos tem o objetivo de ensinar desde o início como tocar Flauta Transversal e também o aperfeiçoamento daqueles que já sabem tocar. Com esse método você poderá iniciar do zero e se tornar um excelente flautista para Glória de Deus e aos que já sabem tocar, também poderá se aperfeiçoar para se tornarem excelentes flautistas.  Muitos flautistas iniciam seus estudos de flauta com o objetivo de tocar em sua igreja, seja de forma solo ou na orquestra e esse método é destinado para esse público. O Método de Flauta Transversal para Cristãos é dividido em quatro partes, a primeira parte com introdução Teórica, a segunda parte com Lições progressivas, a terceira parte de Aperfeiçoamento com estudos de Sonoridade e Técnica; a quarte parte com Duetos, Trio, Quartetos e